Conecte-se conosco

Extra

Sebrae inaugura Faculdade no Acre com cursos de MBA

Publicado

em

Cursos são reconhecidos pelo MEC e visam o aperfeiçoamento de profissionais para fomentar o ambiente de negócios e a inovação

Um importante passo para o fortalecimento do ambiente de negócios foi dado nessa sexta-feira (1º de novembro), com a inauguração da Faculdade Sebrae Polo Acre.  O polo de ensino tem como principal foco a oferta de cursos MBA, proporcionando aos acreanos acesso facilitado a uma educação de qualidade sem a necessidade de deslocamentos para outras regiões.

O diretor técnico do Sebrae no Acre, Kleber Campos, conta que os cursos foram cuidadosamente elaborados para atender às necessidades dos profissionais que buscam qualificação em áreas estratégicas para o desenvolvimento dos negócios no estado. “Com a chegada da Faculdade Sebrae ao Acre, o estado ganha uma importante aliada na formação de profissionais qualificados e no fortalecimento do ambiente de negócios local, fomentando o empreendedorismo e a inovação”, frisou Campos.

A Faculdade Sebrae adota o modelo de ensino à distância (EAD) permitindo que os alunos organizem seus horários de estudo de acordo com a sua rotina. Os cursos combinam teoria e prática com o suporte de professores experientes no mercado.

O dirigente institucional da Faculdade Sebrae, Paulo Ribeiro, destaca que a iniciativa deve preparar os alunos para o mercado, desenvolvendo habilidades empreendedoras compatíveis com o perfil e a região. “Ter a presença da faculdade no Acre é importante para trazermos conhecimentos e conteúdos inovadores, além de aprendermos com a realidade local para aplicar isso dentro das disciplinas, junto aos nossos alunos. Queremos capacitá-los para estarem mais preparados para montar o seu negócio, para ser um empreendedor de sucesso, que traga renda e benefícios para toda a sociedade da acreana”, disse.

Sobre os cursos

      Os cursos de Master in Business Administration (MBA) contam com carga horária de 360 horas/aula e duração de 12 meses, além de certificados reconhecidos pelo Ministério da Educação (MEC). Os cursos oferecidos são:
  • MBA em Gestão de Negócios;
  • MBA em Educação Empreendedora 5.0;
  • MBA em Gestão Pública Empreendedora.
Cursos livres
      A Faculdade Sebrae também oferece cursos livres de curta duração (30 horas) para o aperfeiçoamento profissional em conhecimentos específicos, visando facilitar que os profissionais se mantenham atualizados. Os cursos abordam temas como:
  • Crescimento por Tecnologias Digitais;
  • Sistemas de informação e Empreendedorismo;
  • Design Thinking e Ferramentas Ágeis;
  • Desenvolvimento Pessoal, Liderança e Pessoas;
  • Estratégia de Vendas e Negociação;
  • Finanças e Planejamento Pessoal;
  • Transformação do mercado de trabalho e Desafios Futuros;
  • Marketing e Comportamento do Consumidor.
Inscrições
      Podem ser inscrever, pessoas com graduação em ensino superior de todas as áreas de conhecimento.  As inscrições estão disponíveis no site faculdadesebrae.com.br Para mais informações:
WhatsApp: (68) 3216-2245
Polo de Ensino: Sede do Sebrae (Av. Ceará nº 3693, Bairro – 7º BEC, Rio Branco-AC)

Comentários

Continue lendo
Publicidade

Extra

Júri condena mandante e executor pela morte de “Chico Abreu” em Xapuri após 12 horas de julgamento

Publicado

em

Julgamento ocorreu por 12 horas e as duas penas ultrapassaram 50 anos de reclusão – Foto: Cedida

Crime ocorrido em 2022 teve grande repercussão; penas somam 54 anos de prisão em regime fechado

Após mais de 12 horas de julgamento, o Tribunal do Júri da Comarca de Xapuri condenou, na noite desta sexta-feira (12), Benigno Queiroz Sales e Risonete Borges Monteiro pelo assassinato do colono Francisco Campos Barbosa, conhecido como “Chico Abreu”. O crime ocorreu em novembro de 2022, na zona rural do município, e mobilizou a comunidade local pela brutalidade e pelas circunstâncias do homicídio.

Os jurados reconheceram que o crime foi praticado com duas qualificadoras: motivo torpe e recurso que dificultou a defesa da vítima. Apontada como mandante, Risonete Borges Monteiro foi condenada a 25 anos de reclusão em regime fechado. Já Benigno Queiroz Sales, identificado como executor, recebeu pena de 29 anos de prisão, também em regime fechado, incluindo condenações por dois crimes de furto cometidos durante a fuga após o assassinato.

Benigno Queiroz Sales foi sentenciado a cumprir 29 anos de reclusão.

A sentença foi proferida pelo juiz Luís Gustavo Alcalde Pinto, que presidiu a sessão no Fórum de Xapuri. O plenário permaneceu lotado durante todo o julgamento, com a presença de familiares da vítima, que acompanharam os debates usando camisetas pedindo justiça.

Conforme a investigação da Polícia Civil e a denúncia do Ministério Público do Estado do Acre (MPAC), Chico Abreu foi morto dentro de sua propriedade, na colocação Vista Alegre, no seringal Cachoeira, área limítrofe entre os municípios de Xapuri e Epitaciolândia. O corpo foi localizado dois dias depois, com sinais de enforcamento e perfuração por disparo de arma de fogo. Laudo do Instituto Médico Legal (IML) confirmou que a causa da morte foi tiro de espingarda, associado à asfixia.

