fbpx
Conecte-se conosco

Cotidiano

Sebrae: pequenos negócios respondem por 8 em cada 10 empregos criados

Publicado

em

No acumulado de 2022, o país contabiliza 2,3 milhões de novos postos

Levantamento realizado pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequena Empresas (Sebrae) mostra que, em outubro, os pequenos negócios foram responsáveis por cerca de oito a cada dez novas vagas de trabalho criadas no país. O saldo positivo de empregos gerados por empresas de todo tipo porte no país, nesse período, foi de 159.454, sendo que os pequenos negócios respondem por 125.114 das contratações (78,5%).

“Pelo décimo mês consecutivo, as micro e pequenas empresas apresentaram saldo positivo na geração de empregos no país”, avaliou o Sebrae, por meio de nota.

No acumulado de 2022, o país contabiliza 2,3 milhões de novos postos de trabalho – desses, 1,661 milhão (71,6%) por meio de micro e pequenas empresas. A participação de médias e grandes na geração de empregos é de 22%, com 513 mil contratações.

Setores

Entre os sete setores da economia analisados, as micro e pequenas empresas apresentaram saldo positivo em todos, enquanto médias e grandes empresas registraram saldo negativo na construção civil e na extrativa mineral. Na área de serviços, por exemplo, o saldo de contratações dos pequenos negócios foi de 60,2 mil, enquanto médias e grandes empresas aumentaram seus quadros em 29,1 mil novos contratados.

As contratações pelos pequenos negócios no comércio também foram bem superiores: quase cinco vezes mais do que a de médias e grandes – 39,1 mil contra 8,3 mil, respectivamente.

No acumulado de 2022, as micro e pequenas empresas do setor de serviços foram as que mais contrataram, com 850.781 novos empregos, além de 274.679 postos na construção civil e 262.143 no comércio.

Edição: Lílian Beraldo

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Brasileia abre os Jogos Estudantis com 700 atletas e 10 escolas

Publicado

em

 

Foto: Assessoria

Promovendo integração social, esporte, cidadania e a descoberta de novos talentos esportivos entre os estudantes da rede municipal e estadual de educação, o prefeito Carlinhos do Pelado abriu oficialmente, nessa segunda-feira (14), os Jogos Estudantis de Brasileia, que reúnem cerca de 700 alunos-atletas de 10 escolas das redes municipal e estadual.

Entre as equipes participantes da competição estão das escolas estadual Instituto Odilon Pratagi, KJK, Graça Rocha, Getúlio Vagas e Fontenele de Castro, municipal estão, Elson Dias Dantas, Rui Lino, Valdomiro Barroso, Graça Rocha Socorro Frota e Francisco Germano.

Prestigiaram a solenidade de abertura do evento esportivo juvenil, deputado Tadeu Hassem, Professora Maria Cecilia Carvalho – Coordenadora do Núcleo de Educação de Brasileia, Raiza Dias – Secretaria de Educação de Brasiléia, membro da Comissão Central Organizadora dos Jogos fase Municipal Professor – Thiago Menezes (SEE – ACRE), e Clebson Venâncio – Gerencia de Esporte Municipal.

Foto: Assessoria

Durante a solenidade de abertura, o prefeito destacou a importância do evento para a juventude do município.

“É um momento histórico para Brasileia. Estamos promovendo o maior evento estudantil da nossa cidade, incentivando o esporte, a disciplina e a união entre os nossos jovens. Agradeço ao Governo do Estado por essa parceria que está fazendo a diferença na vida dos nossos estudantes”, afirmou Carlinhos do Pelado.

A coordenadora do Núcleo Estadual de Educação e representante do Governo do Estado no município, professora Maria Cecília, também ressaltou a relevância da iniciativa.

“Este é um grande momento para a educação e o esporte em Brasileia. Os Jogos Estudantis promovem não apenas a prática esportiva, mas também o espírito de cooperação, respeito e superação entre os nossos alunos. É uma ação que fortalece o vínculo entre as escolas e valoriza os talentos da nossa juventude”, declarou.

A competição acontece ao longo dos próximos três dias, com diversas modalidades esportivas e será encerrada com a entrega de medalhas e premiação aos vencedores.

O evento é uma realização conjunta do Governo do Estado do Acre com a Prefeitura de Brasileia, e tem como objetivo fortalecer o esporte escolar, promover a integração entre as escolas e valorizar o talento dos estudantes do Estado.

