Conecte-se conosco

Flash

Saúde realiza mutirão de consultas pré-operatórias na Regional do Alto Acre

Publicado

em

Dando seguimento aos trabalhos do Opera Acre, o governo do Estado, por meio da Secretaria de Saúde (Sesacre), realizou nesta sexta-feira e sábado, 10 e 11, um mutirão de consultas pré-operatórias para cirurgia-geral, com pacientes dos municípios de Xapuri, Brasileia, Epitaciolândia e Assis Brasil.

Pacientes aguardando o início dos atendimentos em Xapurí. Foto: Odair Leal/Sesacre

Foram atendidas 112 pessoas que aguardavam na fila de espera para a realização das consultas. Além do atendimento ambulatorial, foram realizados os exames de eletrocardiograma, raio-x, hemograma completo, e a avaliação do risco cirúrgico pelo cardiologista.

“Dessa vez, a ação foi descentralizada da Regional. Os pacientes não precisaram se deslocar para o hospital referência do Alto Acre, pois foram atendidos em seus respectivos municípios. Isso traz mais comodidade e qualidade no atendimento”, declarou o coordenador da Regional de Saúde do Alto Acre, Pablo Araújo.

Na ação foram realizados os exames que compõem a avaliação para o risco cirúrgico, como o eletrocardiograma, por exemplo. Foto: Odair Leal/Sesacre

De acordo com o cirurgião-geral, Yotaro Camargo Suzuki, aproximadamente 98% dos usuários atendidos na ação foram classificados dentro da especialidade, com necessidade de operar.

De acordo com o cirurgião, Yotaro Camargo Suzuki, o mutirão traz um benefício grande para a população, pois foram atendidos dentro do padrão que é oferecido em Rio Branco Foto: Odair Leal/Sesacre

“A equipe veio ao município avaliar os pacientes e diagnosticar se eles, realmente, têm patologias ou doenças cirúrgicas. Feito o diagnóstico, nós os preparamos para que possam ser submetidos às cirurgias. A nossa proposta cirúrgica vai ser concluída daqui a alguns dias, para que eles possam ficar curados das suas doenças”, relatou.

Foram atendidas 112 pessoas que aguardavam na fila de espera para a realização das consultas. Foto: Odair Leal/Sesacre

Segundo o assessor do Complexo Regulador da Sesacre, Relben Ferreira, o objetivo da ação é promover celeridade aos processos. “Eles sairão daqui, praticamente, com a cirurgia pré-agendada. O mutirão de cirurgia, para esses pacientes, está previsto para ser realizado no último final de semana de março, no Hospital Regional do Alto Acre, em Brasileia’, informou.

Relatos dos pacientes

“Estou com duas hérnias. Há três anos aguardo pela cirurgia, pensava que não ia dar mais tempo. Tenho um filho pequeno e sou eu quem cuido, então tinha medo de algo acontecer comigo. A doença me impediu até de trabalhar, vivo porque as pessoas me ajudam, mas agora acredito que está acabando e eu vou fazer minha cirurgia”, relatou o João Barroso de Azevedo, 62 anos, morador de Xapuri.

Odete Batista Pereira reside na zona rural de Epitaciolândia, e desde maio de 2022 aguarda a retirada de um cisto no braço. “Eu me preocupei porque está crescendo, por isso procurei atendimento em Rio Branco, mas pedi para a médica me referenciar para Brasileia. A gente agradece essa ação aqui, mais perto da nossa casa”, falou.

Para o comerciante de Assis Brasil, Sergio Monteiro de Lima, de 52 anos, a espera pela cirurgia está, finalmente, acabando. “A hérnia impossibilita a gente de fazer força, de trabalhar. A cirurgia vai me ajudar, pois minha esposa é cadeirante e essa doença me impede, muitas vezes, de ajudá-la”, contou.

“Há nove anos sofro com a vesícula. Muitas vezes fui para no hospital, tendo que enfrentar o ramal debaixo de chuva. Mas só fui procurar o SUS, para realizar a cirurgia, no ano passado. Meu sonho é voltar a me alimentar com dignidade, sem receios do que pode fazer mal. Fico grato aos governantes e à equipe da saúde por trazer esse atendimento para cá”, relatou o professor da rede municipal de Assis Brasil, Alisson Rocha.

Comentários

Continue lendo
Publicidade

Flash

Tião Bocalom, inaugura o Mercado Municipal do São Francisco e defende modelo de gestão compartilhada

Publicado

em

O prefeito de Rio Branco, Tião Bocalom, inaugurou o Mercado Municipal do São Francisco, localizado na parte alta da cidade. A obra, avaliada em mais de R$ 1,3 milhão, integra a estratégia da gestão municipal para fortalecer o comércio local e a agricultura familiar. A estrutura deverá começar a funcionar em breve e será gerida por meio de uma parceria com a iniciativa privada.

Durante a inauguração, o prefeito destacou que o mercado atende a uma demanda antiga da comunidade e defendeu o modelo de gestão compartilhada para garantir mais eficiência e sustentabilidade. Ele informou que a prefeitura lançará um edital para escolher a administração do mercado.

