Acre
Secretário de obras desmente vereadores petistas sobre ramais em Brasiléia
Vereadores disseram que ramais estão sendo feito pelo Governo do Estado e Incra, mas não apresentaram documentos provando as afirmações e foram chamados de mentirosos pelo secretário de Obras, Clécio Gadelha
WILIANDRO DERZE
O desespero dos perdidos, essa pode ser a explicação do abalo psicológico de alguns vereadores petistas em Brasiléia que insistem em proferir mentiras. A vereadora Erizete Moraes (PT) voltou a mentir para a população, quando afirmou que os quase 300 km de ramais que foram melhorados pela atual gestão da prefeitura, foram feitos com recurso do Governo do Estado e Instituto de Colonização e Reforma Agrária – INCRA. A mentira parece ter atacado como uma epidemia, tendo em vista que o seu colega de bancada, vereador Rosildo Freitas (PT) também declarou que foram deixados recursos para realização de melhoramento de ramais para a atual gestão.
Na verdade os vereadores petistas se equivocam e mostram ser totalmente desenformados. O que pode ser um abalo mental que expressam nas afirmações contraditórias que insistem em proferir. Mesmo sabendo que os Ramais do Povo estão sendo executados pelo município e a contra partida do Estado, ainda não aconteceu até o momento.
De acordo com o secretário Municipal de Obras de Brasiléia, Clécio Gadelha a atual gestão está fazendo os melhoramentos de ramais dentro de um cronograma criado pela atual gestão e com recursos próprios, mas existe uma contra partida do Incra em 89 km que não foi feito pela gestão anterior no período de 2011/2012. O que foi repassado até o momento pelo Incra, somente 10 mil litros de combustível de um total de 56 mil litros estabelecido no acordo de repasse.
“Na verdade os vereadores estão faltando com a verdade. A nossa gestão está chegando próximo dos 300 km de ramais sendo beneficiados com as melhorias propostas pelas comunidades. Os Bueiros, pontes em alguns lugares emergenciais nesse primeiro momento, e solução para os principais pontos críticos estão recebendo a aprovação da população rural. Temos trabalhado muito e o Governo do Estado poderia está ajudando, mas até o momento não contribuiu com um centavo nesses ramais em que já fizemos o melhoramento”, disse Clécio.
Segundo o secretário existe uma vontade dos dois vereadores de oposição de fazer a mentira virar verdade. Quando se pronunciam dizendo estas asneiras de que o governo está fazendo os ramais. Eles tentam diminuir e deixar na cabeça da população que a administração do prefeito Everaldo Gomes não trabalha. “A população sabe que o prefeito é trabalhador, esforçado e que visita as comunidades e não bate no ombro das pessoas. O prefeito cumprimenta, olha no olho e diz se pode ou não fazer os serviços reivindicados. Uma atitude que os vereadores petistas ficam incomodados, tendo em vista que nas gestões passadas nunca tinha sido feito um trabalho de melhoramento de ramais dessa forma”, destacou Clécio.
Apresentando uma planilha com os ramais feitos em parceria com o Incra que contribuiu até o momento com somente 10 mil litros de combustível. O secretário mostra os ramais que foram beneficiados e os que até o final do mês terão o beneficio de melhoramento.
Executados em parceria com o Incra Convênio de 2011/2012:
Ramal do Jacú 15 km com execução de 5 km até o momento
Ramal do Montividel 8 km executados
Ramal Fortaleza 10 km executados
Ramal Porto Carlos 12 km executados
Ramal do km 55 Lado Direito 10 km executados
Ramal do KM 60 Lado Direito 5 km não executado
Ramal do KM 63 Lado Direito 5 km não executado
Ramal do Zé Careca 4km executado
Ramal Chico Martins 10 km executado
Total de 59 km executados
Os ramais que não tiveram suas execuções concluídas estão esperando a contrapartida do Incra para o termino dos serviços, explicou o secretário de Obras.
Clécio Gadelha apresentou também os ramais que foral realizados os serviços de melhoramento somente com recursos próprios do município e sem qualquer tipo de contrapartida.
Recursos Próprios:
Ramal do Jarinal
Ramal do Esperança
Ramal Caipira
Ramal da Alegria do Carmo
Ramal do 26 lado direito
Ramal do 47
Ramal São Cristovam
Ramal do Haristeu – Porto Carlos: 10 km
Ramal do Cachoeira
Ramal da Nazaré
O secretário informou ainda, que todos os ramais citados com recursos próprios do município estão sendo feito as medições para apresentação oficial dos quilômetros já recuperados pela prefeitura de Brasiléia nos sete meses de gestão.
Comentários
Acre
Assembleia Legislativa do Acre recebe prêmio nacional por excelência na transparência públi
A gestão da mesa diretora da Assembleia Legislativa do Acre tem motivos de sobra para comemorar o trabalho realizado ao longo de 2025

