Acre
Secretários de Brasiléia participam de agenda com a Caixa
Diretores da Caixa informam aos secretariados sobre convênios e outras parcerias com o município
WILIANDRO DERZE, assessoria de Imprensa da PMB
Os Secretários de Finanças e Administração, juntamente com o procurador Jurídico do município de Brasiléia cumpriram agenda em Rio Branco nessa última semana. A principal reunião foi conversar com a direção da Caixa Econômica Federal sobre os convênios já firmados e as parcerias que poderão ser acertadas com o município a partir da nova gestão.
Participaram da reunião representando a prefeitura de Brasiléia o Secretário de Administração, Assis Lopes; Secretário de Finanças, Jacks Aroldo e o Procurador Jurídico do município, José Revollo Junior.
Para o Secretário de Finanças o momento é de saber quais os convênios que estão em execução e quais as demais parcerias em obras e outras ações que estão sendo trabalhadas em conjunto com a Caixa. “Precisamos fazer o levantamento de todas as atividades que a Caixa vem desenvolvendo com a prefeitura de Brasiléia. Pegamos a prefeitura com todo o seu Banco de Dados deletado, sem qualquer informação e temos a obrigação de fazermos esses levantamentos para nos atualizarmos”, explicou Aroldo.
De acordo com o secretário de administração da prefeitura a Caixa está querendo obter uma parceria com a prefeitura, no intuito de levar a folha de pagamento do município. “Estamos analisando e junto com o prefeito, vamos definir como será concluída essa parceria”, destacou Assis Lopes.
No decorrer da conversa com a direção da Caixa os secretários e o procurador Jurídico foram informados de que havia alguns convênios em andamento e outros a serem prestados contas. Os referidos convênios são para obras de infra-estrutura e ações em outros setores do município. “Vamos procurar fazer todo esse levantamento, para tomarmos conhecimento de quais as nossas necessidades de atualização jurídica nesse momento. O diálogo com os diretores da Caixa mostra a atenção que é dada aos gestores, isso é de extrema importância para o andamento das ações em nosso município”, comentou o Procurador Jurídico, Revollo Junior.
Os secretários também puderam ouvir dos diretores da Caixa que trabalham com o Programa de Habitação Rural as vantagens que os moradores poderão ter, aderindo ao Programa da Caixa com o subsidio do município. “Precisamos nos aprofundar de quais programas oferecidos pelo Governo Federal, por meio da Caixa podemos levar para nosso município. E estaremos sempre atentos as novidades que o Banco vem trazendo para o desenvolvimento das cidades brasileiras”, destacou Aroldo.
Comentários
Acre
PGE publica diretrizes para concessão de auxílio financeiro a procuradores e servidores

Foto: Procuradoria-Geral do Estado do Acre
A Procuradoria-Geral do Estado do Acre (PGE) publicou, nesta sexta-feira, 5, duas portarias que estabelecem as diretrizes para concessão de bolsas de auxílio financeiro e ressarcimento destinados à participação de procuradores e servidores em eventos de capacitação no exercício de 2026. As medidas constam nas portarias PGE nº 816/2025 e PGE nº 817/2025, ambas assinadas pela procuradora-geral do Estado, Janete Melo d’Albuquerque Lima de Melo.
Bolsa para Procuradores – Portaria PGE nº 816/2025
A Portaria nº 816 estabelece o valor máximo do auxílio financeiro para participação dos procuradores no 52º Congresso Nacional dos Procuradores dos Estados e do Distrito Federal, que será realizado de 9 a 12 de novembro de 2026, em Curitiba (PR), promovido pela ANAPE. O valor fixado é de R$ 10 mil, destinado a custear inscrição, transporte, hospedagem e alimentação, conforme prevê a Resolução PRES/CPGE nº 10/2010.
Segundo o documento, todos os procedimentos referentes à seleção e concessão do auxílio serão regulamentados pelo Centro de Estudos Jurídicos da PGE, seguindo os critérios previstos na normativa interna da instituição. O pagamento será feito pelo Fundo Orçamentário Especial da Procuradoria, conforme legislação vigente.
Bolsa para Servidores – Portaria PGE nº 817/2025
A Portaria nº 817 define as regras para concessão de auxílio financeiro voltado aos servidores do quadro de apoio da PGE que participarem de cursos, seminários e eventos de qualificação profissional ao longo de 2026. O valor máximo para essas bolsas será de R$ 2.500 por servidor, cobrindo inscrição, deslocamento, hospedagem e alimentação.
A concessão obedecerá critérios de proporcionalidade conforme o número de servidores em cada órgão interno:
órgãos com até 5 servidores: 1 bolsa disponível;
órgãos com 6 a 10 servidores: 2 bolsas;
órgãos com mais de 10 servidores: 3 bolsas.
Os eventos deverão ter relação direta com as atribuições exercidas pelos servidores em suas unidades de lotação. A seleção será preferencialmente feita por edital, considerando a disponibilidade financeira do Fundo Orçamentário Especial e o número de interessados.
Planejamento e transparência
As duas portarias se baseiam no Programa Anual de Capacitação 2026 da PGE, já aprovado e previsto no Plano Plurianual 2024–2027, além da proposta orçamentária do Estado para o próximo ano. Os documentos destacam ainda a política de valorização profissional e a necessidade de promover gestão por competências e capacitação contínua.

Comentários
Acre
Acre tem sexta-feira de tempo instável e risco de chuvas fortes em todas as regiões do estado
Previsão indica clima abafado, alta umidade e precipitações pontuais, algumas intensas, de leste a oeste do Acre; temperaturas variam entre 22°C e 32°C.

Foto: Sérgio Vale



Você precisa fazer login para comentar.