Cotidiano
Saúde do Acre apoia campanha Janeiro Roxo, de prevenção à hanseníase
Ainda cercada de preconceitos, a hanseníase continua se disseminando, principalmente por falta de informação. Trata-se de uma doença infecciosa, contagiosa, de evolução crônica e causada pela bactéria Mycobacterium leprae. Atinge principalmente a pele, as mucosas e os nervos periféricos, podendo ocasionar lesões neurais.
Aderindo à campanha Janeiro Roxo, de conscientização e prevenção da doença, o governo do Acre, por meio da Secretaria de Saúde (Sesacre) e desenvolvendo o Programa Estadual de Controle da Hanseníase, promove, durante este mês, ações que visam lembrar a importância do diagnóstico precoce e a possibilidade de tratamento, ofertado pelo Sistema Único de Saúde (SUS). O movimento tem como bandeira também a luta contra o preconceito.
Em 2023, o Acre registrou 109 novos casos da doença, fechando o ano com 83,7% dos contatos examinados e com percentual de cura de 87,80% no total de casos tratados.

Hanseníase tem cura. Foto: Arquivo
A programação – realizada em parceria com as prefeituras – é variada. Na capital, serão realizadas rodas de conversas nas unidades de referência em atenção primária (Uraps), Policlínica Barral y Barral e Centro de Saúde Deusimar Pinheiro da Silva e uma campanha de educação em saúde a ser realizada no chamado dia D da campanha da hanseníase, com ação de panfletagem em frente à Prefeitura Municipal.
Em Xapuri, a programação será realizada de 15 a 20 de janeiro , com panfletagem e orientações à população, testes rápidos e aferição de pressão arterial, além de vacinação.
Já no dia 31 de janeiro, a Secretaria de Estado de Saúde do Acre (Sesacre), por meio do Núcleo de Telessaúde do Acre e da Área Técnica de Vigilância Epidemiológica da Hanseníase no Estado, preparou uma webpalestra com o tema “Hanseníase: avanços, desafios e o uso da teledermatologia para o diagnóstico”. A palestra será apresentada pela enfermeira Suilany de Souza e pelo médico Rodrigo Silveira.
O evento será online pelo canal do youtube do Telessaúde Acre, que terá acesso no dia e horário programado (31, quarta-feira, às 9h no horário do Acre, 11h no horário de Brasília).
“Todas as ações são voltadas para a conscientização da população acerca da importância de se manter atento para os sinais e sintomas da hanseníase. Em caso de suspeita, procurar o serviço de saúde mais próximo para passar por uma avaliação clínica e laboratorial. O tratamento está disponível na rede pública de saúde. O diagnóstico precoce e o acesso oportuno ao tratamento interrompe a transmissão e evita sobretudo possíveis casos de incapacitação física”, destaca Suilany Souza, responsável técnica pela Vigilância Epidemiológica da Hanseníase no estado.
Sobre a hanseníase
Os sintomas mais comuns são manchas com a mesma cor, com perda ou alteração de sensibilidade para calor, dor ou tato; formigamentos, agulhadas, câimbras ou dormência em membros inferiores ou superiores; diminuição da força muscular; espessamento de nervos periféricos e dificuldade para pegar ou segurar objetos.
Comentários
Cotidiano
Governo do Acre firma termo para apoiar atletas de natação

A Secretaria Extraordinária de Esporte e Lazer (SEEL) firmou o Termo de Fomento nº 58/2025 com a Federação Aquática do Estado do Acre, destinado a apoiar a participação de atletas acreanos em competições de natação. O decreto foi publicado na edição do Diário Oficial desta sexta-feira, 5.
Conforme o extrato publicado, o Governo do Estado, por meio da SEEL, repassará à entidade o valor de R$ 80.239,68 em parcela única, diretamente na conta da Federação Aquática. O recurso será aplicado de acordo com o Plano de Trabalho aprovado pela secretaria.
O termo está vinculado ao órgão 718 – Secretaria Extraordinária de Esporte e Lazer, Unidade Gestora 001, sob o Programa de Trabalho 2096.0000 e Elemento de Despesa 44 50 42 00 00, com fonte de recursos 1.500.0100.
Vigência e possibilidade de prorrogação
O convênio terá vigência de um ano a partir da assinatura, podendo ser prorrogado mediante solicitação formal da entidade beneficiada, desde que apresentada com pelo menos 30 dias de antecedência e aprovada pela SEEL. Caso haja atraso no repasse dos recursos por parte do Governo, a prorrogação poderá ocorrer de ofício, limitada ao período correspondente ao atraso, sempre por meio de termo aditivo.
O Termo de Fomento foi assinado em 13 de novembro de 2025 pelo secretário extraordinário de Esporte e Lazer, Joziney Alves Amorim, e pelo presidente da Federação Aquática do Acre, Ricardo Sampaio Santos.
Comentários
Cotidiano
Joaquin Assaf bate recorde estadual absoluto nos 100 metros livres

Foto arquivo pessoal: Joaquin ainda disputará três provas no Brasileiro
Joaquin Assaf(Miragina) bateu nesta quinta, 4, durante a disputa do Campeonato Brasileiro Júnior, no parque aquático do Flamengo, no Rio de Janeiro, o recorde estadual absoluto na prova dos 100 metros livres 54”18. A marca colocou o atleta acreano na 29ª colocação no torneio nacional.
“O Joaquin baixou 16 centésimos da sua marca e isso é um resultado expressivo. Poderia ter sido ainda melhor”, declarou o presidente da Federação Aquática do Estado do Acre (FAEA), professor Ricardo Sampaio.
50 borboleta
Joaquin Assaf disputa nesta sexta, 5, a prova dos 50 metros borboleta e a meta é novamente diminuir o tempo.
“A meta precisa ser baixar o tempo. É necessário realizar uma grande prova e esperar o resultado”, afirmou Ricardo Sampaio.
Comentários
Cotidiano
Equipe da APA termina na última colocação na Copa de Acesso 2025

Foto leofclemos.foto: Time acreano fechou a competição sem vitória
A equipe da Associação de Paratletas Acreanos(APA) terminou na última colocação na Copa de Acesso, competição promovida pela Confederação Brasileira de Basquetebol em Cadeira de Rodas(CBBC) em Niterói, no Rio de Janeiro.
O time acreano fez quatro jogos na primeira fase do torneio e foi derrotado pelas equipes do Coyotes, do Pará, Manaus, do Amazonas, Vida Ativa, de Rondônia, e Águia, do Amapá.
Atletas da Seleção
A APA fechou o evento nacional em 2024 na última posição e para 2025 contratou as atletas Gabriela Oliveira e Débora Costa, ambas da Seleção Brasileira, e mesmo com os reforços a equipe acreana não conseguiu vencer nenhuma partida.
ADESUL é campeã
A ADESUL, do Ceará, venceu o Coyotes, do Pará, por 58 a 49 e nesta quinta, 4, conquistou o título da Copa de Acesso.

Você precisa fazer login para comentar.