A ALEAC foi premiada com o selo ouro de transparência pública em gestão pelo Programa Nacional de Transparência Publica( PNTP), durante o IV Congresso Internacional dos Tribunais de Contas (CITC), realizado em Florianópolis, SC.
A premiação aconteceu na tarde da última 5• feira. A ALEAC alcançou 93,02% de transparência, ficando entre os 1.082 órgãos públicos que alcançaram a mesma premiação, dentre mais de 10 mil portais de órgãos publicos avaliados.

Presente ao evento, representado a mesa diretora, o deputado Luiz Gonzaga, primeiro secretário da Casa, externou toda alegria por ver o trabalho coordenado pelo presidente Nicolau Júnior, sendo reconhecido nacionalmente.
“Ver a ALEAC reconhecida entre as instituições com os mais altos níveis de transparência, reforça o trabalho sério que estamos construindo sob a presidência do deputado Nicolau Júnior, que tem conduzido a casa com responsabilidade, diálogo e compromisso”, disse Gonzaga após a premiação.
O trabalho de análise dos portais envolveu mais de 10 mil pessoas, entre eles mais de 500 técnicos dos 33 Tribunais de Contas do País. Neste período, foi percebido que 49% dos portais foram aprimorados desde a última edição, em 2024.

De Bento Gonçalves, no Rio Grande do Sul, onde participa da 28• Conferência da UNALE, o presidente Nicolau Júnior compartilhou com os demais deputados do Acre o feito alcançado e disse que o reconhecimento público atestado pelo Programa Nacional de Transparência Pública( PNTP), ratifica um trabalho de austeridade, cortes de gastos e seriedade no trato com a coisa pública.
“Compartilho esse reconhecimento nacional que alcançamos com todos os parlamentares e servidores da nossa casa. Estou particularmente feliz e diria que até realizado por estarmos sendo aprovados pelos órgãos de controle. Vamos continuar trabalho, todos unidos, para que o legislativo acreano continue avançando, sendo exemplo para outras casas de leis no país”, disse.

A entrega da certificação foi feita pelo presidente da Atricon, Edilson Silva; pelo presidente do Instituto Rui Barbosa (IRB), Edilberto Pontes; pelo presidente do Tribunal de Contas de Santa Catarina, Herneus De Nadal; pelo presidente do Conselho Nacional dos Presidentes dos Tribunais de Contas (CNPTC), Luiz Antônio Guaraná; e pelo coordenador-geral do PNTP, Antônio Joaquim.

Sobre o PNTP
O Programa Nacional de Transparência Pública (PNTP), liderado pela Atricon, é uma iniciativa voltada para promover e avaliar a transparência das informações públicas em Estados e municípios brasileiros. Ele se baseia em mais de 130 critérios de avaliação, que ajudam a medir o grau de transparência das entidades públicas, permitindo comparações e gerando indicadores de melhoria.
O Radar da Transparência Pública é uma ferramenta eletrônica que divulga os índices de transparência ativa de órgãos públicos de todo o País, apurados no levantamento realizado no PNTP desde 2022, executado pelos Tribunais de Contas, com o apoio dos controladores internos.
Além disso, ele evidencia o resultado da análise realizada nos órgãos públicos dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, no âmbito federal, estadual e municipal.

Comentários
Acre
Brasil cai no Grupo C da Copa do Mundo de 2026 com Marrocos, Haiti e Escócia
Seleção brasileira estreia contra os marroquinos em 13 de junho; dois primeiros de cada grupo avançam, e oito melhores terceiros colocados também seguem na competição

