Acre
Segunda edição do Cidadania Itinerante atendeu mais de mil pessoas
Programa vai ser levado a todos os bairros e zona rural de Brasiléia atendendo principalmente a população mais carente
WILIANDRO DERZE, assessoria PMB
A segunda edição do programa Cidadania Itinerante realizada nesse sábado, 6, mais uma vez foi um sucesso e bateu recorde de atendimentos. Ao todo foram mais de mil pessoas atendidas abrangendo a população dos bairros Leonardo Barbosa e Samauma. O evento realizou atendimentos na área de saúde, ação social, cuidado da beleza, além de oferecer atividades esportivas e de lazer para as crianças.
Na solenidade de abertura do Cidadania Itinerante várias autoridades da região e de Rio Branco estiveram presente para prestigiar a programação. O deputado estadual Chagas Romão, a vereadora Eliane Sinhasique, o secretário de estado Nilson Mourão e outras personalidades importantes estiveram presentes.
O programa realizado na Escola Elson Dias Dantas contou com atendimentos médicos, palestras odontológicas, vacinação e orientação de como lidar com o lixo. Na área de responsabilidade da Secretaria de Ação Social, os serviços de cadastro do bolsa família, assim como atendimento de referência do Cras, cuidado da beleza, atendimento Psicossocial entre outros também foram realizados.
Mais não foram somente esses serviços oferecidos a população. Uma variada apresentação cultural organizada pela Secretaria de Educação e Gerencia de Cultura animou o público. A apresentação de peças teatrais, apresentando comedias com os fantoches alegraram a todos que compareceram na segunda edição do Programa Cidadania Itinerante.
O sucesso do primeiro Cidadania Itinerante refletiu ainda mais em sua segunda edição. A Secretaria de Estado de Justiça e Direitos Humanos fez se presente com sua equipe atendendo a população com assuntos sobre os direitos humanos. O próprio secretário, Nilson Mourão fez questão de comparecer na abertura dos serviços destinados a população.
Outro atendimento essência que foi oferecido aos moradores dos dois bairros foi os serviços da Defensoria Pública que estava com os seus defensores atuando dentro do Programa realizado pela Prefeitura de Brasiléia.
As ações destinadas ao esporte e lazer também se destacaram com várias equipes que participaram do torneio de futsal na praça principal da cidade.
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
O prefeito Everaldo Gomes agradeceu a participação da Secretaria de Justiça e Direitos Humanos, assim como da Defensoria Pública e os serviços do Procon. “Nosso programa vem se destacando e por isso estamos recebendo os demais serviços de apoio. Sempre afirmei que estaríamos levando a prefeitura mais perto do cidadão com os serviços essenciais”, disse o prefeito.
Segundo o prefeito o programa vai se estender a todas as regiões do município no objetivo de levar cada vez mais perto os serviços a população. “Todos os moradores da zona urbana e rural podem ficar tranqüilos que nosso programa vai chegar para todos”, informou Everaldo Gomes.
Os números de atendimentos do Cidadania Itinerante
As ações dentro do Programa Cidadania Itinerante superou as expectativas e atendeu mais de mil pessoas dos bairros Leonardo Barbosa e Samauma. Nas áreas de saúde foram mais de 500 atendimentos com vacinações, entregas de hipocloritos, preservativos e materiais de orientação, além dos atendimentos médicos, de PCCU e palestras odontológicas.
Na área da Ação Social os serviços ultrapassaram os 400 atendimentos na área de orientação psicossocial, cadastramento no bolsa família, referência do Cras e outros serviços.
Os atendimentos destinados a educação também se destacaram, a biblioteca estava à disposição, apresentação de peças teatrais atraiu a todos, além de palestras educativas.
O cuidado da beleza recebeu várias pessoas, com corte de cabelos de homens, mulher e crianças, além dos serviços de manicure e pedicure.
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
Veja o que falaram algumas pessoas sobre o Cidadania Itinerante:
“Nosso prefeito está fazendo mesmo o que prometeu e estamos felizes por que os serviços estão chegando bem perto de todos nós que precisamos de um atendimento médico”, disse Marcelo Gomes, morador do Leonardo Barbosa.
“Aproveitamos o programa para se consultar, cortarmos o cabelo e ainda colocamos as crianças para tomar as vacinas que estavam faltando. Esse programa veio em uma hora muito boa. Estamos precisando desse tipo de serviço, que atenda a gente com qualidade e traga os serviços importantes. O prefeito está de parabéns pelos serviços oferecidos”, comentou a moradora do Samauma, Francisca Lima.
“O prefeito acertou em está realizando esse programa que leva dignidade com atendimentos de todas as áreas possíveis relacionadas ao município. Como vereador estou orgulhoso de apoiar o prefeito Everaldo que desde quando era vereador sempre se preocupou com os problemas da população, principalmente com o povo mais carente”, lembrou o vereador Joelson Pontes.
“Nossa população de Brasiléia finalmente está sendo assistida e contemplada pelo Poder Público. Agora os munícipes de Brasiléia podem ficar mais tranqüilos por que a administração do Everaldo se importa prioritariamente com o povo e por isso vem realizando esses atendimentos”, frisou o vereador Marquinhos Tibusio.
“Ficamos muito feliz em saber que o prefeito do nosso partido está se dedicando em levar os serviços a população de Brasiléia. Esse tipo de programa atende principalmente a população mais carente de nosso estado” disse o deputado Chagas Romão.
“A população precisa disso, de uma atenção básica e serviços que é de obrigação do município chegando mais perto. Parabenizo a gestão do Everaldo pelas ações que vem realizando no município. Everaldo se propôs a governar para o povo e isso ele está fazendo”, destacou a vereadora de Rio Branco Eliane Sinhasique.
Comentários
Acre
Tião Bocalom convoca coletiva para anunciar possível candidatura ao governo do Acre na próxima segunda-feira (19)
Prefeito de Rio Branco convocou imprensa para evento na Acisa; decisão pode gerar “fogo amigo” no PL e afetar aliança de Márcio Bittar com Gladson Cameli

