fbpx
Conecte-se conosco

Acre

Sebastião Viana precisa decretar situação de emergência partidária no PT

Publicado

em

Da redação, com Fábio Pontes

De forma correta e prudente o governador Sebastião Viana (PT) decidiu prorrogar o decreto que institui a “situação de emergência social” na fronteira por conta da imigração haitiana. Agora, para evitar a imigração de seus votos para a oposição, Viana precisa decretar “situação de emergência partidária” dentro de seu partido.

Quem acompanha as últimas movimentações reclama que o clima não é o dos melhores, onde qualquer um pode virar inimigo, um entregando o outro, um clima de verdadeiro Big Brother.

Este ambiente é péssimo para os planos eleitorais do governador. Ou Tião Viana faz uma intervenção, ou mais alguns dias o diretório petista pode ser explodido. E todo este clima tenso está se espalhando pelas demais legendas da Frente Popular.

É notório que Tião Viana quer deixar os dirigentes livres para conduzirem esta fase inicial do processo. Mas ao que parece não estão dando conta do recado, e Tião Viana precisa assumir o timão. A situação é urgente, o governador precisa entrar com mão de ferro, ou um novo Titanic se afundará nas águas barrentas do rio Acre.

Dentro do PT o problema mais recente foi a caravana de Anibal Diniz (PT) pelo Alto Acre na semana passada. A revelação de que o superintendente do Incra, Idézio, usou um veículo oficial do órgão para participar do evento ocasionou uma caça às bruxas. O objetivo é saber quem passou a informação para a imprensa.

Os aliados do senador veem na atitude ação do grupo de Francisco Nepomuceno, o Don Juan Carioca, pois ele é o principal interessado em desgastar as pretensões de Anibal, para fazer valer a vontade do Palácio Rio Branco por Perpétua Almeida (PCdoB).

forca

O que o Carioca tem? 
Outro assunto não deixará de estar nas rodas políticas nas próximas semanas que não seja o Cariogate. Talvez, até este momento tenso da FPA seja um pouco esquecido, com as atenções se voltando ao escândalo sexual. Uma das questões é saber: enfim Carioca perderá força e influência junto ao governo? Não acredito nesta hipótese, mas é bem provável que Tião Viana (PT) o tire da linha de frente.
 
Santa fé
As bandeiras liberalizantes do PT já não são bem aceitas no eleitorado conservador-cristão. Um escândalo sexual em ano eleitoral era tudo o que o Palácio Rio Branco não queria. Apesar de ter aos seus pés pastores de grandes denominações evangélicas, Tião Viana compreende que este é um voto consciente, onde muitas das vezes as ovelhas se rebelam contra o líder.
Sobe e desce 
Informações dão conta de que o dia foi de muita agitação ontem pelos corredores da prefeitura e do governo. Um sobe e desce de lideranças petistas pelas escadas, um abre e fecha portas nos gabinetes. Segundo fontes, Aline Braga e Dimas Sandas tiveram reunião fechada com o prefeito Marcus Alexandre (PT) –não se sabe se eles dividiram o mesmo espaço, ou cada um em horário diferente.

Funções públicas 
Muito se questionou sobre o trabalho da imprensa em revelar o Cariogate. Era dever do bom jornalismo assim proceder. As pessoas envolvidas são servidores públicos, ocupam funções importantes, é dever dos jornais fiscalizá-los. Houve a ocorrência de um crime conforme o BO. Por muito menos, casos como estes em países de “democracia avançada”  resultam em renúncias e demissões.

Explicações

Correta a postura do secretário Nilson Mourão (Direitos Humanos)em  se posicionar de forma dura, ao informar que, aberta a denúncia-crime, o seu auxiliar seria afastado da função. Seria inconcebível para a pasta de Direitos Humanos ter em seus quadros uma pessoas denunciada por agressão física contra uma mulher. Ainda nesta segunda ele se encontrou com Tião Viana para tratar do assunto.

Rasteiras
Quem levou uma rasteira por estes dias foi o deputado Jonas Lima (PT). Após apoiar a eleição de Burica para a prefeitura de Rodrigues Alves, Jonas Lima recebeu a informação de que o prefeito vai lançar a mulher como candidata à Assembleia Legislativa. Seria a repetição de Francisco Deda, ex-gestor

Comentários

Continue lendo

Acre

Governo do Acre convoca nova lista de aprovados em seletivo para educação

Publicado

em

Foto: Mardilson Gomes/SEE

O Governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado de Administração (Sead) e a Secretaria de Estado de Educação e Cultura (SEE), divulgaram nesta sexta-feira, 09, a convocação oficial de candidatos aprovados em dois processos seletivos simplificados para atuação na educação. Os aprovados devem apresentar a documentação necessária e assinar contrato de trabalho até o dia 19 de maio de 2025.

Os contratos são para contratação temporária por análise de títulos, conforme os editais nº 038 e nº 064, publicados no Diário Oficial do Estado. A medida atende à demanda por reposição de pessoal no ensino especial.

Os candidatos convocados devem comparecer entre 07h30 e 13h30 ao núcleo de educação correspondente ao município de atuação. Entre os documentos exigidos estão foto 3×4 recente, documentos de identificação, comprovantes de escolaridade e cursos na área da Educação Especial, comprovante de endereço, certidões negativas, atestado médico e uma série de declarações. As declarações padronizadas estão disponíveis no site da Sead: https://sead.ac.gov.br/comunicado/.

No edital 038, a convocação é voltada a professores mediadores com formação específica em educação especial. Já no edital 064, a chamada contempla assistentes educacionais para atuação em municípios como Capixaba, Feijó e Rodrigues Alves.