Durante o julgamento, Benigno confessou a autoria do homicídio, mas negou ter agido a mando de Risonete ou que houvesse acordo para dividir R$ 16 mil que a vítima supostamente mantinha em casa. Apesar da versão apresentada pela defesa, os jurados entenderam que houve conluio entre os réus para a execução do crime. Risonete sempre negou participação.

Segundo o MPAC, a mulher teria planejado a morte do companheiro, com quem conviveu por cerca de 12 anos, motivada por interesses financeiros. Benigno, que trabalhava como diarista e caseiro da vítima havia aproximadamente um mês, teria sido contratado para executar o assassinato, mediante promessa de recompensa.

As investigações apontaram a motivação por interesses financeiros envolvendo a companheira que teria contado com apoio de Benigno.

A defesa de Benigno foi feita pelos advogados Luiz Henrique Fernandes Suarez e Paula Victória Pontes Belmino. Já Risonete contou, ao longo do processo, com a atuação das defensoras públicas Aline Cristina Lopes da Silva e Morgana Rosa Leite Gurjão, que também a representou no plenário do júri.

Com a condenação, a Justiça de Xapuri encerra um dos casos criminais de maior repercussão recente no interior do Acre, marcado por violência, ruptura familiar e forte comoção social.

Momento onde a ex-companheira era ouvida pelo júri durante o julgamento.

 

Comentários

Continue lendo

Extra

Câmara Municipal de Epitaciolândia adquire caminhonete com recursos próprios para reforçar ações do Legislativo

Publicado

em

A esquerda, Presidente da Câmara Municipal de Epitaciolândia, vereador Antônio Rosiclei Oliveira (SDD), acompanhado do vereador Ari Osvaldo Matos (SDD).

Presidente Rosiclei e vereador Ari destacam economia e gestão responsável que permitiram a compra do novo veículo

O presidente da Câmara Municipal de Epitaciolândia, vereador Antônio Rosiclei Oliveira (SDD), acompanhado do vereador Ari Osvaldo Matos (SDD), esteve em Rio Branco nesta sexta-feira (12) para receber a nova caminhonete adquirida pelo Legislativo municipal. O veículo substituirá o antigo automóvel, que já não apresentava condições adequadas de uso, e ficará à disposição dos vereadores para atividades institucionais.

Rosiclei afirmou que a aquisição simboliza o resultado de um ano de gestão marcada pela responsabilidade e economia. “É com alegria que recebo essa caminhonete. Quero dizer à população de Epitaciolândia e aos vereadores que o trabalho realizado neste ano nos deu esse respaldo. Em um ano, conseguimos adquirir um bem desse porte”, destacou.

O vereador Ari Osvaldo também comemorou a conquista e atribuiu o resultado ao esforço coletivo. “Presidente Rosiclei, queremos expressar nossa gratidão por adquirir essa caminhonete para a Câmara Municipal. É fruto do seu trabalho, do trabalho dos vereadores e de todos os servidores. Quem ganha é a população”, afirmou.

A compra foi realizada com recursos próprios da Câmara, resultado de contenção de gastos e planejamento financeiro. Segundo Rosiclei, o novo veículo ampliará a capacidade de atuação do Legislativo. “A Câmara tinha um veículo que já não funcionava adequadamente. Fizemos economia e conseguimos adquirir essa caminhonete para auxiliar nos trabalhos do Legislativo”, explicou.

A mesa diretora reforçou que a medida visa garantir melhores condições de trabalho aos parlamentares e mais eficiência nas ações institucionais desempenhadas em benefício da comunidade.

Comentários

Continue lendo

Extra

Corpo de jovem conhecido como “Apocalipse” é encontrado com marcas de execução em Manoel Urbano

Publicado

em

Vítima era investigada por morte de adolescente; Polícia apura possível relação entre os crimes

O corpo de Cleiton Freire de Oliveira, 23 anos, conhecido como “Apocalipse”, foi encontrado na manhã desta sexta-feira (12) na área de sua própria residência, na rua da Praia, Baixada da Colina, bairro São Francisco, em Manoel Urbano, interior do Acre. A suspeita é de que ele tenha sido executado durante a madrugada.

Segundo informações repassadas pelas autoridades locais, moradores escutaram ao menos cinco disparos de arma de fogo por volta das 2h. A Polícia Militar chegou a ser acionada, mas, devido à falta de informações precisas, ninguém foi localizado no momento. Já nas primeiras horas da manhã, o corpo de Cleiton foi encontrado, e cápsulas de pistola calibre 9 mm estavam espalhadas perto da vítima.

Moradores relataram ter ouvido pessoas correndo em direção à área da praia logo após os disparos, mas ninguém foi identificado.

O local do crime foi isolado pela Polícia Militar. Uma equipe do Samu esteve no ponto para constatar o óbito. Investigadores da Polícia Civil também compareceram para coletar informações, realizar procedimentos periciais e acompanhar a remoção do corpo.

Cleiton Freire, o “Apocalipse”, era apontado como principal suspeito de assassinar o adolescente Kauã, de 14 anos, encontrado morto no último dia 5 às margens do rio Purus, próximo ao porto de Manoel Urbano.

A Polícia Civil já iniciou as investigações para apurar se existe relação entre os dois crimes.

 

Comentários

Continue lendo