Sebrae realiza feira de artesanatos em Brasiléia

Parte dos artesanatos que serão expostos em Brasiléia – Foto: Divulgação

Alexandre Lima, com Sebrae

O Sebrae iniciou nesta quinta-feira, dia 30, a sua 10ª edição da Feira de Artesanatos, sendo a segunda na gestão atual prefeitura. São 15 expositores divididos entre artesanatos e comidas típicas oferecendo grande variedades em bijuterias, artes variadas, acessórios e muito mais.

Nesta edição, estão tendo participação de artistas locais da cidade de Brasiléia e Epitaciolândia. Segundo a assessoria do Sebrae, com trabalho de divulgação e capacitação no mercado local, dois tiveram destaque fora do Estado e na Europa. Em 2013, uma artesã recebeu premio na ONU por excelência em artesanato.

Na cidade de Brasiléia, a feria acontece até este domingo, dia 2, dia de finado, durante todo os dias e a noite até as 22 horas, segundo, Aldemar dos Santos, gestor de artesanato do SEBRAE, reforça o convite para todos os munícipes da fronteira e o vizinhos bolivianos.

Antonio Camucim, foi destaque no Rio de Janeiro (RJ) em 2012 e já deu curso na fronteira e expôs seu trabalho – Foto: Divulgação

Projetos do Sebrae capacitam artistas empreendedores e fomentam o mercado do artesanato

As ações empreendidas pelo Sebrae, a partir de 2002, marcaram sua presença em 16,6% dos municípios brasileiros e capacitaram 90 mil artesãos.

O objetivo do Sebrae é fomentar o artesanato de forma integrada, enquanto setor econômico sustentável que valoriza a identidade cultural das comunidades e promove a melhoria da qualidade de vida, ampliando a geração de renda e postos de trabalho.

O Sebrae visa com suas ações:

  • Ampliar as oportunidades de ocupação e renda;- Contribuir para a formalização do setor;
  • Ampliar o acesso ao crédito e à capitalização;
  • Promover o acesso a tecnologias adequadas ao aumento e melhoria da capacidade produtiva;
  • Utilizar a inovação como um dos fatores de diferenciação do produto artesanal;
  • Promover a educação empreendedora;
  • Promover a cultura da cooperação, estimulando a criação e o fortalecimento de associações e cooperativas;
  • Promover o acesso a mercados;
  • Utilizar o marketing como uma das ferramentas para impulsionar a competitividade;
  • Resgatar a cultura como fator de agregação de valor ao artesanato, promovendo produtos com a “cara brasileira”;
  • Disponibilizar informações sobre a utilização racional dos recursos naturais, segundo os postulados da legislação ambiental;
  • Socializar o acesso às informações e ao conhecimento no âmbito do setor artesanal;
  • Articular parcerias para aumentar a participação do artesanato na produção nacional e para o consequente fortalecimento do setor.

A integração das ações do Sebrae nos 27 estados prevê o desenvolvimento e a ampliação da capacidade produtiva dos artistas, a melhoria de sua estrutura técnica e da qualidade do produto artesanal, de maneira a incrementar as vendas e, assim, promover sua inserção e permanência no mercado.

Foto: Divulgação

Comentários

Compartilhar
Publicado por
Alexandre Lima