Foto: Whidy Melo/ac24horas

Foto: Whidy Melo

Tião Bocalom ressaltou que o mercado foi possível graças a recursos federais com contrapartida municipal e que o novo modelo segue práticas adotadas em outras cidades. Ele enfatizou a necessidade do mercado ser autossustentável, pois os comerciantes precisam gerar renda sem que o poder público arque sozinho com os custos. A nova estrutura foi planejada para oferecer melhores condições sanitárias, principalmente por ser um espaço de comercialização de alimentos.

O vice-prefeito Alysson Bestene destacou que o mercado está inserido no projeto “Produzir para Empregar”, focado na geração de renda pela agricultura familiar. Ele lembrou que a região tem forte vocação comercial e agrícola, com comunidades próximas que agora terão um local adequado para vender seus produtos, fomentando emprego e economia local. O mercado contará com dez boxes comerciais e uma área destinada à feira.

Foto: Whidy Melo/ac24horas

Foto: Whidy Melo

O secretário municipal de Agricultura, Eracides Caetano, reforçou que o mercado amplia as possibilidades de escoamento da produção dos pequenos agricultores, beneficiando cerca de 2.400 famílias cadastradas em programas de apoio à agricultura familiar. Ele destacou o trabalho contínuo da prefeitura na zona rural, com assistência técnica, insumos e apoio logístico gratuitos para os produtores.

Para os moradores, o mercado representa uma conquista importante. O líder comunitário Paulo da Silva Pinheiro, um dos fundadores do bairro São Francisco, ressaltou o impacto positivo no dia a dia da população, citando como exemplo a realização da Feira do Peixe na Semana Santa, evitando a necessidade de deslocamento até o centro da cidade. Ele também destacou a praticidade de ter verduras, legumes e outros produtos à disposição no próprio bairro.

Foto: Whidy Melo/ac24horas

Foto: Whidy Melo

Comentários

Continue lendo

Flash

Jorge Viana lidera rejeição na disputa pelo Senado no Acre, aponta pesquisa Delta

Publicado

em

Levantamento mostra cenário desfavorável para pré-candidato do PT no Acre

A pesquisa divulgada pelo Instituto Delta Agência de Pesquisa nesta segunda-feira (23) sob número do registro TRE AC-08354/2026,  aponta um cenário de alta rejeição para alguns nomes na corrida pelo Senado no Acre.

De acordo com os dados, o ex-senador e ex-governador Jorge Viana aparece como o mais rejeitado, com 23,86% das menções entre os eleitores entrevistados.

Na segunda colocação está o senador Sérgio Petecão, que deve disputar a reeleição, com 17,79%. Em terceiro lugar surge Inácio Moreira, com 15,60%.

O governador Gladson Cameli aparece em quarto, com 10,24%, seguido pelo senador Márcio Bittar, que registra 7,26%.

A ex-deputada federal Mara Rocha soma 5,37% de rejeição, enquanto o deputado federal Dr. Eduardo Veloso aparece com 3,38%.

Os números reforçam que, além da intenção de voto, a rejeição deve ter peso importante na definição do cenário eleitoral nos próximos meses.

Comentários

Continue lendo

Flash

URGENTE: quatro detentos fogem de presídio em Cruzeiro do Sul

Publicado

em

Fuga ocorreu após abertura de buraco na cela; operação de recaptura já foi iniciada

Quatro detentos fugiram do presídio Manoel Neri, em Cruzeiro do Sul, após abrirem um buraco na estrutura de uma cela e conseguirem acesso à laje da unidade prisional.

De acordo com o Instituto de Administração Penitenciária do Acre (Iapen-AC), a fuga aconteceu no bloco 3 do presídio e foi confirmada na manhã desta segunda-feira (23).

Os foragidos foram identificados como Izaqueu da Conceição Lima, João Paulo Lima de Souza, Railon Rodrigues Lopes e Robson Rodrigues da Silva.

Assim que a fuga foi detectada, uma operação de recaptura foi iniciada, com atuação da Polícia Penal e apoio de outras forças de segurança. Até o momento, não há informações sobre o paradeiro dos detentos.

O caso segue sendo acompanhado pelas autoridades, que intensificaram as buscas na região.


Nota pública sobre a fuga de quatro detentos em Cruzeiro do Sul

O governo do Estado, por meio do Instituto de Administração Penitenciária (Iapen), informa que foi identificada a fuga de quatro presos da Divisão de Estabelecimento Penal de Cruzeiro do Sul, Bloco 3, Cela 16, na madrugada desta segunda-feira, 23. Os detentos fugiram pela laje da cela, após fazerem um buraco na estrutura.

Estão foragidos:

Izaqueu da Conceição Lima
João Paulo Lima de Souza
Railon Rodrigues Lopes
Robson Rodrigues da Silva

De imediato, iniciou-se a operação de recaptura. A Polícia Penal, junto as demais forças de segurança do estado, estão empregando todos os esforços para recapturar os foragidos.

Marcos Frank Costa
Presidente do Iapen

Comentários

Continue lendo