Conecte-se conosco

Acre

SAÚDE EM RISCO: Fim de convênios retira médicos do atendimento básico em Xapuri

Publicado

em

Prefeito de Xapuri, Marcinho Miranda (PSDB) - Foto: Raimari Cardoso

Prefeito de Xapuri, Marcinho Miranda (PSDB) – Foto: Raimari Cardoso

Faltam médicos nas unidades básicas de saúde do município de Xapuri. O fim dos convênios com a prefeitura retirou os três clínicos gerais e um odontólogo que prestavam atendimento à população.

Quatro postos de saúde atendem à comunidade na área urbana. Com os profissionais suspensos de atuar nas unidades, os usuários do sistema público de saúde procuram o Hospital Epaminondas Jácome, mantido pelo Governo do Estado. Desde o início do mês, o hospital tem sido a única referência para atendimento médico à população.

Uma reunião foi realizada durante a tarde de ontem entre o prefeito de Xapuri, Marcinho Miranda (PSDB) e a secretária de Estado de Saúde, Suely Melo, definiu novas referências para resolver o problema.

Suely Melo alega que todo fim de gestão os convênios com os municípios são suspensos. “Nós mandamos ainda no ano passado um comunicado para todos os prefeitos explicando que essa suspenção seria feita”, lembra a secretária. “Com o prefeito de Xapuri, nós abrimos um novo processo de negociação, assim como farei com todos os vinte e dois prefeitos”.

A secretária Suely Melo explica que nem com a Prefeitura de Rio Branco o convênio foi reativado. “Essa situação deve ser normalizada nos próximos 15 dias”, assegurou Suely Melo. “Há setores, no entanto, que não podem sofrer risco de descontinuidade, como é o caso da vigilância epidemiológica”.

O prefeito de Xapuri, Marcinho Miranda, foi procurado pela equipe de A GAZETA. Mas, até o fim desta edição não retornou os telefonemas para falar mais detalhes sobre a situação da saúde pública no município de Xapuri.

Itaan Arruda – A Gazeta

Comentários

Continue lendo
Publicidade

Acre

Vídeo: Trabalhador é alvo de atentado a tiros e facada no Segundo Distrito de Rio Branco

Publicado

em

Vítima foi atacada ao chegar em casa no loteamento Praia do Amapá e conseguiu buscar socorro por conta própria

O trabalhador Jaércio Martins, de 38 anos, foi vítima de uma tentativa de homicídio na noite desta segunda-feira (26), no loteamento Praia do Amapá, no Segundo Distrito de Rio Branco.

De acordo com testemunhas, Jaércio chegava em frente à própria residência, dirigindo um caminhão, quando foi surpreendido por integrantes de uma organização criminosa. Os suspeitos efetuaram vários disparos de arma de fogo contra o veículo, na tentativa de atingir a vítima.

Na sequência, um dos criminosos se aproximou e desferiu um golpe de faca que atingiu o peito esquerdo do trabalhador. Após o ataque, os suspeitos fugiram do local.

Mesmo ferido, Jaércio conseguiu se deslocar até a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Segundo Distrito, onde recebeu os primeiros atendimentos. Em razão da gravidade do ferimento, ele foi transferido por uma ambulância de suporte avançado do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) para o Pronto-Socorro de Rio Branco.

Segundo a equipe médica, o estado de saúde da vítima é considerado estável. A Polícia Militar não chegou a ser acionada para atender a ocorrência.

Comentários

Continue lendo

Acre

Sesacre aponta números e ações que marcaram a saúde pública do Acre em 2025

Publicado

em

Foto: Reprodução

A Secretaria de Estado de Saúde do Acre (Sesacre) divulgou um balanço destacando números e ações que marcaram a saúde pública acreana ao longo de 2025. De acordo com os dados apresentados, o ano foi caracterizado pela ampliação do acesso aos serviços e pela interiorização dos atendimentos especializados.

Entre os principais resultados, a Sesacre informou a realização de mais de 27 mil atendimentos por meio do programa Saúde Itinerante, que levou serviços de saúde a municípios do interior do estado. Outro dado destacado foi a execução de mais de 12 mil cirurgias pelo programa Opera Acre.

O balanço também aponta a retomada de centros cirúrgicos, ampliação da oferta de exames, fortalecimento da rede hospitalar e avanços considerados históricos na área da oncologia. Segundo a secretaria, houve ainda recorde de atendimentos nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) ao longo do ano.

A Sesacre mencionou, ainda, a implantação de programas voltados ao atendimento de urgência e à redução da mortalidade, como o Conecta Coração e o AVC – Segundos Importam, voltados para situações críticas em que o tempo de resposta é determinante.

Os dados foram divulgados em um vídeo publicado nas redes sociais da secretaria, que apresenta um resumo das ações realizadas em 2025 e projeta a continuidade das iniciativas para o próximo ano.

Comentários

Continue lendo

Acre

Nível do Rio Acre se aproxima dos 11 metros após fortes chuvas na capita

Publicado

em

Foto: David Medeiros

As fortes chuvas que atingem Rio Branco nas últimas horas provocaram alagamentos em diversos pontos da cidade e elevaram rapidamente o nível do Rio Acre. Entre as áreas mais afetadas estão a Estrada do Calafate, a região da Igreja da Pista do Poço e a Baixada da Sobral, especialmente nos bairros Boa União e Plácido de Castro, onde a água invadiu várias residências.

Durante acompanhamento ao vivo feito pela equipe, foi constatado que, apesar de uma breve trégua na chuva, o volume de água nos rios segue aumentando. Imagens mostram que o nível do Rio Acre se aproxima dos 11 metros e continua em elevação, embora, até o momento, a Defesa Civil Municipal ainda não tenha divulgado boletim oficial atualizado.

Na região da Ponte Metálica, a força da correnteza chamou atenção pelo grande volume de balseiros descendo pelo rio, indicando que a chuva atingiu toda a bacia hidrográfica.

Mesmo diante da situação de risco, moradores dos dois lados do rio aproveitaram a cheia para pescar. Durante a transmissão, duas pescadoras foram flagradas capturando peixes da espécie pintado. Segundo elas, apesar de alguns peixes serem pequenos, a pescaria rendeu o suficiente “para garantir o caldo”.

Outro episódio inusitado chamou a atenção durante a cobertura. Um homem foi visto dormindo sobre um dos pilares da Ponte Metálica, próximo à marca de medição do Rio Acre, onde há registro histórico de até 16 metros. Mesmo com o fluxo intenso de veículos sobre a ponte, o homem permaneceu dormindo tranquilamente, despertando surpresa entre os que acompanhavam a transmissão.

A equipe segue monitorando, em tempo real, os pontos de alagamento pela capital acreana. Novas informações sobre o nível do Rio Acre e ações da Defesa Civil devem ser divulgadas a qualquer momento.

Comentários

Continue lendo