 

Confira todas as fotos:

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Segurança Pública realiza lançamento da Operação Neemias nesta segunda

Publicado

em

“A Operação Neemias tem como objetivo restaurar a cultura de paz, da boa convivência entre os moradores da região, com o policiamento ostensivo para garantir a segurança dos moradores”.

Com o objetivo de restaurar a cultura de paz para os moradores da Cidade do Povo. Foto: Dhárcules Pinheiro/Sejusp

A Secretaria de Estado de Justiça e Segurança pública realizou na manhã desta segunda-feira, 14, o lançamento da Operação Neemias, na Cidade do Povo.

Com o objetivo de restaurar a cultura de paz para os moradores da Cidade do Povo, a operação garantirá a segurança para a população, mantendo o policiamento constante e de maneira perene na Cidade do Povo.

De acordo com o secretário adjunto de Justiça e Segurança Pública do Acre, Evandro Bezerra, “a Operação Neemias tem como objetivo restaurar a cultura de paz, da boa convivência entre os moradores da região, com o policiamento ostensivo para garantir a segurança dos moradores”.

Secretário adjunto de Justiça e Segurança Pública do Acre, Evandro Bezerra. Foto: Dhárcules Pinheiro/Sejusp

Todas as forças policiais estaduais estarão presentes nas ações, além da Força Nacional. A participação da comunidade será de fundamental importância para que o clima organizacional do bairro seja um ambiente de tranquilidade, fazendo com que as pessoas possam desenvolver boas memórias.

“Estaremos realizando a operação com abordagem, barreiras policiais, qualificação de indivíduos que tenham algum envolvimento com organização criminosa, um patrulhamento ostensivo com equipes em pontos estratégicos, 24 horas por dia”, destacou o coordenador da Operação Neemias, capitão Alciderlando Furtado.

A participação da comunidade e das secretarias de governo e da Prefeitura de Rio Branco será de fundamental importância para que o clima organizacional do bairro seja um ambiente de tranquilidade, fazendo com que as pessoas possam desenvolver boas memórias.

Coordenador da Operação Neemias, capitão Alciderlando Furtado. Foto: Dhárcules Pinheiro/Sejusp

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

1º Campeonato Internacional de Pesca Embarcada em Brasileia; superintendente Paulo Ximenes comemora sucesso

Publicado

em

Evento contou com apoio político e premiação total de R$ 26 mil; organizadores planejam expandir competição para outros municípios acreanos

A informação do evento foi repassada pelo superintendente federal da Pesca e Aquicultura no Acre, Paulo Ximenes. Foto: cedida 

O 1º Campeonato Internacional de Pesca Embarcada, que aconteceu em Brasileia nos dias 11 e 12 de abril, foi um sucesso.

A informação foi repassada pelo superintendente federal da Pesca e Aquicultura no Acre, Paulo Ximenes. Ele comemorou os resultados. A festa teve o apoio dele e do senador Sérgio Petecão, organizada pelo prefeito Carlinhos do Pelado.

“Foi um sucesso. Com o apoio do senador Petecão, vamos levar isso para outros municípios do Acre para incentivarmos essa pesca esportiva e que seja uma ação direta do estado do Acre, com apoio da Superintendência e das prefeituras”, disse o superintendente Paulo Ximenes.

A festa teve do senador Sérgio Petecão, organizada pelo prefeito Carlinhos do Pelado. Foto: cedida

Destaques do Campeonato
  • Quando: 11 e 12 de abril de 2025
  • Onde: Rio Acre, em Brasileia
    Apoiadores:
    • Senador Sérgio Petecão (PSD)
    • Prefeito Carlinhos do Pelado
    • Deputados Fagner Calegário e Whendy Lima
    • Superintendência Federal de Pesca e Aquicultura no Acre
Premiação
ColocaçãoValor (R$)
1º Lugar12.000
2º Lugar6.000
3º Lugar4.000
4º Lugar3.000
5º Lugar1.000
Total26.000
Declarações

Paulo Ximenes (Superintendente de Pesca):

“Vamos expandir para outros municípios, transformando a pesca esportiva em política pública com apoio do estado e prefeituras”

Carlinhos do Pelado (Prefeito de Brasileia):

“O evento colocou nossa cidade no mapa do turismo esportivo internacional”

Próximos Passos
  • Levar competição para Rio Branco e Cruzeiro do Sul
  • Criar circuito permanente de pesca esportiva
  • Captar patrocínios privados para aumentar premiação
Impacto Econômico
  • Movimentou rede hoteleira e comércio local
  • Atraiu pescadores de países vizinhos (Bolívia e Peru)
  • Projeção de aumento no turismo pesqueiro em 40%

Comentários

Continue lendo