Conecte-se conosco

Acre

Sebastião Viana corre contra o tempo para reduzir desgastes dele e de seu candidato a governador

A pesquisa, em detalhes, diz que 32,7% dos entrevistados consideram o governo Sebastião péssimo, e outros 10,1% o definem como ruim. Na outra ponta, apenas 4,6% disseram classificar o atual mandatário petista como ótimo, e 16% como bom

Publicado

em

Foto: Gleilson Miranda/Secom

Na tentativa de melhorar a imagem de seu governo e ao mesmo tempo reduzir o impacto negativo de sua gestão sobre a candidatura de Marcus Viana, o governador Sebastião Viana anuncia reformas de prédios públicos; inaugurações até o final do ano, ações policiais contra a avalanche de crimes no Acre e até a retomada das atividades da Natex, a fábrica de camisinhas de Xapuri, com 100 novos postos de trabalho.

A ofensiva de Sebastião Viana a cinco meses do fim de seu governo encontra explicação nos números. Segundo pesquisa do Instituto Data Control, divulgada no sábado passado, 42,8% da população acreana desaprova a administração do petista, enquanto outros 20% a veem de forma positiva.

A pesquisa, em detalhes, diz que 32,7% dos entrevistados consideram o governo Sebastião péssimo, e outros 10,1% o definem como ruim. Na outra ponta, apenas 4,6% disseram classificar o atual mandatário petista como ótimo, e 16% como bom. Os que consideram a gestão de Sebastião como regular superam a avaliação positiva: 34,5%. Os que não sabem ou não responderam contabilizam 2,1%.

No mês de julho, coincidentemente às vésperas de uma eleição decisiva que traz sinais de um iminente apocalipse para a Frente Popular do Acre, o governador disparou anúncios de retomada de serviços em obras até então paradas e inacabadas, algumas iniciadas no governo Binho Marques, como é caso do Pronto Socorro e do Parque do Igarapé Fundo.

A sequência de anúncios do governador em sua fanpage segue sempre o termo “entrega até o final do ano”.

A agenda frenética de Sebastião para estancar o desgaste

No dia 13 de julho, o governador em visita ao Loteamento Andirá prometera que ainda em 2018 seu governo concluirá
344 casas destinadas a famílias de áreas alagadiças; no dia 14, o petista vai a Manuel Urbano e entrega ambulância; no dia 16, o petista vai à Cidade do Povo e informa investimentos de mais R$ 29 milhões na construção de quatro escolas, uma delegacia, segundo ele a maior do Estado, e uma Escola de Gastronomia. No mesmo dia, Viana aparece no canteiro de obras da construção do Hospital do Câncer de Barretos do Acre, localizado na Estrada do Amapá, em Rio Branco, que vai ser inaugurado em outubro.

Já no dia 17, o chefe do Palácio divulga fotos de construção de vias às margens do igarapé Fundo. Um dia depois, o governador vai a Sena Madureira e informa sobre a ampliação do presídio Manoel Neri. No dia 19 de julho, Sebastião, em agenda em Cruzeiro do Sul, anuncia a retomada das obras da UPA da cidade no valor de R$ 3 milhões. Entre um anúncio e outro, o governador e sua assessoria fazem questão de divulgar as operações policiais, em meio a uma enxurrada de críticas ao governo por causa da onda de crimes.

Também no mês de julho, o governo anunciou as reformas de espaços históricos abandonados nos últimos anos como o Memorial dos Autonomistas e o Museu da Borracha, em Rio Branco.

Comentários

Continue lendo
Publicidade

Acre

Rio Tarauacá apresenta leve diminuição, mas município mantém estado de alerta

Publicado

em

O nível do Rio Tarauacá apresentou uma leve diminuição na manhã deste domingo (28), após atingir 9,91 metros à meia-noite. Às 6h, o rio marcou 9,87 metros, indicando uma pequena baixa no volume de água. Apesar disso, o município segue em estado de alerta devido à elevação dos igarapés, que continuam desaguando no rio. De […]

Fonte: Conteúdo republicado de AC24HORAS

Comentários

Continue lendo

Acre

Em Sena Madureira, ribeirinha encontra motor preso a estacas após repiquete

Publicado

em

Moradora da zona ribeirinha do Rio Macauã, em Sena Madureira (AC), encontrou neste domingo (28) um motor que teria sido arrastado pela correnteza e acabou ficando apoiado sobre estacas cravadas no leito do rio. O achado chamou a atenção para os efeitos da elevação do nível das águas na região. Segundo o relato, o objeto […]

Fonte: Conteúdo republicado de AC24HORAS

Comentários

Continue lendo

Acre

Rio Acre ultrapassa 15 metros e mantém Rio Branco em estado de atenção máxima

Publicado

em

Nível do rio segue em elevação, famílias estão desabrigadas e chuvas de dezembro quase dobram média histórica

O nível do Rio Acre continua em elevação e atingiu 15,04 metros ao meio-dia deste domingo (28), conforme boletim divulgado pela Defesa Civil Municipal de Rio Branco. O volume já supera a cota de transbordo, fixada em 14 metros, e mantém a capital acreana em estado de atenção máxima.

De acordo com as medições oficiais, o rio marcava 14,86 metros às 5h21, subiu para 14,94 metros às 9h e alcançou 15,04 metros ao meio-dia, confirmando a tendência de alta ao longo do dia. Apesar da elevação, não houve registro de chuva nas últimas 24 horas em Rio Branco.

A cota de alerta do Rio Acre é de 13,50 metros e a de transbordo, 14 metros — ambas ultrapassadas desde o sábado (27).

Situação dos rios e afluentes
Além do Rio Acre em Rio Branco, outros municípios e afluentes também apresentam níveis elevados neste domingo (28). Na Aldeia dos Patos, o rio marca 3,27 metros, em elevação. Em Assis Brasil, o nível é de 4,50 metros, em declínio. Em Brasiléia, o rio registra 8,63 metros, com tendência de subida.

Em Xapuri, o Rio Córrego Dolores apresenta 9,48 metros, em estabilização, enquanto o Rio Xapuri atinge 10,67 metros, em elevação. Em Capixaba, o nível chegou a 10,26 metros, também em alta. No Espalha, o rio marca 10 metros, com tendência de subida. O Riozinho do Rola atingiu 14,36 metros e, em Porto Acre, o Rio Acre registra 9,99 metros, ambos em elevação.

Famílias desabrigadas
Em Rio Branco, até a manhã deste domingo (28), a Defesa Civil contabiliza 34 famílias desabrigadas, totalizando 115 pessoas acolhidas em abrigos municipais. Além disso, seis famílias indígenas, somando ao menos 47 pessoas, estão abrigadas na Escola Estadual Leôncio de Carvalho.

As equipes da Defesa Civil Municipal, em conjunto com outras secretarias e o Corpo de Bombeiros, seguem atuando no monitoramento das áreas de risco, na retirada preventiva de famílias e na oferta de acolhimento emergencial.

O volume de chuvas registrado em Rio Branco em dezembro é significativamente superior à média histórica. Até este domingo (28), o acumulado chegou a 483 milímetros, enquanto o esperado para o mês é de aproximadamente 265 milímetros — um volume 97% acima da média. Somente nos últimos quatro dias, foram registrados 246 milímetros de chuva, índice que, isoladamente, já supera a média prevista para todo o mês de dezembro.

Comentários

Continue lendo