Prefeito de Rio Branco se reúne com imprensa na segunda-feira (19); decisão deve impactar alianças e forçar escolha de Márcio Bittar entre partido e acordo com Cameli. Foto: captada
O prefeito de Rio Branco, Tião Bocalom (PL), anunciará oficialmente possível pré-candidatura ao governo do Acre na próxima segunda-feira (19), em entrevista coletiva marcada para as 9h no auditório da Associação Comercial, Industrial, de Serviço e Agrícola do Acre (Acisa). A decisão é aguardada com expectativa por aliados e opositores e deve reconfigurar o cenário político estadual.
Na última terça (13), Bocalom já havia adiantado em entrevista exclusiva à GAZETA que o anúncio ocorreria em breve. Agora, a confirmação oficial poderá criar um “fogo amigo” dentro do PL, já que o senador Márcio Bittar, em busca da reeleição, pretende manter aliança com o governador Gladson Cameli (PP), que apoia a vice-governadora Mailza Assis como candidata ao governo.
O movimento do prefeito também abre incógnitas sobre a viabilidade do apoio formal do partido a sua candidatura majoritária, em um ano em que a disputa estadual promete ser marcada por divisões dentro da própria base aliada ao governo atual.

A pré-candidatura de Bocalom (PL) ao governo do Acre coloca o senador Márcio Bittar (PL) em um dilema político: manter a aliança com o governador Gladson Cameli (PP). Foto: captada
A pré-candidatura do prefeito Tião Bocalom (PL) ao governo do Acre coloca o senador Márcio Bittar (PL) em um dilema político: manter a aliança com o governador Gladson Cameli (PP), que apoia a vice-governadora Mailza Assis para o Palácio Rio Branco e busca eleger-se ao Senado, ou seguir a orientação do partido e apoiar o chefe do Executivo municipal.
Nos bastidores, cogita-se que Bittar poderia, alternativamente, apoiar a candidatura de Alan Rick (Republicanos), que lidera as pesquisas de intenção de voto. Diante da indefinição, representantes do PL não devem comparecer à coletiva de Bocalom na segunda-feira (19).
Se confirmada a candidatura, Bocalom precisará deixar a prefeitura de Rio Branco, passando o cargo ao vice Alysson Bestene (PP), e reorganizar sua base para disputar o governo em um cenário já marcado por divisões dentro da atual aliança governista.

A decisão de Bocalom coloca o senador Márcio Bittar (PL) em uma encruzilhada: manter a aliança com o governador Gladson Cameli (PP), que apoia a vice-governadora Mailza Assis ao governo. Foto: captada
Comentários
Acre
Diretoria do Sinjac visita repórter cinematográfico Jailson Fernandes após alta médica
A diretoria do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Acre (Sinjac) realizou, na tarde desta quinta-feira, 15, uma visita ao repórter cinematográfico Jailson Fernandes, em sua residência, em Rio Branco. O encontro teve caráter solidário e marcou o retorno do profissional para casa após receber alta médica na última terça-feira, 13, quando deixou o Pronto-Socorro depois de um período de internação que mobilizou amigos, colegas de profissão e a sociedade.
O presidente do Sinjac, Luiz Cordeiro, destacou a importância do apoio coletivo no momento delicado enfrentado por Jailson. Segundo ele, a mobilização em torno do profissional demonstra a força da categoria e o espírito de união entre os trabalhadores da Comunicação. Cordeiro ressaltou ainda que o sindicato acompanha de perto situações como essa e reforçou o compromisso da entidade com a valorização e o bem-estar dos jornalistas e profissionais da área.
Visivelmente emocionado, Jailson Fernandes agradeceu o carinho recebido desde o início do problema de saúde. Logo após sair da unidade hospitalar, ele gravou um vídeo no qual fez questão de agradecer pelas orações, mensagens de apoio e, principalmente, pelas doações de sangue, que foram fundamentais para o sucesso do tratamento.
O repórter cinematográfico destacou que a corrente de solidariedade formada em seu favor acabou beneficiando também outros pacientes atendidos pelo sistema de saúde. “Esse gesto não foi só por mim, ajudou muita gente que também precisava”, enfatizou.
Comentários
Acre
Inmet emite alerta amarelo de chuvas intensas para todo o Acre nesta sexta
Previsão inclui até 50 mm de chuva e ventos de 60 km/h; estado pode ter alagamentos, quedas de árvores e interrupções de energia

O alerta, classificado como Perigo Potencial, começou a valer às 9h15 e segue até 23h59. De acordo com o Inmet, são esperadas chuvas entre 20 e 30 milímetros por hora. Foto: captada
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta amarelo de chuvas intensas para todo o Acre nesta sexta-feira (16). O aviso, válido das 9h15 até 23h59, prevê precipitações entre 20 e 30 mm por hora, podendo acumular 50 mm ao longo do dia, além de ventos de 40 a 60 km/h.
Embora classificado como perigo potencial de baixo a moderado, o órgão alerta para risco de alagamentos pontuais, queda de galhos, descargas elétricas e interrupção no fornecimento de energia, especialmente em áreas mais vulneráveis.
O Inmet orienta que a população evite se abrigar debaixo de árvores, não estacione veículos próximos a torres ou placas de propaganda e evite usar aparelhos eletrônicos ligados à tomada durante as tempestades. Em caso de emergência, o contato deve ser feito com a Defesa Civil (193) ou Corpo de Bombeiros.























Você precisa fazer login para comentar.