Conecte-se conosco

Acre

Secretaria Municipal de Saúde lança Plano emergencial de combate a dengue em Epitaciolândia

Publicado

em

Foto: Wesley Cardoso/assessoria

Foto: Ana Freitas/assessoria

O Secretário Municipal de Saúde James Andrade da Silva atendendo ordem do Prefeito André Hassem convocou uma reunião nesta quinta feira dia 07 para fazer oficialmente o lançamento do Plano Emergencial de combate a Dengue no Município de Epitaciolândia, o motivo da elaboração desse plano foi o aumento do índice de ocorrência de infestação do mosquito vetor da doença.

Participaram da reunião além do Secretário e profissionais do setor de endemias, representantes do Corpo de Bombeiros, Exercito Brasileiro, Vereadores, Ministério Público, Secretários e Imprensa local, o intuito é atacar de todas as formas e intensificar os serviços de informações para que a população possa se sensibilizar e continuar com as parcerias com a secretaria de saúde informou James.

Foto: Weslwy Cardoso/Assessoria

Foto: Ana freitas/Assessoria

Segundo o Secretário já vem sendo feito um serviço em parceria com as Secretaria de Obras e Meio ambiente na remoção de entulhos e coleta de lixo para evitar possíveis criadouros do mosquito em locais com acúmulo de água, “Além disso, estamos fazendo o serviço de borrifação em todas as residências, estamos entrado nos quintais afim de aplicar inseticida adequada para combater o  Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue”.

O secretário salientou ainda que  está previsto uma grande campanha nos próximos dias envolvendo todos os setores e a comunidade em geral,  culminando com o dia “D” no próximo dia 22 de fevereiro, vamos fazer palestras dentro das escolas, pois com o início do ano letivo ganharemos fortes aliados que são nosso alunos, pois combater a dengue é um dever de todos, enfatizou o secretário.

Só para que você entenda:

Fonte: SEMUSA/EPA

O município de Epitaciolândia foi classificado pelo Ministério da Saúde entre os oito municípios do Acre como risco de epidemia de Dengue.

Dessa forma, a Secretaria Municipal de Saúde, elabora um Plano de Ação de Combate à Dengue, objetivando o bloqueio nas áreas de riscos bem como a realização de exames nas unidades básicas de saúde, favorecendo o diagnóstico rápido.

Estão envolvidos neste Plano de Ação, todos os setores, programas da SEMUSA, bem como outros órgãos da administração pública municipal e estadual, que são parceiros no combate à Dengue.

Plano de combate a dengue em 07 de fevereiro de 2013 - Foto: Ana Freitas

Plano de combate a dengue – Foto: Ana Freitas

SITUAÇÃO EPIDEMIOLÓGICA

No período de janeiro a dezembro de 2012, á Coordenação de Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde de Epitaciolândia registrou nas Unidades Básicas de Saúde 17 notificações de caso suspeita de dengue.

Vale ressaltar que a maioria dos pacientes busca atendimento direto no Hospital Raimundo Chaar, situado em Brasiléia, o qual notificou 254 casos, em quando que as notificações nas UBS foram 271 casos.

Tabela 1 – Casos de Dengue notificados e confirmados em Epitaciolândia.

ANO Notificados Confirmados Redução
2009 597 121
2010 290 67 67.4%
2011 93 08 75,8%
2012 271 08 + 74,4%

 Fonte SINAN-NET

Conforme a descrição da tabela acima, podemos observa, que houve uma redução dos casos notificados e confirmados de dengue entre os anos 2009 à 2012.

Unidades notificantes

2009

2010  

2011

2012

Centro de Saúde

14

09

01

0,0

UBS Manoel A. da Costa

79

19

07

07

UBS Jose F. Nascimento

37

10

08

03

UBS João Alves da Silva

101

42

09

02

UBS São Cristovão

02

02

02

02

UBS Nari Bela Flor

01

00

0,0

02

VE. Vigilância Epidemiológica

04

00

01

01

HCRC

359

208

59

254

José Paulo

0,0

0,0

06

0,0

Total

597

290

93

271

Fonte SINAN-NET

SITUAÇÀO ENTOMOLÓGICA   

O Programa Nacional de Controle da Dengue (PNCD) preconiza que os municípios infestados pelo Aedes aegypti; realizem seis ciclos de visitas anuais em todos os imóveis existentes, ou seja, a cada dois meses, e os não infestados, a cada quatro meses.

No município de Epitaciolândia dos 03 ciclos trabalhados só foi concluído o 2º por falta de Agente de Vigilância em saúde (AVS). O Índice de infestação no 1º e 3º ciclo acima de 4,30 chegando a 12,14% por localidade mostra a realidade em que se encontra o Município. Infestado pelo mosquito transmissor da dengue.

