Geral
Saúde realiza mais uma etapa de mutirão de cirurgias no Alto Acre

Visando diminuir as filas de cirurgias e descentralizar esse tipo de serviço levando para o mais perto possível da população consultas, exames e cirurgias, o governo do Estado, por meio da Secretaria de Saúde do Acre (SESACRE) realizou neste final de semana, mais uma etapa do Opera Acre, contemplando os pacientes do município de Brasileia, Xapuri, Epitaciolândia e Assis Brasil na região do Alto Acre.
No total 50 pacientes foram cirurgiados na especialidade de cirurgia geral que abrange a colecistectomia, hérnia umbilical, hidrocele bilateral, frenectomia e outros. Os procedimentos foram realizados no Hospital Raimundo Chaar no município de Brasiléia com ajuda de 30 profissionais da saúde.
A chefe da regulação de cirurgias da Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre), Shirley Nascimento, explicou que os procedimentos foram relançados em fevereiro deste ano, já atendeu mais de 500 pacientes e está acontecendo em todos os municípios que possui centro cirúrgico.
“Sobre o projeto Opera Acre ele foi lançado ano passado e relançado para atender a população no dia 4 de fevereiro deste ano em Senador Guiomard e no dia 11 no Alto Acre. O projeto está agora acontecendo simultaneamente em todos os municípios que contém centro cirúrgico. Nesse final de semana está acontecendo aqui no Alto Acre, atendemos os pacientes aqui dos quatro municípios desta regional, está acontecendo também em cruzeiro do Sul com as cirurgias ginecológicas e no hospital Ary Rodrigues em Senador Guiomard, fazendo cirurgias de proctologia, que são, as fístulas e hemorroidas. Este ano de fevereiro até hoje já operamos mais de 500 pessoas. Todos os meses a gente faz o cronograma cirúrgico para poder estar atualizando essa fila de espera. Aqui no Alto Acre já atualizamos, hoje a gente consulta para gente poder operar, porque a fila daqui, a demanda do município ia para Rio Branco e hoje ela não vai mais nessa especialidade de cirurgia geral. O especialista vêm no início do mês, gera a demanda, faz as consultas de primeira vez, e gerando essa demanda a gente vêm com o projeto no final do mês para poder operar esses pacientes. Enfim o Alto Acre hoje está com demanda zero de consultas para Rio Branco, o paciente não precisa mais se deslocar para capital,” disse Shirley.

Para o Funcionário Público que trabalha na educação, Raimundo Nonato Ribeiro do Nascimento, de 47 anos, que fez uma cirurgia de colecistectomia – que é a remoção da vesícula biliar por meio de um corte abdominal, o projeto Opera Acre vêm sendo de suma importância para toda sociedade e satisfatório.
“O projeto Opera Acre é de extrema importância para nossa população, muitos estavam aguardando por uma cirurgia. É muito satisfatório, inclusive eu tive pesquisando até os preços da cirurgia, tinha pressa porque trabalho na educação e não queria passar outra vez pelo problema que passei, a crise que tive senti muita dor. Graças a Deus fui chamado agora com o projeto Opera Acre e deu tudo certo”, disse o funcionário público.
O Secretário de Saúde Pedro Pascoal falou da importância do Opera Acre e acredita que em um intervalo médio de tempo os municípios se tornarão regionalizados e minimamente independentes em relação às cirurgias.
“O Opera Acre tá se tornando, na verdade, um programa de regionalização, onde os municípios estão tendo a rotina de ter cirurgiões para fazer cirurgias eletivas, a princípio nós estamos mostrando o quão importante é regionalizar, deixar os municípios o mínimo de estruturação, e a ideia é que a gente consiga em um período médio de tempo colocar cirurgiões de plantão para que de fato esses municípios, eles se tornem regionalizados e minimamente independentes,” concluiu o Secretário de Saúde.
Comentários
Geral
Homem é morto a facadas na zona rural de Cruzeiro do Sul na véspera de Ano-Novo
Crime ocorreu na Vila Lagoinha, às margens da BR-364; este é o segundo homicídio registrado no Vale do Juruá em menos de 24 horas
Um homem ainda não identificado foi morto a facadas na Vila Lagoinha, localizada às margens da BR-364, na zona rural de Cruzeiro do Sul, na madrugada desta quarta-feira (31). O corpo foi recolhido pelo Instituto Médico Legal (IML).
De acordo com a Polícia Militar, a vítima foi encontrada caída na via pública por volta das 4h da manhã. As Polícias Civil e Militar estiveram no local para os procedimentos iniciais, e o caso passou a ser investigado. Até o momento, ninguém foi preso.
Este é o segundo homicídio registrado na região do Vale do Juruá na véspera do Ano-Novo. Também nesta quarta-feira (31), em Mâncio Lima, Carlos César de Souza da Silva, de 24 anos, foi morto a tiros dentro de uma residência no bairro Cobal.
Carlos era suspeito de ter assassinado o próprio primo a facadas no mês de novembro, após uma discussão envolvendo a divisão de carne de tatu. A Polícia Civil investiga se há relação entre os casos e segue apurando as circunstâncias dos crimes.
Comentários
Geral
Suspeito de matar primo por disputa envolvendo carne de tatu é executado a tiros em Mâncio Lima
Homem de 24 anos foi assassinado dentro de residência no bairro Cobal; polícia investiga possível ligação com homicídio ocorrido em novembro

