Conecte-se conosco

Geral

Saúde promove campanha em alusão ao Novembro Roxo

Publicado

em

A Secretaria de Estado de Saúde do Acre (Sesacre) está promovendo a campanha “Separação Zero, mantendo pais e bebês prematuros juntos”, em menção ao Novembro Roxo. A primeira-dama do Estado, Ana Paula Cameli, participou nesta quinta-feira, 18, do evento de celebração em alusão à data, no auditório da Maternidade Bárbara Heliodora, em Rio Branco.

Campanha “Separação Zero, mantendo pais e bebês prematuros juntos” Foto: Pedro Devani/Secom

A campanha alerta sobre o crescente número de nascimentos prematuros no Acre, formas de prevenção, a importância do pré-natal e da doação de leite materno. Palestras e oficinas práticas serão realizadas durante o dia com temas que retratam aspectos psicoafetivos, manuseio, higiene e cuidados com prematuros.

Andréia Linhares Foto: Pedro Devani/Secom

“Sarinha e eu fomos muito bem recebidas quando chegamos na maternidade, tive um tratamento de primeira. Minha filha é extremamente saudável, deixo meus agradecimentos aos profissionais. Enquanto estávamos aqui fomos muito bem cuidadas”, agradeceu a mãe da Sara, 2, Andréia Linhares.

Durante o evento, profissionais, órgãos e entidades foram homenageados com placas de honraria pelos serviços prestados na Maternidade e no Hospital da Criança.

Ana Paula Cameli agradeceu aos servidores que se empenham nessa causa tão nobre. “Minhas palavras são de agradecimento, temos muitos desafios, mas tenho certeza que a equipe trabalha com amor e dedicação. Com essa conscientização iremos fortalecer os cuidados e evitar a prematuridade”, destacou.

A primeira-dama, Ana Paula Cameli, agradeceu aos servidores que se empenham nessa causa tão nobre Foto: Pedro Devani/Secom

O que eles disseram

“Abraçamos a causa da prematuridade, que é muito importante e deve ser fortalecida. Teremos um olhar de carinho para as nossas mamães, nossas crianças e também pelos nossos profissionais”, disse a diretora-geral do Sistema Assistencial à Saúde da Mulher e da Criança (Sasmc), Laura Pontes.

“O Corpo de Bombeiros apoia essa causa, temos parceria com a maternidade. Parabéns aos profissionais por esse trabalho”, disse o comandante-geral do Corpo de Bombeiros do Acre, coronel Carlos Batista.

“É uma satisfação estar participando da abertura dessa campanha, temos que ter esse olhar sensível para a prematuridade. A cor roxa significa a sensibilidade e individualidade, refletindo o cuidado que devemos ter com essas crianças”, disse a secretária de Assistência Social, dos Direitos Humanos e de Políticas para as Mulheres (SEASDHM), Ana Paula Lima.

“Todo lugar tem dificuldades, mas diariamente temos lutados para essas dificuldades serem superadas, e isso se dá graças ao apoio do governo e dos nossos profissionais”, disse a pediatra e neonatologista, coordenadora da UTI neonatal da Maternidade Bárbara Heliodora, Socorro Avelino.

“Sabemos que não é fácil a separação das mães com os seus bebês e a nossa campanha é justamente sobre isso, sobre a importância da presença dos pais para as crianças prematuras”, disse a secretária de Estado de Saúde, Paula Mariano.

“Esse mês é muito importante, na minha família tem uma criança prematura e sei o que esses pais passam. Devemos ter um pré-natal eficiente para garantir um parto saudável para as mamães e para os bebês. O governo federal está à disposição”, disse o superintendente da Ministério da Saúde no Acre, Éden Miranda.

Comentários

Continue lendo
Publicidade

Geral

Brasileia conquista Selo Ouro e alcança marca histórica em transparência pelo Radar Nacional da Transparência Pública

Publicado

em

Por Fernando Oliveira- Secom/ Prefeitura de Brasileia

O município de Brasileia, alcançou, pela primeira vez, o Selo Ouro no Programa Nacional de Transparência Pública (PNTP), consolidando-se como referência estadual e nacional em transparência e gestão pública responsável.

O resultado foi divulgado oficialmente nesta quinta-feira (04), durante o IV Congresso Internacional dos Tribunais de Contas, realizado em Florianópolis (SC).

Com nota de 86,28%, Brasileia atingiu um dos níveis mais elevados.

Comentários

Continue lendo

Geral

Adolescente de 17 anos é encontrado morto dentro de casa em Feijó; polícia apura possibilidade de suicídio

Publicado

em

Wesley Correia, conhecido na comunidade por praticar vôlei, teve o corpo encaminhado ao IML; laudo pericial deve esclarecer as circunstâncias do óbito

Wesley era bastante conhecido na comunidade e participava ativamente de práticas esportivas, especialmente o vôlei. Foto: captada 

O adolescente Wesley Correia da Costa Nascimento, de 17 anos, foi encontrado morto dentro da própria casa na manhã desta sexta-feira (5), em Feijó. A Polícia Civil investiga as circunstâncias do óbito, e informações preliminares apontam para a possibilidade de suicídio, hipótese que ainda não foi confirmada oficialmente.

De acordo com o delegado Dione Lucas, o corpo foi encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML)e passará por exames periciais para esclarecer a causa da morte. Apenas após a conclusão dos laudos será possível determinar com precisão o que ocorreu.

Wesley era bastante conhecido na comunidade e participava ativamente de atividades esportivas, especialmente de vôlei. A notícia de sua morte causou grande comoção entre familiares e amigos, que manifestaram tristeza e surpresa nas redes sociais.

A Polícia Civil continua com as investigações e aguarda o resultado oficial da perícia para dar andamento ao caso.

Comentários

Continue lendo

Geral

PCAC prende homem de 45 anos por estupro de vulnerável em Cruzeiro do Sul

Publicado

em

A prisão integra um conjunto de ações realizadas pela DEMPCA ao longo da semana em Cruzeiro do Sul, período no qual quatro pessoas foram capturadas

DEMPCA efetua prisão de homem por estupro de vulnerável nesta sexta-feira em Cruzeiro do Sul. Foto: cedida

A Polícia Civil do Acre (PCAC), por meio da Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher e Proteção da Criança e do Adolescente (DEMPCA), realizou mais uma prisão nesta sexta-feira, 5, em Cruzeiro do Sul, reforçando as ações de combate à violência e proteção às vítimas no município.

O detido, identificado pelas iniciais D.G.A., de 45 anos, foi preso em cumprimento de mandado decorrente de condenação por estupro de vulnerável.

A prisão integra um conjunto de ações realizadas pela DEMPCA ao longo da semana em Cruzeiro do Sul, período no qual quatro pessoas foram capturadas, duas por violência doméstica e duas por estupro de vulnerável.

“As operações refletem o comprometimento das equipes da DEMPCA e demais unidades policiais em garantir a proteção de mulheres, crianças e adolescentes, além de assegurar a responsabilização de agressores”, declarou o delegado Vinícios Almeida.

Almeida destaca que seguirá empenhada no enfrentamento firme e contínuo aos crimes que atingem grupos vulneráveis, reforçando a importância das denúncias e da atuação integrada para coibir abusos e assegurar justiça às vítimas.

Comentários

Continue lendo