Acre
Secretaria de Pequenos Negócios incentiva a produção de café em Brasiléia
O secretário Estadual de Pequenos Negócios ( SEPN) José Carlos Reis, esteve nesta quinta-feira 06, fazendo uma visita aos produtores rurais do km 59, acompanhado do vice-prefeito de Brasiléia Jorge da Fazenda e dos vereadores Rosildo Rodrigues, Tereza Xavier e Fernanda Hassem, visando incentivar ainda mais o cultivo do café naquela localidade.
Segundo Reis, os produtores visitados já plantam o café e a SEPN quer potencializar para que os mesmo continuem ampliando seu cultivo, como forma de estimular uma nova classe média rural. “O governador tem dito desde que assumiu o governo que quer ver no Acre essa nova classe média rural, e isso só será possível com tecnologia e vontade política que nos foi dada, e nós na qualidade de gestor, tanto eu como Lourival Marques da Seaprof, estamos imbuídos nesse projeto”, comentou o secretário.
Ainda esse mês de junho, a SEPN, pretende visitar duas comunidades produtoras de café em Ouro Preto (RO), que produzem em torno 100 sacos de café por hectare, e a média do Acre é de 30 a 40 sacos. “Nós queremos trazer tecnologia, esperança e alternativa para o nosso produtor, e com essa experiência estamos também dando sobrevida a economia local”,disse Reis.
Para a vereadora Fernanda Hassem (PT), disse que essa atitude mostra que o Governo do Estado tem se empenhado em buscar outras alternativas. “O município já tem a questão do frango, da suinocultura e agora está potencializando o plantio e o cultivo do café, já temos exemplos de outros estados aonde vem dando certo, de forma que nós só temos a ganhar com a economia que vai sair fortalecida”,falou a vereadora
O vice-prefeito de Brasiléia Jorge da Fazenda agradeceu o convite do secretário Reis e completou que isso mostra o quanto os poderes querem parceria para fortalecer a vida no campo. “Nessa ida com o produtor rural nós queremos que ele ( produtor), possa agregar valor dentro da sua propriedade, pois ele precisa ter mais renda também. A questão cafeeira já é cultural, então já é mais fácil fomentar no setor rural. Reconhecemos que o governo do estado, em termos de agricultura, tem fortalecido esse setor. Eu sempre digo que é o único estado que conheço onde o governo dispõe suas maquinas e tudo ao produtor rural oportunizando o cidadão a viver bem no campo”,finalizou o vice-prefeito.
Comentários
Acre
PGE publica diretrizes para concessão de auxílio financeiro a procuradores e servidores

Foto: Procuradoria-Geral do Estado do Acre
A Procuradoria-Geral do Estado do Acre (PGE) publicou, nesta sexta-feira, 5, duas portarias que estabelecem as diretrizes para concessão de bolsas de auxílio financeiro e ressarcimento destinados à participação de procuradores e servidores em eventos de capacitação no exercício de 2026. As medidas constam nas portarias PGE nº 816/2025 e PGE nº 817/2025, ambas assinadas pela procuradora-geral do Estado, Janete Melo d’Albuquerque Lima de Melo.
Bolsa para Procuradores – Portaria PGE nº 816/2025
A Portaria nº 816 estabelece o valor máximo do auxílio financeiro para participação dos procuradores no 52º Congresso Nacional dos Procuradores dos Estados e do Distrito Federal, que será realizado de 9 a 12 de novembro de 2026, em Curitiba (PR), promovido pela ANAPE. O valor fixado é de R$ 10 mil, destinado a custear inscrição, transporte, hospedagem e alimentação, conforme prevê a Resolução PRES/CPGE nº 10/2010.
Segundo o documento, todos os procedimentos referentes à seleção e concessão do auxílio serão regulamentados pelo Centro de Estudos Jurídicos da PGE, seguindo os critérios previstos na normativa interna da instituição. O pagamento será feito pelo Fundo Orçamentário Especial da Procuradoria, conforme legislação vigente.
Bolsa para Servidores – Portaria PGE nº 817/2025
A Portaria nº 817 define as regras para concessão de auxílio financeiro voltado aos servidores do quadro de apoio da PGE que participarem de cursos, seminários e eventos de qualificação profissional ao longo de 2026. O valor máximo para essas bolsas será de R$ 2.500 por servidor, cobrindo inscrição, deslocamento, hospedagem e alimentação.
A concessão obedecerá critérios de proporcionalidade conforme o número de servidores em cada órgão interno:
órgãos com até 5 servidores: 1 bolsa disponível;
órgãos com 6 a 10 servidores: 2 bolsas;
órgãos com mais de 10 servidores: 3 bolsas.
Os eventos deverão ter relação direta com as atribuições exercidas pelos servidores em suas unidades de lotação. A seleção será preferencialmente feita por edital, considerando a disponibilidade financeira do Fundo Orçamentário Especial e o número de interessados.
Planejamento e transparência
As duas portarias se baseiam no Programa Anual de Capacitação 2026 da PGE, já aprovado e previsto no Plano Plurianual 2024–2027, além da proposta orçamentária do Estado para o próximo ano. Os documentos destacam ainda a política de valorização profissional e a necessidade de promover gestão por competências e capacitação contínua.

Comentários
Acre
Acre tem sexta-feira de tempo instável e risco de chuvas fortes em todas as regiões do estado
Previsão indica clima abafado, alta umidade e precipitações pontuais, algumas intensas, de leste a oeste do Acre; temperaturas variam entre 22°C e 32°C.

Foto: Sérgio Vale




Você precisa fazer login para comentar.