fbpx
Conecte-se conosco

Geral

Saúde promove campanha em alusão ao Novembro Roxo

Publicado

em

A Secretaria de Estado de Saúde do Acre (Sesacre) está promovendo a campanha “Separação Zero, mantendo pais e bebês prematuros juntos”, em menção ao Novembro Roxo. A primeira-dama do Estado, Ana Paula Cameli, participou nesta quinta-feira, 18, do evento de celebração em alusão à data, no auditório da Maternidade Bárbara Heliodora, em Rio Branco.

Campanha “Separação Zero, mantendo pais e bebês prematuros juntos” Foto: Pedro Devani/Secom

A campanha alerta sobre o crescente número de nascimentos prematuros no Acre, formas de prevenção, a importância do pré-natal e da doação de leite materno. Palestras e oficinas práticas serão realizadas durante o dia com temas que retratam aspectos psicoafetivos, manuseio, higiene e cuidados com prematuros.

Andréia Linhares Foto: Pedro Devani/Secom

“Sarinha e eu fomos muito bem recebidas quando chegamos na maternidade, tive um tratamento de primeira. Minha filha é extremamente saudável, deixo meus agradecimentos aos profissionais. Enquanto estávamos aqui fomos muito bem cuidadas”, agradeceu a mãe da Sara, 2, Andréia Linhares.

Durante o evento, profissionais, órgãos e entidades foram homenageados com placas de honraria pelos serviços prestados na Maternidade e no Hospital da Criança.

Ana Paula Cameli agradeceu aos servidores que se empenham nessa causa tão nobre. “Minhas palavras são de agradecimento, temos muitos desafios, mas tenho certeza que a equipe trabalha com amor e dedicação. Com essa conscientização iremos fortalecer os cuidados e evitar a prematuridade”, destacou.

A primeira-dama, Ana Paula Cameli, agradeceu aos servidores que se empenham nessa causa tão nobre Foto: Pedro Devani/Secom

O que eles disseram

“Abraçamos a causa da prematuridade, que é muito importante e deve ser fortalecida. Teremos um olhar de carinho para as nossas mamães, nossas crianças e também pelos nossos profissionais”, disse a diretora-geral do Sistema Assistencial à Saúde da Mulher e da Criança (Sasmc), Laura Pontes.

“O Corpo de Bombeiros apoia essa causa, temos parceria com a maternidade. Parabéns aos profissionais por esse trabalho”, disse o comandante-geral do Corpo de Bombeiros do Acre, coronel Carlos Batista.

“É uma satisfação estar participando da abertura dessa campanha, temos que ter esse olhar sensível para a prematuridade. A cor roxa significa a sensibilidade e individualidade, refletindo o cuidado que devemos ter com essas crianças”, disse a secretária de Assistência Social, dos Direitos Humanos e de Políticas para as Mulheres (SEASDHM), Ana Paula Lima.

“Todo lugar tem dificuldades, mas diariamente temos lutados para essas dificuldades serem superadas, e isso se dá graças ao apoio do governo e dos nossos profissionais”, disse a pediatra e neonatologista, coordenadora da UTI neonatal da Maternidade Bárbara Heliodora, Socorro Avelino.

“Sabemos que não é fácil a separação das mães com os seus bebês e a nossa campanha é justamente sobre isso, sobre a importância da presença dos pais para as crianças prematuras”, disse a secretária de Estado de Saúde, Paula Mariano.

“Esse mês é muito importante, na minha família tem uma criança prematura e sei o que esses pais passam. Devemos ter um pré-natal eficiente para garantir um parto saudável para as mamães e para os bebês. O governo federal está à disposição”, disse o superintendente da Ministério da Saúde no Acre, Éden Miranda.

Comentários

Continue lendo

Geral

ApexBrasil e Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar levarão 24 empresas brasileiras para Alemanha

Publicado

em

A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), em parceria com o Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA) e Ministério das Relações Exteriores (MRE), por meio da Embaixada em Berlim, levará 24 empresas brasileiras para a, a maior feira de produtos orgânicos da Europa, que acontecerá entre os dias 11 e 14 de fevereiro, em Nuremberg, na Alemanha.  Essa será a 8ª vez consecutiva que a ApexBrasil promove a participação brasileira no evento. Um dos objetivos é estabelecer e incrementar as exportações brasileiras de orgânicos para a Alemanha e o restante da Europa, além de fortalecer a imagem do Brasil como um dos líderes no setor.

Conhecido por sua rica biodiversidade e práticas agrícolas sustentáveis, o Brasil tem fortalecido sua posição como um dos principais exportadores mundiais de produtos orgânicos. Os compradores internacionais podem se conectar de forma rápida e fácil com empresas participantes do evento por meio da Buy Brazil, uma plataforma digital da ApexBrasil que ajuda clientes de todo o mundo a encontrar produtos brasileiros de qualidade e fornecedores confiáveis. Eles oferecem alguns dos principais produtos orgânicos do Brasil, incluindo mel, frutas, açaí, açúcar, chá de erva-mate, castanha de caju, vinho entre outros.

