Acre
Sebastião Viana diz que está ameaçado de morte
Quando assumiu o governo em janeiro de 2011 uma das primeiras medidas do governador do Acre, Sebastião Viana (PT-AC), foi baixar uma portaria proibindo o uso de películas fumê em veículos oficiais do Estado.
A medida, considerada por muitos de cunho populista, tinha por objetivo tornar o “Governo do Povo do Acre” mais transparente. Porém, três anos depois de ter assinado a portaria, o próprio governador a descumpre. Desde o começo deste ano, Sebastião Viana tem circulado num carro oficial que serve o seu gabinete, uma SW4 branca de placa NAC 9736 com o vidro fumê 100%.
No sábado, depois do desfile de 07 de Setembro, na Avenida Amadeo Barbosa, em Rio Branco, quando abria a porta do veículo ao lado de seguranças, Sebastião Viana foi perguntado por ac24horas sobre o motivo da película fumê no carro oficial, já que há uma norma em vigor no Estado que proibi o seu uso. Sebastião Viana alegou motivos de segurança. “Fui orientado pela minha segurança a colocar o fumê por causa de uma ameaça de morte planejada contra mim”, contou.
Antes da informação dada pelo governador, um de seus seguranças também informou que a instalação da película tem por objetivo “a segurança do governador”. Mas nem o governador e tampouco chefe da segurança governamental disseram de onde partiram as ameaças. E sobre esse assunto não há qualquer registro na Polícia Federal, como de costume acontece quando autoridades se sentem em perigo.
Da redação, com Luciano Tavares – ac24horas
Comentários
Acre
Detran-AC e Sead divulgam resultado preliminar de concurso para cargos de nível superior
Edital publicado nesta sexta (5) apresenta classificação dos candidatos e abre prazo para recursos entre 8 e 9 de dezembro.

Foto: Kelvisson Monteiro/Detran-AC
Comentários
Acre
PGE publica diretrizes para concessão de auxílio financeiro a procuradores e servidores

Foto: Procuradoria-Geral do Estado do Acre
A Procuradoria-Geral do Estado do Acre (PGE) publicou, nesta sexta-feira, 5, duas portarias que estabelecem as diretrizes para concessão de bolsas de auxílio financeiro e ressarcimento destinados à participação de procuradores e servidores em eventos de capacitação no exercício de 2026. As medidas constam nas portarias PGE nº 816/2025 e PGE nº 817/2025, ambas assinadas pela procuradora-geral do Estado, Janete Melo d’Albuquerque Lima de Melo.
Bolsa para Procuradores – Portaria PGE nº 816/2025
A Portaria nº 816 estabelece o valor máximo do auxílio financeiro para participação dos procuradores no 52º Congresso Nacional dos Procuradores dos Estados e do Distrito Federal, que será realizado de 9 a 12 de novembro de 2026, em Curitiba (PR), promovido pela ANAPE. O valor fixado é de R$ 10 mil, destinado a custear inscrição, transporte, hospedagem e alimentação, conforme prevê a Resolução PRES/CPGE nº 10/2010.
Segundo o documento, todos os procedimentos referentes à seleção e concessão do auxílio serão regulamentados pelo Centro de Estudos Jurídicos da PGE, seguindo os critérios previstos na normativa interna da instituição. O pagamento será feito pelo Fundo Orçamentário Especial da Procuradoria, conforme legislação vigente.
Bolsa para Servidores – Portaria PGE nº 817/2025
A Portaria nº 817 define as regras para concessão de auxílio financeiro voltado aos servidores do quadro de apoio da PGE que participarem de cursos, seminários e eventos de qualificação profissional ao longo de 2026. O valor máximo para essas bolsas será de R$ 2.500 por servidor, cobrindo inscrição, deslocamento, hospedagem e alimentação.
A concessão obedecerá critérios de proporcionalidade conforme o número de servidores em cada órgão interno:
órgãos com até 5 servidores: 1 bolsa disponível;
órgãos com 6 a 10 servidores: 2 bolsas;
órgãos com mais de 10 servidores: 3 bolsas.
Os eventos deverão ter relação direta com as atribuições exercidas pelos servidores em suas unidades de lotação. A seleção será preferencialmente feita por edital, considerando a disponibilidade financeira do Fundo Orçamentário Especial e o número de interessados.
Planejamento e transparência
As duas portarias se baseiam no Programa Anual de Capacitação 2026 da PGE, já aprovado e previsto no Plano Plurianual 2024–2027, além da proposta orçamentária do Estado para o próximo ano. Os documentos destacam ainda a política de valorização profissional e a necessidade de promover gestão por competências e capacitação contínua.

Comentários
Acre
Acre tem sexta-feira de tempo instável e risco de chuvas fortes em todas as regiões do estado
Previsão indica clima abafado, alta umidade e precipitações pontuais, algumas intensas, de leste a oeste do Acre; temperaturas variam entre 22°C e 32°C.

Foto: Sérgio Vale


Você precisa fazer login para comentar.