Carlos César de Souza da Silva, de 24 anos, foi morto a tiros dentro de uma residência no bairro Cobal, em Mâncio Lima, nesta quarta-feira (31). Ele era suspeito de ter assassinado o próprio primo, Claudemir Cruz Vieira, de 26 anos, em um crime ocorrido no mês de novembro, após uma discussão envolvendo a divisão de carne de tatu.
O corpo foi recolhido pelo Instituto Médico Legal (IML). A Polícia Militar realizou diligências na região, enquanto a Polícia Civil esteve no local para iniciar as investigações e apurar se a execução tem relação direta com o homicídio registrado anteriormente.
O primeiro crime aconteceu no dia 30 de novembro, na Comunidade São Salvador, zona rural do município. De acordo com a Polícia Militar, os dois primos passaram a noite ingerindo bebida alcoólica e acabaram se desentendendo por causa da divisão da carne de um tatu caçado no dia anterior. Durante a briga, Carlos teria desferido golpes de faca contra Claudemir, que não resistiu aos ferimentos.
Após o homicídio, Carlos foi contido por familiares e levado à Comunidade Belo Monte, onde acabou sendo preso pela Polícia Militar. Ele recebeu atendimento médico no Hospital Doutor Abel Pinheiro Maciel Filho e, em seguida, foi encaminhado à delegacia. A arma utilizada no crime não foi localizada.
A Polícia Civil segue investigando as circunstâncias da morte de Carlos César e a possível motivação do assassinato.
Comentários
Geral
Vídeo: Incêndio de grandes proporções destrói residência no bairro José Augusto, em Rio Branco
Uma residência foi consumida por um incêndio de grandes proporções na tarde desta terça-feira (30), na Rua Atlético Grêmio Sampaio, no bairro José Augusto, em Rio Branco. As chamas puderam ser vistas a longa distância e mobilizaram moradores, Corpo de Bombeiros e Polícia Militar.
Segundo testemunhas, havia pessoas dentro do imóvel no momento em que o fogo começou. Ao perceberem as chamas, os moradores conseguiram deixar a casa rapidamente e pediram ajuda a vizinhos. Com baldes de água, os moradores da região conseguiram resfriar as duas casas vizinhas, evitando que o incêndio se alastrasse para outros imóveis.
O Corpo de Bombeiros Militar foi acionado e enviou duas guarnições ao local. Após um trabalho intenso de combate às chamas, o fogo foi controlado e foi iniciado o rescaldo para eliminar focos remanescentes.
A Polícia Militar isolou as ruas transversais para garantir a segurança da área e facilitar a atuação dos bombeiros. Não houve registro de feridos.
A família que morava na residência atingida foi amparada por vizinhos e recebeu apoio imediato. Após o controle total do incêndio e a conclusão do rescaldo, o local foi liberado para acesso dos moradores e as vias foram reabertas ao tráfego.
As causas do incêndio ainda serão apuradas.


Você precisa fazer login para comentar.