As empresas selecionadas para estar na Biofach apresentaram certificação de orgânico reconhecida pelos organizadores da feira e a presença de mulheres em postos de liderança foi um dos diferenciais levados em consideração para a seleção. A feira é uma oportunidade para empresas brasileiras se conectarem diretamente com compradores, distribuidores e formadores de opinião em um dos mercados mais exigentes quanto aos aspectos de sustentabilidade e o segundo maior consumidor do segmento de orgânicos, atrás apenas dos Estados Unidos.

Para o presidente da ApexBrasil, Jorge Viana, a Biofach é uma das grandes oportunidades que o país tem para promover a sociobiodiversidade no exterior. Segundo Viana, o aumento da demanda por produtos orgânicos é uma realidade e o Brasil se posiciona com grande potencial de expansão de negócios no setor. “A participação na Biofach busca incrementar o potencial exportador do segmento, que fortalece a bioeconomia nacional e impulsiona iniciativas sustentáveis”, afirmou.  Entre as 24 empresas brasileiras participantes, 18 foram selecionadas pela ApexBrasil e 6 pelo MDA. Eles representam setores como chás, especiarias, castanhas, frutas, derivados de mel, sucos, açúcar, álcool, açaí, café e bebidas alcóolicas entre outros.

Histórico

Desde 2016, a ApexBrasil participa da Biofach em parceria com empresas brasileiras, ministérios e Setor de Promoção Comercial e Investimentos (SECOM) do MRE. Na última edição, em 2024, a feira registrou mais 2,5 mil expositores de 94 países. A participação brasileira contou com 21 empresas que geraram quase US$ 17 milhões em negócios.

Comentários

Continue lendo

Geral

Vídeo; Homem é filmado roubando moto durante a madrugada em bairro de Cobija, na Bolívia

Publicado

em

Câmeras de segurança capturaram o momento em que suspeito forçou o guidom e fez ligação direta para levar o veículo. Autoridades pedem ajuda da população para identificá-lo.

Um homem foi filmado praticando o roubo de uma moto na madrugada desta terça-feira (06/02) no bairro Santa Clara, em Cobija, capital do estado de Pando, na Bolívia. As imagens, capturadas por câmeras de segurança, mostram o momento em que o indivíduo forçou o guidom do veículo e fez uma ligação direta para levar a moto. O crime ocorreu por volta das 04h30.

A proprietária do veículo está pedindo a colaboração da população para ajudar a identificar o suspeito. As autoridades policiais locais estão analisando as gravações e buscando mais detalhes para localizar e prender o responsável pelo roubo.

O caso reforça a importância de sistemas de segurança e da vigilância comunitária no combate à criminalidade. Qualquer informação que possa auxiliar na investigação deve ser repassada às autoridades competentes.

Comentários

Continue lendo

Geral

Prefeito Carlinhos do Pelado e DNIT discutem melhorias na infraestrutura de Brasiléia

Publicado

em

Reunião tratou de correções na BR-317, instalação de quebra-molas e escoamento de bueiros. Obras já avançam em vias como a Avenida Rui Lino e Marinho Monte.

Nesta quinta-feira (6), o prefeito de Brasiléia, Carlinhos do Pelado, acompanhou uma equipe do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) para discutir melhorias na infraestrutura do perímetro urbano e rural do município. O foco da reunião foi a BR-317, no sentido de Assis Brasil, onde foram identificados pontos críticos que necessitam de intervenções.

Entre as principais demandas estão correções nos acostamentos, instalação de dois quebra-molas próximo ao hospital e outros dois em frente ao clube da Polícia Militar, além da melhoria no escoamento de um bueiro localizado ao lado da borracharia 24 horas. Essas ações visam aumentar a segurança viária e facilitar o tráfego na região.

O DNIT já vem realizando obras de recuperação na BR-317, com a conclusão dos trabalhos na Avenida Rui Lino e a continuidade dos serviços na Avenida Marinho Monte. O prefeito Carlinhos do Pelado destacou a importância das parcerias com órgãos federais para o desenvolvimento do município.

“Temos reforçado e agradecido sempre as parcerias que beneficiam o povo brasileense. Essas melhorias são fundamentais para garantir mais segurança e qualidade de vida para nossa população”, afirmou o prefeito.

As intervenções discutidas na reunião devem contribuir para a melhoria da mobilidade urbana e a redução de acidentes, além de promover o desenvolvimento econômico e social de Brasiléia. A expectativa é que as obras avancem rapidamente, beneficiando moradores e visitantes da região.

Comentários

Continue lendo