Acre
Sebastião e mais oito governadores são barrados em visita a Lula e solicitam audiência com a presidente do STF
Esta é a segunda vez em menos de duas semanas que o governado Sebastião Viana deixa o cargo para visitar o ex-presidente Lula
O governador do Acre, Sebastião Viana, do PT, que entregou o cargo de chefe do executivo para a presidente do Tribunal de Justiça, a desembargadora Denise Bonfim, e viajou para Curitiba para mais uma vez hipotecar solidariedade ao ex-presidente Lula (PT) que foi preso após condenação pelos crimes de corrupção e lavagem de dinheiro, foi barrado juntamente com oito governadores na portaria do presido da sede da Polícia Federal por determinação do juiz Sergio Moro.
Segundo informações dos jornais de circulação nacional, o juiz Sergio Moro decidiu que o ex-presidente petista não terá esquema diferenciado em visitações, apesar de estar preso em Sala do Estado Maior. Moro destaca que nenhum outro privilégio foi concedido a Lula, inclusive quanto a visitações, aplicando-se o regime geral de visitas da carceragem da Polícia Federal, “a fim de não inviabilizar o adequado funcionamento da repartição pública”.
Insatisfeitos com a decisão da Justiça, Sebastião e outros oito governadores que deixaram as obrigações de seus cargos em seus estados para visitar o presidente Lula, redigiram e encaminharam um pedido de audiência com a presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministra Cármem Lúcia, com a justificativa que “nós, governadores de Estado do Brasil, solicitamos audiência para tratar de temas da pauta federativa e das garantias constitucionais”.
Esta é a segunda vez em menos de duas semanas que o governado Sebastião Viana deixa o cargo para visitar o ex-presidente Lula. Na semana passada, ele viajou para o Estado de São Paulo onde acompanhou o julgamento do Habeas Corpus preventivo que foi negado pela maiorias dos ministros do STF, na sede do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, em São Bernardo do Campo, juntamente outros governadores e políticos simpatizantes do ex-presidente.
Após tomarem conhecimento da decisão de proibição de visitas assinada pelo juiz Sérgio Moro, os governadores decidiram escrever uma carta ao ex-presidente Lula, destacando o apoio irrestrito ao cardeal petista. Sebastião Viana e os outros oito governadores assinaram a mensagem escrita à mão, antes de procurarem reverter mais uma decisão que eles consideram arbitrária com a ajuda da presidente do Supremo Tribunal Federal a quem solicitaram audiência.
Comentários
Acre
Câmara aprova pacote de projetos sobre enchentes, educação e eventos públicos
Por Saimo Martins
Durante a sessão ordinária desta quinta-feira (12), a Câmara Municipal de Rio Branco aprovou uma série de projetos de lei voltados à proteção da população afetada por enchentes, à moralização de eventos públicos e ao fortalecimento da educação municipal. Ao todo, seis matérias foram apreciadas e receberam parecer favorável dos parlamentares.
Remissão de IPTU para imóveis atingidos por enchentes
Entre os projetos aprovados, está uma matéria do Poder Executivo que dispõe sobre a remissão do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) e da Taxa de Remoção de Resíduos Sólidos e Entulhos para imóveis residenciais edificados atingidos por enchentes, inundações e alagamentos decorrentes das fortes chuvas ocorridas em Rio Branco.
A proposta tem caráter emergencial e busca oferecer alívio fiscal a famílias afetadas por desastres naturais, isentando temporariamente os contribuintes impactados.
Fim das inaugurações de obras públicas inacabadas
Também foi aprovado o projeto de autoria do vereador Éber Machado (MDB) que proíbe a inauguração de obras públicas inacabadas no município de Rio Branco. A proposta visa aumentar a transparência e a responsabilidade da gestão pública, impedindo cerimônias simbólicas de entrega sem a efetiva conclusão e funcionalidade da obra.
Proibição do uso recreativo de embarcações motorizadas em alagamentos
De autoria do vereador Fábio Araújo, outro projeto aprovado proíbe o uso recreativo de embarcações motorizadas durante períodos de enchentes e alagamentos na capital acreana. A proposta ainda estabelece penalidades mais severas quando o município estiver sob situação de emergência ou calamidade pública.
Restrições em eventos públicos familiares
Foi aprovado ainda o projeto do vereador Zé Lopes que proíbe a contratação de shows, artistas ou utilização de músicas com apologia sexual explícita em eventos públicos classificados como “familiares” e abertos à participação de crianças e adolescentes. A medida visa proteger o público infantojuvenil de conteúdos inadequados, especialmente em atividades promovidas com recursos públicos.