A SEE disponibiliza os telefones (68) 3213-2331 e 3213-2332 para esclarecimento de dúvidas sobre o processo.

Comentários

Continue lendo

Acre

Cidade do Povo terá emissão de documentos, saúde e cultura

Publicado

em

Cidade do Povo – Foto: Whidy melo

O Tribunal de Justiça do Acre (TJAC) realizará uma grande ação social na Cidade do Povo, na próxima segunda-feira, 12, durante a campanha ‘Registre-se’, parte da programação da Semana do Registro Civil 2025, que tem a missão de ampliar o acesso à documentação básica para pessoas em situação de vulnerabilidade, promovendo a plenitude do exercício da cidadania. As informações são do TJAC.

A abertura das atividades será realizada na Escola de Gastronomia do Acre, na Cidade do Povo, no dia 12. Até o dia 16 outras ações serão realizadas ao público indígena, aos cumpridores de pena e ainda para pessoas em situação de rua. Além de Rio Branco, a ação será executada nos municípios de Tarauacá e Cruzeiro do Sul.

Na ação, serão emitidos documentos civis, como RG, CPF, certidões de nascimento e casamento, entre outros. A programação também contemplará atendimentos médicos, com vacinas e testes para tuberculose, verificação de pendências financeiras, palestras sobre violência doméstica para as mulheres residentes na Cidade do Povo. Além disso, também um campeonato de futebol infantil, em parceria com uma escola de futebol, será realizado durante os dias de atividade.

Veja o calendário

Rio Branco: Abertura e Atendimento à População da Cidade do Povo
Data: 12 de maio (segunda-feira)

Horário: 8h às 15h

Local: Escola de Gastronomia (Cidade do Povo) – Rua Orleir Cameli, S/N.

Rio Branco: Atendimento na Unidade de Regime Fechado Francisco de Oliveira Conde (Feminino)
Data: 13 de maio (terça-feira)

Horário: 8h às 15h

Local: Estrada Dias Martins, Nº 5379, Bairro: Distrito Industrial

Tarauacá: Atendimento na Unidade Penitenciária Moacir Prado (Masculino)
Data: 13 de maio (terça-feira)

Horário: 8h às 15h

Local: BR 364, KM 9, Zona Rural

Rio Branco: Atendimento na CASAI – Casa de Apoio à Saúde Indígena do Dsei Alto Acre
Data: 14 de maio (quarta-feira)

Horário: 8h às 15h

Local: Transacreana, Nº 174, Bairro: Floresta Sul

Rio Branco: Atendimento na Unidade de Regime Fechado Francisco de Oliveira Conde (Masculino)
Data: 15 de maio (quinta-feira)

Horário: 8h às 15h

Local: Estrada Dias Martins, Nº 5379, Bairro: Distrito Industrial

Cruzeiro do Sul: Atendimento na Unidade Penitenciária Manoel Neri da Silva (Masculino)
Data: 15 de maio (quinta-feira)

Horário: 8h às 15h

Local: Linha do Divisor, KM 10, Bairro: Formoso

Rio Branco: Atendimento no Centro POP
Data: 16 de maio (sexta-feira)

Horário: 8h às 15h

Local: Rua Benjamin Constant, Nº 1209, Centro.

Comentários

Continue lendo

Acre

Com apoio de Eduardo Velloso, ‘Opera Acre’ deve devolver visão a 200 pacientes em Brasileia

Publicado

em

Nesta sexta-feira (9) e sábado (10), o município de Brasileia, no Alto Acre, será palco do “Opera Acre”, um mutirão de cirurgias organizado pelo governo do Estado que beneficiará toda a região. Entre os serviços oferecidos, que incluem procedimentos ginecológicos e de vesícula, destacam-se as mais de 300 cirurgias de catarata (em 200 pacientes) lideradas pelo deputado estadual e médico oftalmologista Eduardo Velloso, que está à frente de sua equipe de cirurgiões, em parceria com a deputada estadual Maria Antônia. A iniciativa visa atender populações de cidades como Xapuri, Assis Brasil, Epitaciolândia e a própria Brasiléia, onde muitas pessoas não têm condições de custear um tratamento especializado.

Velloso reforçou o caráter transformador da ação. “Serão mais de 200 pessoas que terão a sua visão de volta. É dessa forma que queremos fazer política: levando saúde a locais onde a população não tem acesso a médicos especialistas”, afirmou. O parlamentar agradeceu ainda a parceria do governador Gladson Cameli e do secretário de Saúde, Pedro Pascual, responsáveis pela estruturação do mutirão no Hospital Regional do Alto Acre, em Brasiléia.

Além das cirurgias oftalmológicas, o Opera Acre contemplará também outros procedimentos cirúrgicos. Para Velloso, a iniciativa reflete um compromisso do seu mandato e do Estado com uma Saúde pública e de qualidade. “Quero aqui parabenizar o secretário Pedro Pascual por este grande ato. Juntos, estamos escrevendo um novo capítulo na saúde pública do Acre”, destacou.

Para os moradores do Alto Acre, onde o acesso a hospitais de referência é limitado, iniciativas como o Opera Acre representam alívio imediato. “Muitos pacientes esperam anos por uma cirurgia de catarata. Restaurar a visão não é só um procedimento médico; é devolver dignidade”, concluiu o deputado.

A atuação do deputado Eduardo Velloso nos mutirões une sua expertise médica ao mandato legislativo. Com mais de duas décadas de experiência em oftalmologia, Velloso já realizou milhares de procedimentos, tanto na zona urbana quanto em comunidades isoladas, consolidando-se como uma das vozes mais ativas na defesa de políticas de saúde no estado.

Comentários

Continue lendo