Acre
Secretaria de Saúde de Brasiléia alerta pais para a importância da 2º dose da vacina contra o HPV
WILIANDRO DERZE, Semcom PMB
Começou a segunda etapa da campanha nacional de vacinação contra HPV, voltada para adolescentes com idade entre 11 e 13 anos, em Brasiléia.
Todas as unidades e Postos de Saúde de Brasiléia atendem a população das 8h às 17h. As campanhas também serão estendidas as escolas para que as alunas dentro da faixa etária recebam as doses da vacina.
A Secretária Municipal de Saúde de Brasiléia, Maria Luzia recomenda que pais consultem a direção das unidades de ensino onde as adolescentes estudam para saber se haverá vacinação no local ou leve as meninas até uma Unidades de Saúde mais próxima.
Até 2016, o objetivo do ministério é imunizar 80% do total de 5,2 milhões de meninas de 9 a 13 anos no país.
A campanha de vacinação contra o HPV começou em Brasiléia
Vacina contra o HPV é oportunidade para escola abordar educação sexual
A vacina é composta de três doses; a primeira foi realizada no último mês de março; a segunda deve ocorrer seis meses após a primeira e a última deve ser aplicada cinco anos após a primeira. Além da segunda dose, adolescentes que tenham completado 11 anos após o primeiro ciclo da vacina ou ainda não tenham se imunizado, poderão começar o esquema vacinal.
Para ser vacinada, a adolescente terá duas possibilidades: a vacinação programada em escolas ou comparecer à unidade de saúde mais próxima de casa, em ambas é necessária à apresentação da caderneta de vacinação.
Nas escolas, será utilizado um Termo de Recusa nas escolas, proposto pelo Ministério e Secretaria de Estado da Saúde. Os pais ou responsáveis que receberam este termo, caso não concordem com a vacinação, deverão encaminhar o termo preenchido para a escola. Os pais que não encaminharem o termo até a data agendada para a vacinação estarão concordando com a aplicação da vacina.
Ao todo, há mais de cem tipos de HPV, vírus transmitido principalmente por meio de relação sexual, pelo contato direto com a pele ou mucosas infectadas. A vacina que será aplicada no Brasil protege contra os quatro tipos mais recorrentes de HPV: 6, 11, 16 e 18 – os dois primeiros ligados a 90% das verrugas genitais e os dois últimos, a 70% dos casos de câncer de colo do útero.
Em 2011, 5.160 mulheres morreram em decorrência dessa doença, o terceiro câncer mais comum entre as brasileiras, atrás dos tumores de mama e colorretal. Segundo dados a Organização Mundial da Saúde (OMS), 290 milhões de mulheres no mundo têm HPV.
Comentários
Acre
Animais silvestres reabilitados retornam ao Horto Florestal de Rio Branco após atendimento especializado
Acre
Idosa de 78 anos é atropelada ao atravessar a Avenida Ceará, em Rio Branco
Vítima sofreu traumatismo craniano moderado e foi encaminhada ao pronto-socorro após atendimento do Samu
A idosa Terezinha da Silva, de 78 anos, foi vítima de atropelamento na manhã deste sábado (24), ao tentar atravessar a Avenida Ceará, no bairro Tangará, em Rio Branco.
Segundo informações de testemunhas, Terezinha estava nas proximidades de uma parada de ônibus quando tentou cruzar a via e acabou sendo atingida por um veículo modelo Hilux, de cor prata, que trafegava no sentido bairro–centro.
Com o impacto, a idosa foi arremessada ao solo e bateu a cabeça no asfalto, sofrendo um corte profundo com sangramento ativo. Após a queda, ela ficou desorientada e apresentou traumatismo cranioencefálico de natureza moderada.
O motorista permaneceu no local e acionou o Policiamento de Trânsito e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), que enviou uma ambulância de suporte básico para prestar os primeiros socorros. Após ser imobilizada e protocolada, a vítima foi encaminhada ao pronto-socorro de Rio Branco em estado de saúde estável.
Na unidade hospitalar, Terezinha foi submetida a exames de tomografia para avaliação da gravidade da lesão na cabeça.
O Policiamento de Trânsito isolou a área para a realização da perícia. Concluídos os procedimentos de praxe, o veículo envolvido no atropelamento foi liberado.

























Você precisa fazer login para comentar.