Extra
Saúde recomenda os cuidados para evitar covid-19 nas festas de fim de ano

A Sesacre reforça a informação de que vacinar-se continua sendo a principal medida de proteção. Foto: Odair Leal/Sesacre
A vacinação continua sendo a principal medida de prevenção contra a covid-19
O governo do Estado, por meio da Secretaria de Saúde do Acre, alerta para os cuidados que devem ser mantidos pela população, durante as festas de fim de ano, para reduzir os riscos de contágio pela covid-19 e outras doenças respiratórias, como a gripe. Segundo a secretária de Estado de Saúde, Paula Mariano, a vacinação continua sendo a principal medida de proteção.
“Os cuidados com aqueles que pertencem ao chamado grupo de risco, como idosos, pessoas com comorbidade e imunossuprimidos, devem ser redobrados. É primordial que todos os presentes nas festividades de fim de ano estejam vacinados”, afirma.
A vacina infantil contra a covid-19 está disponível nas unidades de saúde para bebês prematuros extremos e crianças de 6 meses a 4 anos, 11 meses e 29 dias, com ou sem comorbidades, assim como para as crianças de 3 a 11 anos.

Renata Quiles, coordenadora estadual de Imunizações, pede que população se vacine. Foto: Diego Gurgel/Secom
De acordo com a coordenadora do Programa Nacional de Imunização (PNI) no Acre, Renata Quiles, qualquer pessoa com 12 anos ou mais pode tomar a 1ª, 2ª e 3ª dose da vacina, respeitando o intervalo entre as doses.
“A 4ª dose é destinada aos maiores de 18 anos que tenham recebido as três doses da vacina. O intervalo é também de quatro meses entre as aplicações. Já as pessoas imunocomprometidas com 18 anos ou mais podem tomar a 5ª dose. A vacina contra a gripe continua disponível para toda a população a partir dos 6 meses de idade”, salientou Renata Quiles.
O ideal é completar o esquema vacinal da covid-19 com antecedência de, ao menos, 14 dias antes dos encontros e eventos. “Outras medidas, como dar preferência para espaços abertos e ventilados, higienizar as mãos com álcool em gel ou água e sabão também são importantes”, explicou, ressaltando que aqueles que apresentarem sintomas de covid-19, ainda que leves, devem evitar estar presentes nas festividades.
“Recomendamos às pessoas com sintomas da doença ou que tiveram contato com alguém que testou positivo há quatro ou cinco dias que realizem o teste nas unidades de saúde”, completou Renata Quiles.
Comentários
Extra
Pastor morre atropelado ao deixar culto na Estrada do Calafate, em Rio Branco
Motociclista de 18 anos não possui habilitação e apresentava sinais de ingestão de álcool
O pastor da Igreja Assembleia de Deus, Leonildo Ferreira de Souza, de 65 anos, morreu na manhã deste sábado (15) após ser atropelado na Estrada do Calafate, no bairro Calafate, em Rio Branco. O acidente ocorreu no momento em que o líder religioso saía de um culto e tentava atravessar a via.
Segundo testemunhas, Leonildo foi atingido por uma motocicleta modelo Titan, de cor vermelha e placa SQR-6H83, conduzida por Bruno Eduardo Lima da Silva, de 18 anos, que seguia no sentido bairro–centro. De acordo com relatos, o jovem não possui Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e apresentava sinais de possível ingestão de bebida alcoólica.
Fiéis que estavam no local acionaram o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), que enviou equipes de suporte básico e avançado. Ao chegarem, os socorristas constataram o óbito do pastor ainda na via.
O condutor da motocicleta sofreu escoriações e foi encaminhado à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da Baixada da Sobral. Após receber alta médica, ele deverá ser conduzido à Delegacia de Flagrantes (Defla), onde serão adotadas as medidas cabíveis.
Policiais militares isolaram a área para os trabalhos da perícia técnica e confeccionaram o Boletim de Acidente de Trânsito (BAT). O corpo foi removido e encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML) para exames cadavéricos. A motocicleta envolvida no acidente foi retirada do local com o auxílio de um guincho.
Comentários
Extra
Segunda noite de carnaval é considerada tranquila na região do Alto Acre
Forças de segurança reforçam policiamento e registram poucas ocorrências durante as festividades
A segunda noite de carnaval na região do Alto Acre foi avaliada como tranquila pelas forças de segurança. A atuação integrada contou com reforço do Grupo Especial de Fronteira (Gefron), da Polícia Militar, por meio do 5º Batalhão, e da Polícia Civil.
De acordo com o comandante do 5º Batalhão da Polícia Militar, major Thales Rafael, não foram registradas ocorrências relevantes relacionadas às festividades em Brasiléia, onde ocorre um evento privado, e o clima foi considerado pacífico também nas demais áreas monitoradas.
Em Xapuri, houve o registro de uma ocorrência de tráfico de drogas durante o evento, além de uma situação isolada de vias de fato. Ainda assim, segundo o comandante, o cenário geral foi de tranquilidade.
O policiamento foi intensificado, especialmente nas pontes da região, com atuação conjunta da Polícia Militar e do Gefron. A medida tem como objetivo prevenir crimes como roubos e coibir ações criminosas na faixa de fronteira com a Bolívia.
As forças de segurança seguem com operações durante o período carnavalesco para garantir a ordem pública e a segurança dos foliões.
Comentários
Extra
Homem é baleado em tentativa de homicídio atrás de escola em Brasiléia
Criminosos em três motocicletas efetuaram disparos e fugiram; vítima foi socorrida pelo Samu
Uma tentativa de homicídio foi registrada na noite desta sexta-feira (13), por volta das 20h45, na Rua Ayrton Senna, no bairro Leonardo Barbosa, em Brasiléia. O crime ocorreu em via urbana, nos fundos da Escola Elson Dias Dantas.
De acordo com informações repassadas pela Polícia Militar, a guarnição foi acionada via Copom para averiguar uma ocorrência envolvendo disparos de arma de fogo. Ao chegar ao local, os policiais encontraram um homem caído ao solo, com uma perfuração na região do tórax, possivelmente provocada por tiro.
Testemunhas relataram que a vítima estava sentada sob uma árvore quando três motocicletas passaram pelo local. Os ocupantes efetuaram diversos disparos e fugiram em seguida, tomando rumo ignorado.
O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi acionado e realizou os primeiros atendimentos ainda no local. Em seguida, a vítima foi encaminhada ao hospital para avaliação médica.
A Polícia Militar realizou buscas nas imediações na tentativa de localizar os suspeitos, mas até o momento ninguém foi preso. O caso foi encaminhado à delegacia para adoção das medidas cabíveis e deverá ser investigado.


























Você precisa fazer login para comentar.