Passando da primeira fase, a seleção terá como rival um integrante do Grupo F, que tem Holanda, Japão, Tunísia e o vencedor da repescagem B da Europa (Ucrânia, Suécia, Polônia, Albânia ou Suécia). Foto: captada
A seleção brasileira conheceu seus adversários na Copa do Mundo de 2026 no sorteio realizado pela Fifa nesta sexta-feira (5), em Washington, nos Estados Unidos. O Brasil foi inserido no Grupo C, onde enfrentará Marrocos, Haiti e Escócia na primeira fase.
A estreia da equipe canarinho será contra Marrocos no dia 13 de junho, um sábado. Na sequência, o time brasileiro joga contra o Haiti em 19 de junho, uma sexta-feira, e encerra a fase de grupos diante da Escócia em 24 de junho, uma quarta-feira.
A edição de 2026, que será realizada nos Estados Unidos, México e Canadá, contará com 48 seleções, divididas em 12 grupos de quatro times. Os dois primeiros colocados de cada grupo avançam automaticamente para as oitavas de final. Além deles, os oito melhores terceiros colocados também seguem na competição, totalizando 32 equipes na fase mata-mata.
A defininação dos grupos marca o início da contagem regressiva para o torneio, que promete ser o maior e mais longo da história das Copas.
Rumo ao hexa
Passando da primeira fase, a seleção terá como rival um integrante do Grupo F, que tem Holanda, Japão, Tunísia e o vencedor da repescagem B da Europa (Ucrânia, Suécia, Polônia, Albânia ou Suécia). Em caso de classificação como primeiro do grupo, o Brasil enfrentará o segundo colocado do Grupo F em Houston, nos EUA. Se terminar em segundo, vai encarar o líder, em Monterrey, no México. Nos dois casos, o jogo está marcado para o dia 29 de junho, uma segunda-feira.
Nas oitavas, o adversário será o segundo colocado do Grupo E (Alemanha, Curacao, Costa do Marfim e Equador) ou o segundo colocado do Grupo I (França, Senegal, Noruega e o vencedor repescagem intercontinental 2).
Nas quartas, o rival será o primeiro do Grupo A (México, África do Sul, Coreia do Sul e vencedor repescagem D) ou o líder do Grupo L (Inglaterra, Gana, Croácia e Panamá).
Na semifinal, Argentina, Canadá e Portugal despontam como favoritos a ser oponente da seleção brasileira, caso o time comandado por Carlo Ancelotti chegue até lá, visto que é possível que tenha pelo caminho algum integrante dos Grupo B, J ou K.
A final pode opor qualquer seleção posicionada do outro lado da chave, onde estão Alemanha, Espanha e França, por exemplo.
Há 495 combinações para as seleções que avançarem nessa condição. A Fifa definirá os horários e locais das partidas da Copa do Mundo no sábado. A Copa do Mundo tem início em 11 de junho, com o México em campo no lendário Estádio Azteca. O torneio tem o término previsto para 19 de julho, data da final, agendada para o MetLife Stadium
Saiba como ficaram os grupos da Copa
Grupo A: México, África do Sul, Coreia do Sul e Uefa D*
Grupo B: Canadá, Uefa A*, Catar e Suíça
Grupo C: Brasil, Marrocos, Haiti e Escócia
Grupo D: EUA, Paraguai, Austrália e Uefa C*
Grupo E: Alemanha, Curaçao, Costa do Marfim e Equador
Grupo F: Holanda, Japão, Uefa B* e Tunísia
Grupo G: Bélgica, Egito, Irã e Nova Zelândia
Grupo H: Espanha, Cabo Verde, Arábia Saudita e Uruguai
Grupo I: França, Senegal, Fifa 2* e Noruega
Grupo J: Argentina, Argélia, Áustria e Jordânia
Grupo K: Portugal, Fifa 1*, Uzbequistão e Colômbia
Grupo L: Inglaterra, Croácia, Gana e Panamá
Comentários
Acre
Prefeitura de Assis Brasil promove confraternização para celebrar mais um ano do SCFV com a terceira idade

A Prefeitura de Assis Brasil, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, realizou nesta quinta-feira(04), uma grande celebração em alusão a mais um ano de atividades do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) com o grupo da terceira idade. O encontro festivo reuniu idosos participantes do programa, marcando um momento de alegria, interação e reconhecimento pela trajetória construída ao longo do ano.
A comemoração contou com um almoço especial preparado para os participantes, reforçando o cuidado e o carinho dedicados ao público da melhor idade. Além da confraternização, o evento foi animado com música ao vivo, criando um ambiente leve e descontraído para todos os presentes.

Dinâmicas e momentos de integração proporcionaram ainda mais interação entre os idosos, reforçando o objetivo principal do SCFV: fortalecer vínculos comunitários, promover bem-estar e incentivar a socialização. Ao final da programação, foram distribuídos prêmios, levando ainda mais entusiasmo e sorrisos ao grupo.
O encontro reflete o cuidado da Prefeitura de Assis Brasil com políticas públicas que promovem inclusão, acolhimento e respeito, celebrando com carinho mais um capítulo dessa caminhada conjunta.



























Você precisa fazer login para comentar.