Secretaria de Pequenos Negócios incentiva a produção de café em Brasiléia

O secretário Estadual de Pequenos Negócios ( SEPN) José Carlos Reis, esteve nesta quinta-feira 06, fazendo uma visita aos produtores rurais do km 59, acompanhado do vice-prefeito de Brasiléia Jorge da Fazenda e dos vereadores Rosildo Rodrigues, Tereza Xavier e Fernanda Hassem, visando incentivar ainda mais o cultivo do café naquela localidade.

Segundo Reis, os produtores visitados já plantam o café e a SEPN quer potencializar para que os mesmo continuem ampliando seu cultivo, como forma de estimular uma nova classe média rural. “O governador tem dito desde que assumiu o governo que quer ver no Acre essa nova classe média rural, e isso só será possível com tecnologia e vontade política que nos foi dada, e nós na qualidade de gestor, tanto eu como Lourival Marques da Seaprof, estamos imbuídos nesse projeto”, comentou o secretário.

Ainda esse mês de junho, a SEPN, pretende visitar duas comunidades produtoras de café em Ouro Preto (RO), que produzem em torno 100 sacos de café por hectare, e a média do Acre é de 30 a 40 sacos. “Nós queremos trazer tecnologia, esperança e alternativa para o nosso produtor, e com essa experiência estamos também dando sobrevida a economia local”,disse Reis.

Para a vereadora Fernanda Hassem (PT), disse que essa atitude mostra que o Governo do Estado tem se empenhado em buscar outras alternativas. “O município já tem a questão do frango, da suinocultura e agora está potencializando o plantio e o cultivo do café, já temos exemplos de outros estados aonde vem dando certo, de forma que nós só temos a ganhar com a economia que vai sair fortalecida”,falou a vereadora

O vice-prefeito de Brasiléia Jorge da Fazenda agradeceu o convite do secretário Reis e completou que isso mostra o quanto os poderes querem parceria para fortalecer a vida no campo. “Nessa ida com o produtor rural nós queremos que ele ( produtor), possa agregar valor dentro da sua propriedade, pois ele precisa ter mais renda também. A questão cafeeira já é cultural, então já é mais fácil fomentar no setor rural. Reconhecemos que o governo do estado, em termos de agricultura, tem fortalecido esse setor. Eu sempre digo que é o único estado que conheço onde o governo dispõe suas maquinas e tudo ao produtor rural oportunizando o cidadão a viver bem no campo”,finalizou o vice-prefeito.

Comentários

Compartilhar
Publicado por
Alexandre Lima