Conecte-se conosco

Acre

Secretaria de Saúde de Epitaciolândia realiza campanha contra o mosquito ‘Aedes aegypti’

Publicado

em

DSC_0042

Da redação

A prefeitura municipal de Epitaciolândia, através da Secretaria de Saúde e em parceria com a Secretaria de Agricultura, juntamente com os Núcleos de Apoio à Saúde da Família (NASF), iniciaram uma campanha maciça de combate ao mosquito transmissor da dengue, Zika e chikungunya.

DSC_0002Nesta nova campanha, foi aberto ciclo de palestra entre as Secretarias, onde estarão levando a população a prevenção contra essas doenças através de palestras, panfletagem, nas residências e em feiras como o Mercado Municipal.

Estas doenças transmissíveis pelo Aedys, na maioria não tem vacinas para o combate. Um dos principais focos da campanha, será as mulheres grávidas que são alvos da microcefalia que serão orientadas e poderão tirar suas dúvidas.

A partir desta sexta, uma equipe estará visitando as Unidades de Saúde Básica de Saúde fazendo palestras para que todos possam combater o mosquito e, consequentemente, a dengue, Zika e chikungunya na cidade.

“Muitas desses pessoas confundem uma das doenças como se fosse gripe. Além da dengue, Zika e chikungunya, o mosquito também transmite a febre amarela entre outras doenças. Por isso, precisamos levar esses esclarecimentos aos munícipes”, disse Ana Paula Freitas.

Finalizando, o alvo principal além do combate, será o esclarecimento para mudar sua concepção e seus hábitos, na prevenção e evitar a proliferação do mosquito e das doenças. “Estamos nos juntando nesta campanha para levar ao homem do campo, que pode ser alvo dessas doenças que vem afetando todo o nosso País”, disse Enage Peres, Secretária Municipal de Agricultura de Epitaciolândia.

Comentários

Continue lendo
Publicidade

Acre

Rio Acre recua 10 centímetros, mas segue acima da cota de transbordamento em Rio Branco

Publicado

em

Nível do rio marcou 14,30 metros às 15h; Defesa Civil mantém monitoramento devido à previsão de novas chuvas.

Foto: Sérgio Vale

O nível do Rio Acre apresentou recuo de 10 centímetros neste sábado, conforme boletim divulgado pela Defesa Civil Municipal de Rio Branco. Na última medição do dia, realizada às 15h, o manancial marcou 14,30 metros, permanecendo acima da cota de transbordamento, estabelecida em 14,00 metros.

De acordo com os dados oficiais, na primeira medição do dia, às 5h26, o rio registrava 13,73 metros, já acima da cota de alerta, que é de 13,50 metros. Às 9h, o nível chegou a 14,00 metros, atingindo oficialmente a cota de transbordamento. Em seguida, às 12h, o Rio Acre subiu para 14,40 metros e, no início da tarde, recuou para 14,30 metros.

Apesar de não haver registro de chuva nas últimas 24 horas na capital — com índice de 0,00 milímetro —, o coordenador municipal da Defesa Civil, tenente-coronel Cláudio Falcão, explicou que a elevação do nível do rio é consequência das fortes precipitações ocorridas nas regiões de cabeceiras e em municípios do interior do estado, cujas águas continuam chegando a Rio Branco.

Segundo Falcão, há previsão de novas chuvas tanto nas áreas de nascente do Rio Acre quanto na capital acreana, o que mantém os órgãos de monitoramento em estado de atenção.

Comentários

Continue lendo

Acre

Moradores da Sapolândia começam a deixar suas casas por conta da cheia

Publicado

em

Moradores do bairro Hélio Melo, conhecido como “Sapolândia”, em Rio Branco, começaram a deixar suas casas no início da tarde deste sábado (27), em razão da cheia do igarapé São Francisco que já começa a deslojar as famílias da região.

De acordo com a organização sem fins lucrativos Conexão do Bem, as famílias aguardaram durante a manhã por apoio da Defesa Civil. Diante da ausência de atendimento no período, os próprios moradores decidiram sair das residências por conta própria, como forma de evitar maiores prejuízos

A Defesa Civil informou que a previsão é de que o nível do Rio Acre e dos igarapés continue subindo neste domingo, o que pode agravar o cenário de inundação em áreas já atingidas da capital acreana. A situação segue em monitoramento.

VEJA O VÍDEO:

Comentários

Continue lendo

Acre

Rio Acre segue em elevação e atinge 14,40 metros em Rio Branco

Publicado

em

Nível do rio permanece acima da cota de transbordamento e aumenta risco de alagamentos na capital acreana.
Foto: Sérgio Vale

Foto: Sérgio Vale

O nível do Rio Acre continua em elevação em Rio Branco neste sábado, 27, conforme boletim divulgado pela Defesa Civil Municipal. De acordo com os dados oficiais, às 12h, o manancial marcou 14,40 metros, permanecendo acima da cota de transbordamento, estabelecida em 14,00 metros.

Na primeira medição do dia, realizada às 5h26, o rio estava em 13,73 metros, já acima da cota de alerta, que é de 13,50 metros. Às 9h, o nível chegou a 14,00 metros, atingindo oficialmente a cota de transbordamento. Em poucas horas, o Rio Acre subiu mais 40 centímetros, intensificando o risco de alagamentos em diferentes regiões da capital.

Segundo a Defesa Civil, não houve registro de chuvas nas últimas 24 horas em Rio Branco. Mesmo assim, a elevação do nível do rio é consequência das fortes precipitações registradas nos dias anteriores, principalmente nas áreas de cabeceiras e em municípios do interior, cujas águas continuam desaguando na capital acreana.

Comentários

Continue lendo