Homenagem à presidente do Sinteac
A Câmara também aprovou uma moção de aplauso à professora Rosana Nascimento, presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Acre (Sinteac), em reconhecimento à sua trajetória à frente da entidade e por sua recente reeleição, conquistada com votação expressiva da categoria.
Hortas e Fazendinhas nas escolas
Encerrando a lista de votações, foi aprovado o projeto de lei do presidente da Casa, vereador Joabe Lira, que institui o programa “Hortas e Fazendinhas nas Escolas Municipais”. A iniciativa visa promover educação ambiental, segurança alimentar e o contato direto dos alunos com práticas sustentáveis e de cultivo urbano.
Comentários
Acre
Incêndio em estande do BOPE em Rio Branco assusta moradores com nuvem de fumaça tóxica
Chamas atingiram pneus usados em treinamentos; fogo foi controlado pelo Corpo de Bombeiros
Um incêndio de pequenas proporções atingiu, na tarde desta quinta-feira (12), uma área do estande de tiro do Batalhão de Operações Especiais (BOPE), localizado na Estrada Dias Martins, bairro Ipê, em Rio Branco. O fogo começou após um policial militar que realizava treinamento deixar, acidentalmente, um tambor com fogo próximo a pneus armazenados no local.
Segundo relatos de militares que estavam de serviço, o vento espalhou as chamas, que rapidamente atingiram cerca de 50 pneus, provocando uma intensa fumaça preta e tóxica. A nuvem foi vista de diversos pontos da capital, gerando preocupação entre moradores da região da Chácara Ipê.
Diante da situação, os próprios militares acionaram o Corpo de Bombeiros do 3º Batalhão. A equipe chegou rapidamente e conseguiu controlar o incêndio antes que se alastrasse. Ninguém ficou ferido.
Apesar de controlado, o incidente chamou a atenção para os riscos de armazenamento inadequado de materiais inflamáveis em ambientes de treinamento. As autoridades devem apurar as circunstâncias do acidente e avaliar medidas de prevenção para evitar novos episódios.
Comentários
Acre
Segurança dá início à operação Sejusp em Ação com foco no combate à criminalidade em Rio Branco e interior do Acre
Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (SEJUSP) deu início a operação Sejusp em Ação, com objetivo de reforçar o combate à criminalidade em Rio Branco e demais municípios estratégicos do estado. A operação iniciou nesta quinta-feira (12) segue até o dia 31 de dezembro de 2025.
Com foco no enfrentamento direto a crimes como roubo e furto de veículos, porte ilegal de arma de fogo, tráfico de entorpecentes e na captura de foragidos da justiça, a operação mobiliza efetivos do Grupo Especial de Fronteira (GEFRON), além de outras forças de segurança pública estaduais. A colaboração da população, por meio de denúncias anônimas, é essencial para o sucesso da operação. As denúncias podem ser feitas pelo Disque 181, de forma sigilosa.
O secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública do Acre, José Américo Gaia, destacou o caráter preventivo e repressivo da ação. “Nossa meta é prender foragidos, tirar armas ilegais das ruas, desarticular o tráfico e reduzir drasticamente os indicadores de violência. Essa é uma ação coordenada, que une inteligência e presença territorial do Estado”, ressaltou.
A ação começou na capital, Rio Branco, mas será estendida para os municípios de Cruzeiro do Sul, Brasiléia, Tarauacá e Sena Madureira, envolvendo áreas de fronteira e localidades em todas as regionais.
Segundo o coordenador do GEFRON, Assis dos Santos, a presença ostensiva é fundamental para ampliar a sensação de segurança da população. “Estamos empregando inteligência, mobilidade e estratégia para atuar em pontos estratégicos da capital e do interior. A segurança está comprometida em restabelecer a tranquilidade em todas as regionais. Esta operação será constante”, afirmou.
A operação conta com patrulhamentos ostensivos fixos e móveis, bloqueios policiais em pontos estratégicos e ações de inteligência, com base em dados de indicadores criminais, denúncias anônimas e demandas da comunidade.
Nas três regionais de Rio Branco, as equipes vão atuar com abordagens, revistas, patrulhamentos. A operação terá continuidade e desdobramentos em todo o segundo semestre, com reforço em, quando tradicionalmente há aumento na circulação de pessoas.
Você precisa fazer login para comentar.