Conecte-se conosco

Extra

Saúde disponibiliza dados sobre as notificações de dengue no estado

Publicado

em

A Secretaria de Saúde do Acre (Sesacre), por meio do Departamento de Vigilância em Saúde (DVS), divulgou nesta quinta-feira, 18, o boletim informativo que monitora os casos de dengue nos 22 municípios do estado.

Segundo o Relatório do Cenário Epidemiológico da Dengue e outras Arboviroses no Estado do Acre, elaborado pelo DVS, a primeira semana de 2024 registrou 670 notificações prováveis de dengue e 37 casos confirmados.

De outubro a maio é o período sazonal para o aumento de casos de dengue. Foto: arquivo/Secom

Conforme o painel de monitoramento do Observatório em Saúde, nos últimos sete dias o estado apresentou 259 notificações de casos de dengue. No total, em 2024, foram registradas 2.532 notificações da doença.

A capital, Rio Branco, segue liderando o quantitativo de notificações, com 41,46% dos casos. Em segundo lugar está Senador Guiomard, com 19,21% das notificações, seguido de Brasileia, com o índice de 9,43% dos registros de dengue.

Até o momento, os municípios do Bujari (15 casos), Capixaba (7 casos) e Porto Walter (1 caso) apresentam o menor quantitativo de notificações para a doença.

Edvan Meneses é chefe do Departamento de Vigilância em Saúde (DVS) da Sesacre. Foto: Alisson Oliveira/Secom

De acordo com o chefe do DVS, Edvan Meneses, as informações são disponibilizadas em conformidade com os dados publicados em plataformas como o Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinam) e o e-SUS Notifica, do Ministério da Saúde (MS), por exemplo.

“Quem alimenta esses sistemas são os municípios, responsáveis por incluir os dados nas plataformas, e os dados são, automaticamente, alterados em nossos painéis”, explica.

Comentários

Continue lendo
Publicidade

Extra

PREFEITURA MUNICIPAL DE BRASILEIA – AVISO DE SUSPENSÃO

Publicado

em

PREFEITURA MUNICIPAL DE BRASILEIA

AVISOS E PUBLICAÇÕES

AVISO DE SUSPENSÃO

PREGÃO ELETRÔNICO N° 020/2025 – COMPRAS.GOV 90020/2025

Comunicamos a suspensão da licitação supracitada, publicada no D.O.U nº 49 de 13/03/2026. Pregão Eletrônico nº 90020/2025 (UASG 980105). Objeto: Aquisição de equipamentos de informática, tecnologia e comunicação. Motivo: Em razão de recebimento de pedido de esclarecimento e impugnação faz-se necessário maior prazo para análise e resposta da Equipe.

Brasiléia/AC, 24 de março de 2026.

Thaísa Batista Monteiro Pontes

Pregoeira

Comentários

Continue lendo

Extra

Assaltantes armados invadem posto de combustível no centro de Rio Branco

Publicado

em

Criminosos renderam funcionários, roubaram celulares e dinheiro e fugiram sem serem localizados

Três assaltantes armados invadiram um posto de combustível da rede Bons Amigos na madrugada desta segunda-feira (23), na rua Sergipe, região central de Rio Branco, nas proximidades do Terminal Urbano.

De acordo com a Polícia Militar, acionada pelo Centro de Operações (Copom), os criminosos chegaram ao local a pé e renderam os funcionários. Durante a ação, as vítimas foram trancadas no banheiro, estratégia usada para evitar reação e dificultar a identificação dos suspeitos.

Os assaltantes levaram aparelhos celulares e cerca de R$ 300 em dinheiro antes de fugirem em direção desconhecida.

Guarnições realizaram buscas na região, mas até o momento ninguém foi preso.

O caso foi registrado na Delegacia de Flagrantes (Defla) e será investigado pela Polícia Civil de Rio Branco.

Comentários

Continue lendo

Extra

Gabriela de Paiva é eleita governadora de Pando e faz história na Bolívia

Publicado

em

Engenheira de 32 anos é a primeira mulher a comandar o departamento que faz fronteira com o Acre

A engenheira eletromecânica Gabriela de Paiva Padilla foi eleita governadora do departamento de Pando, na Bolívia, nas eleições realizadas no domingo (22). Aos 32 anos, ela se torna a primeira mulher a ocupar o cargo e uma das mais jovens líderes regionais do país.

De acordo com o Sistema de Resultados Preliminares (Sirepre), do Tribunal Supremo Eleitoral boliviano, com 96% das urnas apuradas até a noite da votação, Gabriela obteve 47% dos votos válidos, garantindo a vitória ainda no primeiro turno. A principal adversária, Eva Luz Humérez, ficou com 25% dos votos.

O cenário eleitoral foi impactado pela desclassificação do partido FSUTCP, ligado ao empresário Rodolfo Añez, poucos dias antes do pleito. Ainda assim, Gabriela já figurava entre as favoritas, com destaque em debates e propostas voltadas à realidade local, especialmente com apelo entre o público jovem.

Com apoio do partido Libre, a nova governadora construiu uma base eleitoral diversificada, alcançando tanto áreas urbanas quanto rurais. Sua ligação familiar com o setor agrícola também contribuiu para o fortalecimento da candidatura nas regiões produtoras.

A eleição marca um momento histórico na política boliviana, ao consolidar a primeira mulher eleita democraticamente para governar o departamento de Pando. Gabriela de Paiva comandará a região no período de 2026 a 2031.

Em sua primeira manifestação após a vitória, ela agradeceu o apoio da população e afirmou que trabalhará para corresponder à confiança depositada nas urnas.

Comentários

Continue lendo