Borrifação combate a dengue bairro vitória - Foto: Wesley Cardoso

Borrifação combate a dengue bairro vitória – Foto: Wesley Cardoso

Tabela 03. Dados Entomológicos IIP índice de infestação Predial por ciclo e Localidades 2012

Localidades Ciclo

Vila Militar Ciclo

0,0

0,0

0,83

Liberdade Ciclo

5,90

2,46

8,47

Centro Ciclo

7,06

2,34

5,75

Fontinele Ciclo

5,52

0,0

4,36

Vila Vitória Ciclo

2,98

1,21

4,31

Beira Rio Ciclo

 

1,04

 
Satel Ciclo

8,81

3,15

12,14

José Hassem Ciclo

2,02

10,43

Bela Vista Ciclo

 

1,57

L.dos Vales Ciclo

0,60

 
Aeroporto Ciclo

3,17

Por do Sol Ciclo

0,0

Vila Progresso Ciclo

0,0

Depósitos predominantes por ciclo foram:

Analisando os ciclos trabalhados em 2012 pode-se observar que os principais tipos de depósitos positivos para o Aedes aegypti; foram o D2. Seguido do A2 depósitos ao nível do solo caixa d’água e tanques, D1 pneus, B depósitos moveis como bebedouros de animais e outros. (Conforme gráfico acima)

Em 2012 a Coordenação de Endemias, juntamente com agentes de endemias, e apoio dos técnicos da Secretaria de Saúde do Estado realizou 03 Levantamentos de Índice Rápidos de Infestação por Aedes aegypti; (LIRAa).

Objetivo: identificar a situação de infestação no município por localidade, para garantir o direcionamento das ações de controle para as áreas mais críticas.

 

LIRAA

Data

Índice  IIP

Índice IB

25 a 30/01/2012

6,3

6,7

07 a 10 /05/2012

5,4

5,8

15 a 18 /10/2012

4,0

6,0

 

 

Fonte: SISFAD                                                                                                 

Levantamento de índice rápido (lIRAa).

PE

Ponto Estratégico

Localidades Ativas 13 Bairros
Quarteirões Existente 236
Amostra coletada Aedes 88
Quarteirões positivos 41
Larvas Capturadas Aedes  173 Outros 124
PE Visitados 362
Positivos Aedes 26
Pendência 06 1,63%

Deposito inspecionado

A2 B C D1 D2 E Total
133 54 17 602 1635 06 3447


Tipos de inseticida utilizados para controle do vetor

Inseticida Utilizado Quantidade PE

Tipo

Consumo

Local de Aplicação

Cipermetryna

44 litros de caldo

Peri focal

Deltametryna

3, 875,00 ml calda

Peri focal

L1 Temephos

26, 510 Quilo

Focal

 

Inseticida Utilizado Quantidade Li + Tratamento

Tipo

Produto Comercial

Quarteirões Trabalhados

Cipermetryna

3418,4 ml

677

Lambdaclalotryna 5%

12003,8 ml

688

L1 Temephos

733,180  Kg

T .Focal Depósitos de Água

Veja a entrevista com Secretario James Andrade.

Link para vídeo entrevista

Borrifação combate a dengue - Foto: Wesley Cardoso

Borrifação combate a dengue – Foto: Wesley Cardoso

 

Comentários

Continue lendo
Publicidade

Acre

Polícia Civil prende dois homens por tráfico de drogas em Xapuri; um filmava vídeo para venda no momento da abordagem

Publicado

em

R.S.F., de 24 anos, era alvo de mandado de prisão; “Paulista” foi flagrado com entorpecentes e gravando vídeo oferecendo drogas, segundo a polícia

A Polícia Civil reforça que as ações de investigação e repressão ao tráfico de drogas seguem intensificadas no município, visando garantir mais segurança à população. Foto: captada 

A Polícia Civil do Acre prendeu na manhã desta quinta-feira (18) dois homens suspeitos de envolvimento com o tráfico de drogas em Xapuri. Um deles, identificado como “Paulista”, foi flagrado gravando um vídeo no qual anunciava a venda de entorpecentes no momento em que os policiais chegaram ao local.

A ação foi realizada pela Delegacia-Geral de Xapuri no bairro Constantino Melo Sarkis, durante o cumprimento de um mandado de prisão contra R.S.F., de 24 anos. Ao se aproximarem da casa onde ele estava, os investigadores observaram “Paulista” com um celular nas mãos, registrando um vídeo em que dizia haver drogas disponíveis para venda.

Durante a busca, foi encontrada uma quantidade de entorpecentes com “Paulista”. Os dois foram presos: R.S.F., pelo mandado judicial, e “Paulista”, por tráfico de drogas.

Os detidos foram encaminhados à Delegacia-Geral de Xapuri e permanecem à disposição da Justiça. A Polícia Civil reforçou que as ações de combate ao tráfico seguem intensificadas no município para coibir a comercialização ilegal de drogas e garantir mais segurança à população.

