Acre
Secretário de Segurança Pública visita novo Comandante da polícia de Pando
Na manhã desta terça-feira, o secretário de Estado de Segurança Pública, Reni Graebner, o diretor-operacional, Alberto Paixão, o coordenador Técnico do CIOSP, Major Almir e secretário da Câmera Temática de Fronteiras da Estratégia Nacional de Segurança Pública nas Fronteiras (ENAFRON), juntamente com o comandante do Comando de Policiamento Operacional (CPOIII) coronel Victor, efetuaram a visita ao novo comandante da Policia Boliviana de Pando, coronel Ampuero Bazualdo, que tem sede em Cobija.
Além de lhe fazer os cumprimentos protocolares pela assunção do Comandante daquela policia, o mesmo foi convidado para participar da reunião da Câmara Temática de Fronteira em Brasiléia – AC, as 10:30hs do mesmo dia, ocasião em que seria apresentado os resultados da operação integrada e simultânea da ENAFRON, realizadas nos dias 13 e 14 de dezembro de 2012 nas fronteiras do Estado do Acre.
A pedido do Secretário Reni, em sintonia com a Secretaria de Estado Nacional de Segurança Pública – SENASP, a policia boliviana também realizou operações em seu território, em suas áreas de fronteiras com o Brasil, com o mesmo objetivo de prevenir os crimes fronteiriços.
Integração Brasil e Bolívia
O relatório com os resultados das operações no Brasil, foram entregues ao Comando da Policia Boliviana, este também entregou ao Secretario de Estado de Segurança Pública, o relatório das operações ocorridas na Bolívia, os quais seriam analisados e apreciados em conjunto por ocasião da reunião da Câmara Temática de Fronteira, o que efetivamente aconteceu algumas horas depois no município de Brasiléia – Ac.
O Comandante da Policia Boliviana o Cel. Ampuero Bazualdo, agradeceu a visita das autoridades brasileiras e afirmou que dará continuidade das ações que entregarão entre a Policia Boliviana e Brasileira conforme foi firmado o Convênio de mútua ajuda de 28 de abril de 2011, entre a Secretaria de Estado de Segurança Pública – SESP e o Comando Departamental da Policia de Pando.
Também afirmou que “ como crime organizado não tem fronteira nem limites territoriais, as policias dos dois países precisam se modernizar e agilizar trocas de informações, respeitando autonomia de cada País afim de que, o combate a criminalidade seja mais eficiente”.
Ao final demonstrou que pretendia fazer a visita as instituições de Rio Branco, ao Corpo de Bombeiros e ao Sistema Penitenciário, para buscar informações em sua respectivas áreas.
Comentários
Acre
Dois jovens ficam feridos em grave acidente de moto na AC-475, entre Acrelândia e Plácido de Castro

Dois jovens ficaram feridos na tarde desta quinta-feira (4) após um grave acidente de motocicleta registrado na Rodovia AC-475, no trecho que liga os municípios de Acrelândia e Plácido de Castro. O condutor da moto, João Gustavo Muniz, de 19 anos, perdeu o controle do veículo ao passar por uma curva. A motocicleta saiu da pista, arrancou uma estaca e arremessou os dois ocupantes a cerca de oito metros, lançando-os em uma área de pasto.
A dupla trafegava em uma Honda Fan 160, de cor prata. Com o impacto, João Gustavo sofreu fraturas no fêmur, na tíbia e na fíbula da perna esquerda, além de fratura exposta em um dos dedos da mão esquerda. Mesmo com a gravidade das lesões, seu quadro é considerado estável.
O garupa, Antônio Taguá da Silva Monteiro, de 18 anos, também teve ferimentos significativos. Ele apresentou fratura na clavícula esquerda, ferimento com exposição óssea em um dedo do pé esquerdo e um corte profundo na mão direita. Assim como o condutor, permanece em estado estável.
O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) enviou uma ambulância de suporte básico de Plácido de Castro para o resgate. Após os primeiros atendimentos, as vítimas foram levadas à Unidade Mista de Saúde do município e, devido à gravidade dos ferimentos, transferidas ainda na noite desta quinta-feira para o Pronto-Socorro de Rio Branco em uma ambulância municipal.

