Acre
São Francisco de Assis: Fieis comemoram dia do padroeiro de Brasiléia

Saída da imagem do padroeiro de Brasiléia da Igreja de Nossa Senhora das Dores rumo ao santuário na BR 317 – Fotos: Alexandre Lima
Alexandre Lima
Os católicos da cidade de Brasiléia, localizada na fronteira com a Bolívia e distante 240 km da capital do Acre, Rio Branco, comemoraram o dia do santo padroeiro do município com a tradicional procissão até o santuário localizado na BR 317, Estrada do Pacífico, no km 5.
Devido o dia comemorativo do Santo em Brasiléia, é considerado feriado municipal e todas as repartições públicas e algumas empresas não abriram suas portas. Ao contrário de outras comemorações, este dia não choveu e ficou ameno, favorecendo os que participaram da procissão.
Neste ano, aproximadamente 10 mil fieis participaram da tradicional procissão de São Francisco de Assis, que foi canonizado pela Igreja Católica menos de dois anos após falecer, em 1228, e por seu apreço à natureza é mundialmente conhecido como o santo patrono dos animais e do meio ambiente.
A tradicional procissão que acontece a mais de 20 anos, recebe muitos devotos do Santo para pagar promessas que foram feitas e são cumpridas. A bata em homenagem é uma das presenças constantes entre os fieis que também entraram na pequena igreja de joelhos.
Após a chegada da imagem de São Francisco no Santuário, foram realizadas Missas e sua homenagem juntamente com os fieis devotos. Todos os anos, a Capela se torna pequena para tantos fieis e a missa tem que ser celebrada em um palco do lado de fora para pagar alguma promessa alcançada ou pedida.
VEJA VÍDEO-REPORTAGEM

Início da procissão foi na Igreja de Nossa Senhora das Dores no centro de Brasiléia – Foto: Alexandre Lima
Comentários
Acre
Rio Acre segue acima da cota de transbordo e atinge 15,32 metros em Rio Branco
Mesmo sem chuvas nas últimas 24 horas, nível do rio continua elevado e é monitorado pela Defesa Civil

Foto: Sérgio Vale
Comentários
Acre
Acre recebe novo alerta de chuvas intensas com risco potencial

Em dias de chuva é preciso redobrar as medidas de segurança ao conduzir veículos. Foto: Eduardo Gomes/Detran
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um aviso de chuvas intensas com grau de perigo potencial para o Acre. O alerta teve início às 9h23 desta segunda-feira (29) e segue válido até 23h59 de terça-feira (30).
De acordo com o Inmet, estão previstas chuvas entre 20 e 30 milímetros por hora, podendo chegar a até 50 milímetros por dia, acompanhadas de ventos intensos, com velocidade variando entre 40 e 60 km/h.
Apesar de classificado como de baixo risco, o aviso aponta possibilidade de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos em áreas urbanas e descargas elétricas durante o período de instabilidade.



















































Você precisa fazer login para comentar.