Geral
Sebrae promove o 1º Encontro “Empreendendo com Diversidade” no Acre
Evento acontece no dia 26 de junho e reforça o compromisso com a inclusão e o fortalecimento de negócios diversos no estado
O Sebrae realiza, no dia 26 de junho, o 1º Encontro Empreendendo com Diversidade, um evento inédito no estado que tem como objetivo valorizar, fomentar e dar visibilidade ao empreendedorismo de pessoas LGBTQIA+. A programação conta com palestras, rodas de conversa e oportunidades de networking. O evento que acontece na sede do Sebrae, em Rio Branco, é aberto ao público e voltado tanto para quem já empreende quanto para aqueles que desejam começar um negócio.
De acordo com a gestora do projeto Plural do Sebrae, Julci Ferreira, a iniciativa busca contribuir para o empreendedorismo inclusivo e para um ambiente de negócios mais inovador. “Queremos ampliar as oportunidades desse grupo. A diversidade é um motor para a economia. Esse encontro é uma forma de incluir, reconhecer e apoiar empreendedores que enfrentam desafios extras em sua trajetória, como o preconceito”, afirmou a gestora.
Além das atividades formativas, o encontro também abrirá espaço para exposição de produtos e serviços de empreendedores locais, promovendo visibilidade e geração de negócios. Acesse sebrae.com.br/acre e conheça os programas e consultorias disponíveis para apoiar a sua jornada empreendedora.
Mês do Orgulho
O mês de junho é reconhecido como o Mês do Orgulho LGBTQIA+. Esse período simboliza a luta pelos direitos civis e a busca por respeito e igualdade. De acordo com a pesquisa LGBT+ Empreendedorismo, realizada pelo Instituto de Pesquisas Datafolha e encomendada pelo Sebrae, cerca de quatro em cada dez pessoas LGBTQIA+ apontam que a identidade de gênero e a orientação sexual influenciaram a decisão de ter um negócio próprio. Entre pessoas trans e travestis, esse fator é ainda mais preponderante: cerca de dois terços atribuem essa decisão a essas questões.
Ainda segundo a pesquisa, entre as pessoas donas do próprio negócio, 9% se identificam como LGBT+, o que representa 3,7 milhões de pessoas no país. Na região Norte, 6% dos donos de negócio se identificam como LGBT+, o que equivale a 222 mil pessoas.
Comentários
Geral
Discussão por ciúmes entre amigos termina em tentativa de homicídio com terçado em Rio Branco
Homem de 41 anos sofreu cortes profundos após ser atacado por conhecido em bar no bairro Alto Alegre; agressor fugiu e está sendo procurado
Um desentendimento motivado por ciúmes entre dois amigos quase terminou em tragédia na noite desta quinta-feira (31), no bairro Alto Alegre, região alta de Rio Branco (AC). A vítima, Martines Santos da Costa, de 41 anos, foi atingida com golpes de terçado durante uma discussão com um conhecido identificado apenas como “Pipoca”.
Segundo relatos de familiares, os dois estavam consumindo bebida alcoólica em um bar localizado no final da Rua 7 de Setembro, quando começaram a discutir. A briga rapidamente saiu do controle e o suspeito, armado com um terçado, desferiu golpes contra Martines, que tentou se defender, mas foi atingido por cortes profundos.
Mesmo ferido, Martines conseguiu correr até sua residência, próxima ao local do ataque, onde pediu socorro à família. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) foi acionado e prestou os primeiros socorros no local, encaminhando a vítima ao Hospital de Urgência e Emergência de Rio Branco (HUERB). Ele deu entrada no setor de traumatologia com um corte profundo de cerca de 20 centímetros na parte posterior do pescoço e outro menor no braço direito. Seu estado de saúde é considerado estável.
Até o fechamento desta matéria, nenhuma viatura da Polícia Militar havia comparecido ao local. A Polícia Civil deve investigar o caso para identificar e localizar o autor da tentativa de homicídio.
Comentários
Geral
Irmãos são condenados por execução de adolescente em Rio Branco
Ruan Alves e Samuel Filho receberam penas de 25 e 20 anos de prisão por assassinato motivado por guerra entre facções
Os irmãos Ruan Alves da Silva e Samuel Filho da Silva Ferreira foram condenados em júri popular pelo assassinato do adolescente Andriel Oliveira da Silva, de 16 anos. A sessão ocorreu na última quinta-feira (31), na 2ª Vara do Tribunal do Júri e Auditoria Militar de Rio Branco.
Ruan Alves recebeu a pena mais severa: 25 anos de reclusão. Já Samuel Filho foi sentenciado a 20 anos de prisão. O juiz Alesson Bráz, responsável pela condução do julgamento, negou aos réus o direito de recorrer em liberdade. Ambos permanecerão presos enquanto tramitam eventuais recursos da defesa.
O crime aconteceu na noite de 4 de janeiro de 2024. Segundo a denúncia do Ministério Público, Andriel estava em frente à sua residência quando foi surpreendido por criminosos armados e atingido por pelo menos dez disparos de arma de fogo. Ele ainda foi socorrido por familiares até a UPA do 2º Distrito, mas não resistiu aos ferimentos.
De acordo com o promotor Teotônio Rodrigues, o homicídio está relacionado à guerra entre facções criminosas que atuam na capital acreana. A prisão dos dois acusados foi efetuada por agentes da Delegacia de Homicídios. Apesar da condenação, a defesa dos réus ainda pode recorrer da sentença em instâncias superiores.
Comentários
Geral
Vídeo: Homem é baleado por faccionados e escapa ao se jogar no Rio Acre, em Rio Branco
Cleber Souza, de 36 anos, foi acusado de furtos e sofreu “disciplina” de criminosos; ele sobreviveu após nadar até o outro lado do rio
O dependente químico Cleber Souza Lima, de 36 anos, foi vítima de uma tentativa de execução praticada por membros de uma facção criminosa na tarde desta quinta-feira (31), na Rua Beira Rio, bairro Cidade Nova, no Segundo Distrito de Rio Branco.
Segundo informações da Polícia Militar, Cleber foi acusado por integrantes de uma organização criminosa de ser responsável por furtos de fios na região. Os criminosos já tinham informações detalhadas sobre ele e até sobre a pessoa que estaria comprando o material furtado, que também foi localizada pelo grupo.
Enquanto caminhava pela Rua Beira Rio, Cleber foi abordado por dois homens armados. Após ser agredido, ele tentou fugir, mas foi baleado nas costas e teve um ferimento leve na testa, causado por um tiro de raspão. Para escapar, se jogou no Rio Acre e nadou até o bairro da Base, onde pediu ajuda a moradores da região.
Populares acionaram o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), que enviou uma ambulância de suporte avançado. Os socorristas, com ajuda da população, conseguiram chegar até às margens do rio e realizar os primeiros atendimentos. Cleber foi encaminhado ao pronto-socorro de Rio Branco em estado de saúde estável.
Equipes do 1º e do 2º Batalhão da PM realizaram buscas nas regiões envolvidas, mas nenhum suspeito foi preso até o momento. O caso será investigado pela Equipe de Pronto Emprego (EPE) da Polícia Civil e encaminhado à Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP).
Você precisa fazer login para comentar.