A Polícia Militar esteve no local e deve apurar as circunstâncias que resultaram no acidente.
Comentários
Acre
Atualização: Idosa de 90 anos é encontrada desorientada em via pública é resgatada pelo filho

Uma idosa identificada como Antônia Moraes da Silva, de 90 anos, foi encontrada desorientada na noite desta quinta-feira (4) na Rua Fátima Maia, próximo à UniNorte, no bairro Jardim de Alah, em Rio Branco.
Populares perceberam que ela não conseguia informar seu endereço nem fornecer contatos de familiares, e acionaram o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). A equipe realizou os primeiros atendimentos no local e conduziu a idosa ao Pronto-Socorro da capital.
Até o momento, Antônia não foi reconhecida por nenhum parente. As equipes de saúde pedem que, caso alguém a conheça ou possua informações sobre seus familiares, procure o Pronto-Socorro para auxiliar na identificação e no contato com a família.
A direção da unidade reforça a importância da colaboração da comunidade para que a idosa possa retornar em segurança ao convívio familiar.
Atualizacão
Momentos após a publicação desta nota e de outros meios de comunicação, o filho devidamente identificado, soube e se deslocou até o pronto-socorro para buscar sua genitora. O caso devidamente esclarecido, resultou no resgate da idosa para sua residência.
Comentários
Acre
Câmara de Epitaciolândia convoca gerente do Banco do Brasil para explicar falta de dinheiro em caixas e falhas no atendimento
Problema se agrava nos finais de semana e limita saques de moradores e turistas; agência do Banco do Brasil na cidade será convidada a dar explicações na Câmara Municipal

Vereador Rosimar do Rubicon denuncia que problema se agrava nos finais de semana e prejudica moradores e turistas na região de fronteira com a Bolívia. Foto: captada
A constante falta de dinheiro nos caixas eletrônicos da única agências bancária do Banco do Brasil de Epitaciolândia, cidade acreana na fronteira com a Bolívia, foi tema de discussão na Câmara Municipal na sessão da última segunda-feira (1). O vereador Rosimar do Rubicon (Republicanos) foi o autor da reclamação em plenário, relatando que o problema se intensifica nos finais de semana e afeta moradores e turistas.
Segundo o parlamentar, ao buscar explicações com a única agência bancária do município, foi informado de que os bancos têm um limite de valores para abastecimento dos terminais. A situação piora quando o quinto dia útil do mês cai em uma sexta-feira – período em que saques costumam aumentar –, resultando na alta probabilidade de os caixas ficarem sem cédulas durante o sábado e o domingo.
— É um absurdo o cidadão não poder sacar um dinheiro que é dele, conquistado com o suor do seu trabalho durante um mês inteiro — protestou vereador Rosimar do Rubicon.
O problema ganha dimensão adicional por Epitaciolândia ser uma cidade fronteiriça, vizinha a Cobija, na Bolívia – um polo turístico e de compras da zona franca (Zonfra) que atrai visitantes. A falta de dinheiro nos caixas impacta tanto a população local quanto o fluxo de turistas que circulam pela região.

A Câmara Municipal de Epitaciolândia recebeu o gerente da agência local do Banco do Brasil, André, para prestar esclarecimentos públicos em relação a constante falta de cédulas nos caixas Foto: captada
Diante da repercussão, insatisfação generalizada com a falta de dinheiro nos caixas eletrônicos e outros problemas nos serviços bancários, a Câmara Municipal de Epitaciolândia convocou o gerente da agência local do Banco do Brasil, André, para prestar esclarecimentos públicos. O gerente foi questionado sobre três questões principais: a constante falta de cédulas nos caixas, os transtornos causados pela reformas na agência e as intermitências no serviço de internet que comprometem o atendimento. O objetivo foi pressionar por uma solução que garanta o abastecimento regular, especialmente em períodos de maior demanda.




Você precisa fazer login para comentar.