Conecte-se conosco

Cotidiano

Saúde do Acre discute avanços e estratégias para o cuidado integral das doenças crônicas não transmissíveis

Publicado

em

As doenças crônicas, como diabetes, hipertensão, colesterol alto e asma, entre outras, tornaram-se um dos maiores desafios para a saúde pública no Brasil. Além dos fatores de risco como alimentação consumida

Reunião com o Ministério da Saúde, em alusão ao Dia Nacional de Conscientização sobre as Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNT). Foto: Luan Martins/Sesacre

O governo do Estado, por meio da Secretaria de Saúde do Acre (Sesacre), na manhã desta quarta-feira, 11, participou de uma reunião com o Ministério da Saúde, em alusão ao Dia Nacional de Conscientização sobre as Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNT).

Um dado, comemorado desde 2023, busca alertar a população sobre a prevenção e manejo dessas condições, que são responsáveis por um grande número de mortes no Brasil, conforme demonstrado por dados da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), que apontam 730 mil mortes em 2019.

A reunião, realizada no contexto do Dia Nacional de Conscientização, teve como foco a avaliação dos avanços e a definição de estratégias para o próximo ano, planejando intensificar os esforços no tratamento e prevenção das doenças crônicas no estado.

Coordenadora da Rede de Atenção às Pessoas com Doenças Crônicas da Sesacre, Liliane Maia, destacou a importância dos dados e da reunião. Foto: Luan Martins/Sesacre

A coordenadora da Rede de Atenção às Pessoas com Doenças Crônicas da Sesacre, Liliane Maia, destacou a importância dos dados e da reunião. “Hoje celebramos o primeiro Dia de Conscientização Nacional sobre as Doenças Crônicas Não Transmissíveis, um marco que reforça o nosso compromisso com a prevenção e o cuidado integral. Durante este ano, conseguimos avançar significativamente em diversas áreas, com ações que envolveram a realização de um seminário de grande impacto. Agora, estamos focados em organizar estratégias para 2025 e continuar esse trabalho de conscientização e cuidado”, afirmou Liliane.

Priscila Aguiar, coordenadora do (PRI) no Acre, no centro da imagem, ressaltou o papel fundamental da Rede de Atenção no fortalecimento da atenção à Saúde no estado. Foto: Sesacre

Priscila Aguiar, coordenadora do Planejamento Regional Integrado (PRI) no Acre, ressaltou o papel fundamental da Rede de Atenção no fortalecimento da atenção à Saúde no Estado. “A Rede de Atenção às Pessoas com Doenças Crônicas foi uma das priorizadas no processo de implementação do PRI no Acre. O objetivo é melhorar a integração entre os serviços de saúde, otimizar o fluxo de atendimento, garantir a quantidade necessária de consultas e exames, e melhorar a qualidade de vida da população”, afirmou Priscila, salientando que a organização dessa rede é essencial para o atendimento eficiente e contínuo à população.

As doenças crônicas, como diabetes, hipertensão, colesterol alto e asma, entre outras, tornaram-se um dos maiores desafios para a saúde pública no Brasil. Além dos fatores de risco como alimentação consumida, sedentarismo e tabagismo, essas condições excluem um cuidado constante e multifacetado, que vai além do tratamento médico, incluindo acompanhamento psicológico, nutricional e apoio social.

Doenças crônicas, como diabetes, hipertensão, colesterol alto e asma, entre outras, tornaram-se um dos maiores desafios para a saúde pública no Brasil. Foto: Luan Martins/Sesacre

Comentários

Continue lendo
Publicidade

Cotidiano

Joaquin Assaf bate recorde estadual absoluto nos 100 metros livres

Publicado

em

Foto arquivo pessoal: Joaquin ainda disputará três provas no Brasileiro

Joaquin Assaf(Miragina) bateu nesta quinta, 4, durante a disputa do Campeonato Brasileiro Júnior, no parque aquático do Flamengo, no Rio de Janeiro, o recorde estadual absoluto na prova dos 100 metros livres 54”18. A marca colocou o atleta acreano na 29ª colocação no torneio nacional.

“O Joaquin baixou 16 centésimos da sua marca e isso é um resultado expressivo. Poderia ter sido ainda melhor”, declarou o presidente da Federação Aquática do Estado do Acre (FAEA), professor Ricardo Sampaio.

50 borboleta

Joaquin Assaf disputa nesta sexta, 5, a prova dos 50 metros borboleta e a meta é novamente diminuir o tempo.

“A meta precisa ser baixar o tempo. É necessário realizar uma grande prova e esperar o resultado”, afirmou Ricardo Sampaio.

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Equipe da APA termina na última colocação na Copa de Acesso 2025

Publicado

em

Foto leofclemos.foto: Time acreano fechou a competição sem vitória

A equipe da Associação de Paratletas Acreanos(APA) terminou na última colocação na Copa de Acesso, competição promovida pela Confederação Brasileira de Basquetebol em Cadeira de Rodas(CBBC) em Niterói, no Rio de Janeiro.

O time acreano fez quatro jogos na primeira fase do torneio e foi derrotado pelas equipes do Coyotes, do Pará, Manaus, do Amazonas, Vida Ativa, de Rondônia, e Águia, do Amapá.

Atletas da Seleção

A APA fechou o evento nacional em 2024 na última posição e para 2025 contratou as atletas Gabriela Oliveira e Débora Costa, ambas da Seleção Brasileira, e mesmo com os reforços a equipe acreana não conseguiu vencer nenhuma partida.

ADESUL é campeã

A ADESUL, do Ceará, venceu o Coyotes, do Pará, por 58 a 49 e nesta quinta, 4, conquistou o título da Copa de Acesso.

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Finais do Campeonato Estadual começam em Epitaciolândia

Publicado

em

Foto Francisco Dinarte: Melhores equipes acreanas estarão em quadra na disputa do título

Começam nesta sexta, 5, a partir das 14 horas, no ginásio Wilson Pinheiro, em Epitaciolândia, as finais do Campeonato Estadual de Voleibol, no feminino e no masculino. O torneio terá representantes de todas as regiões do Estado.

“Iniciamos a competição com as disputas das fases regionais e, agora, chegamos no momento decisivo do torneio”, declarou o presidente da Federação Acreana de Voleibol (FEAV), professor João Petrolitano.

Grupos do feminino

A

AVQ

Jotas

Teles

Epitaciolândia

B

Tarauacá

Feijó

Cruzeiro do Sul

Mâncio Lima

Chaves do masculino

“A”

Feijó

Teles

Epitaciolândia

Tarauacá

“B”

Corpo

AVQ

Cruzeiro do Sul

Rodrigues Alves

Comentários

Continue lendo