Comentários

Continue lendo

Acre

Aleac entrega títulos de cidadania e moções de aplauso em sessão solene, entre os homenageados Nutricionista Janilda Moraes

Publicado

em

Nutricionista Janilda Moraes Neri, com atuação internacional, está entre os homenageados; evento reconhece serviços prestados ao Acre em 2025

Entre os homenageados estava a nutricionista Janilda Moraes, natural de Brasiléia, que atuou em estados do Nordeste e em países como México e Argentina antes de retornar ao Acre. Foto: captada 

A Assembleia Legislativa do Acre (Aleac) realizou, na manhã desta quinta-feira (18), uma sessão solene para a entrega de mais de 50 Títulos de Cidadão Acreano e mais de 90 Moções de Aplauso a personalidades e instituições que se destacaram em 2025. Entre os homenageados estava a nutricionista materno-infantil Janilda Moraes Neri, natural de Brasiléia, que retornou ao estado após anos de atuação no Nordeste, México e Argentina.

A homenagem foi uma das mais de 140 entregues pela Aleac a personalidades e instituições que se destacaram em 2025. Janilda Moraes recebeu das mãos da deputada Maria Antonia. Foto: cedida 

Destaques da cerimônia:
  • Títulos de Cidadão Acreano: Concedidos, entre outros, a Débora Ribeiro da Cunha, Miriam do Carmo Paiva e Silva e Andryo Marrane Amaral.

  • Moções de Aplauso: Reconheceram contribuições de entidades públicas, privadas e civis.

  • Presença: Deputados estaduais, autoridades civis e militares, familiares e convidados lotaram o plenário.

Em nome do presidente Nicolau Junior (PP), os parlamentares ressaltaram que a homenagem é um ato de reconhecimento e gratidão do Legislativo a quem ajuda a fortalecer o estado e melhorar a qualidade de vida no Acre. “Valorizamos o mérito, o serviço público e o trabalho coletivo”, afirmaram.

O presidente da Aleac, deputado Nicolau Júnior (PP), destacou que as homenagens reforçam o reconhecimento do Legislativo a quem contribui para o desenvolvimento do estado. Foto: captada 

Perfil da homenageada:

Janilda Moraes Neri, nutricionista especializada em saúde materno-infantil, foi agraciada pelos serviços prestados ao Acre em 2025. Ela retornou ao estado após atuar em projetos na Paraíba, no México e na Argentina, e segue desenvolvendo trabalhos na área no estado do acre.

A entrega de honrarias é uma tradição do Parlamento acreano e visa reforçar a aproximação institucional e a valorização de trajetórias que contribuem para o desenvolvimento social, econômico e humano do estado.

A solenidade reuniu autoridades civis e familiares. Além de Janilda Moraes, onde recebeu Moção de Aplausos pelos relevantes serviços no estado. Foto: captada 

Os nomes dos homenageados serão registrados nos anais da Aleac, e a sessão será disponibilizada na íntegra pelo canal oficial da Assembleia. Novas indicações para honrarias em 2026 já podem ser encaminhadas pelos deputados. A solenidade reforça o papel da Aleac como ponte entre sociedade e poder público, celebrando contribuições que muitas vezes ocorrem fora dos holofotes.

Em nome do presidente Nicolau Junior, os parlamentares ressaltaram que a homenagem é um ato de reconhecimento e gratidão do Legislativo a quem ajuda a fortalecer o estado e melhorar a qualidade de vida no Acre. Foto: captada 

A nutricionista Janilda Moraes, utilizou suas redes sociais para agradecer publicamente a concessão do Moção de Aplausos 2025, recebido durante sessão solene da Assembleia Legislativa do Acre (Aleac) nesta quinta-feira (18). Em publicação, ela expressou emoção e gratidão pelo reconhecimento em sua terra natal, Brasiléia/Acre, após anos de atuação profissional em estados como Nordeste, também no México e na Argentina.

Homenageada pela Aleac, profissional com atuação no Brasil e no exterior destacou emoção pelo reconhecimento em sua terra natal. Foto: captada

Veja vídeo pessoal:

Comentários

Continue lendo

Acre

Ação rápida e integrada das polícias resulta na apreensão de arma e recuperação de motocicleta roubada em Brasiléia

Publicado

em

Operação conjunta da PM e da Polícia Civil resultou na detenção de um suspeito no bairro José Hassem, em Epitaciolândia

Equipes da Polícia Militar e da Polícia Civil atuaram de forma integrada para dar uma resposta rápida a um roubo à mão armada de uma motocicleta, ocorrido por volta das 8h30 da manhã desta quinta-feira (18). Logo após o crime, as forças de segurança iniciaram diligências conjuntas para localizar o veículo e identificar os responsáveis.

As buscas se concentraram no bairro José Hassem, onde, graças à ação coordenada, a motocicleta foi localizada em menos de quatro horas após o roubo. A recuperação do veículo destacou a eficiência operacional e o empenho das forças policiais na segurança da população.

Durante a operação, uma arma foi apreendida, um revólver calibre 38 municiado, uma pessoa foi detida e encaminhada à delegacia do município, onde deverá prestar depoimento ao delegado titular. De acordo com a polícia, outros possíveis envolvidos no crime seguem sendo procurados.

A ação reforça a importância da integração entre a Polícia Militar e a Polícia Civil na região do Alto Acre, que seguem atuando de forma firme e contínua no combate à criminalidade e na proteção dos cidadãos.

Comentários

Continue lendo