fbpx
Conecte-se conosco

Geral

Samu e PM registram quase 5 mil trotes em 2023 no Acre

Publicado

em

No Samu, o crescimento foi de 13% em comparação ao ano de 2022. Maioria dos trotes são cometidos por crianças e pré-adolescentes.

Um levantamento feito pela Secretaria de Justiça e Segurança Pública do Acre (Sejusp-AC) revelou que somente em 2023, o número 190, emergência da Polícia Militar (PM-AC), recebeu quase 5 mil trotes, com ligações que acontecem com mais frequência entre 12h e 13h e após às 17h.

Outro serviço essencial que teve um grande número de trotes foi o 192, do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). Em 2023, o Samu recebeu 259 trotes, um crescimento de 13% em comparação ao ano de 2022, quando foram recebidos 205 trotes.

O secretário da pasta, coronel José Américo Gaia, explica que há números que ligam rotineiramente e estão sendo identificados. Ele comentou ainda que já existe um processo de regulamentação de lei que prevê multa se o número identificado estiver, realmente, aplicando trotes.

“Esse número que está sendo usado como trote, é uma pessoa que nós deixamos de atender naquele momento. Não só por conta do trote, mas as vezes nós temos problemas com as linhas telefônicas e quando ligam e cai a ligação, também é um uso que poderia estar sendo mais produtivo, se fosse uma ligação direta de uma pessoa que está passando por algum tipo de problema relacionado com segurança pública”, pontua.

Já o coordenador de comando e controle de operações da PM-AC, Major Barroso, relata que a maioria dos trotes são cometidos por crianças e pré-adolescentes.

“Coincidentemente, coincidem com o horário que os alunos estão saindo das aulas. Algumas estão entrando nas escolas. O perfil de quem liga infelizmente são crianças, pré-adolescentes que ligam muito e as vezes alguns adultos também ligam. Dessa forma indevida as vezes passando trote, as vezes querendo saber informações que não dizem respeito ao serviço emergencial. A orientação que a gente passa com relação aos pais é ter cautela com seu aparelho de telefone”, pede.

Por G1 Acre

Comentários

Continue lendo

Geral

Vice-governador de RO cobra melhorias na alfândega de Assis Brasil e pede atenção de Lula

Publicado

em

Por Wanglézio Braga – ACRE MAIS

Durante encontro com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva realizado hoje (08) em Porto Velho, o vice-governador de Rondônia, Sérgio Gonçalves, pediu atenção especial à alfândega de Assis Brasil, no Acre. Segundo ele, a estrutura atual é precária e atrapalha o avanço das exportações, principalmente para países vizinhos como Peru e Bolívia, que têm grande potencial de negócios com o Brasil.

Sérgio destacou que abrir as fronteiras econômicas é fundamental para o crescimento do agronegócio e do setor produtivo. “Temos um potencial enorme para gerar emprego e renda em toda essa região. Mas para isso, precisamos melhorar a alfândega e criar condições para que o comércio internacional flua com mais agilidade e segurança”, afirmou.

Outro ponto levantado foi a regularização fundiária. O vice-governador lembrou que mais de 50 mil propriedades rurais aguardam documentação, o que impede investimentos e a ampliação da produção no seu estado. Para ele, a parceria entre os governos estadual e federal é primordial para acelerar esse processo e destravar o desenvolvimento.

Ao fim, reforçou que o agronegócio, a produção de energia e o trabalho da população local são pilares para impulsionar a economia da Amazônia. “Com infraestrutura, segurança jurídica e mercado aberto, nossa região pode contribuir m

Comentários

Continue lendo

Geral

Usuários relatam instabilidade no WhatsApp nesta sexta-feira

Publicado

em

Plataforma apresenta falhas no envio de mensagens e conexão; monitoramento do Downdetector aponta pico de reclamações.

WhatsApp tem instabilidade

Usuários do aplicativo de mensagens WhatsApp relataram, na manhã desta sexta-feira (8), dificuldades para utilizar a plataforma. Segundo o Downdetector, site que acompanha falhas em aplicativos e redes sociais, foi registrado um pico de reclamações, sugerindo que o problema é de abrangência nacional.

Entre as principais queixas estão a dificuldade no envio de mensagens, falhas na conexão com o servidor e instabilidade no aplicativo móvel. Até o momento, não há confirmação oficial da empresa sobre a causa do problema ou previsão para a normalização do serviço.

 

Comentários

Continue lendo

Geral

DEIC recebe novos veículos e equipamentos para reforçar investigações especializadas

Publicado

em

Com apoio do governador Gladson Cameli, Polícia Civil recebe investimentos para ampliar a capacidade investigativa. Foto: Emerson Lima/ PCAC

Nesta sexta-feira, 8, a Direção-Geral da Polícia Civil do Acre realizou a distribuição de cinco veículos que irão reforçar o trabalho da Divisão Especializada de Investigação Criminal (DEIC), em Rio Branco. Os automóveis foram entregues recentemente pelo governador Gladson Camelí como parte dos investimentos contínuos do governo do Estado na segurança pública.

Os veículos serão utilizados pelas unidades especializadas da DEIC, que atuam diretamente no combate a crimes como homicídios, tráfico de entorpecentes, roubo de veículos e organizações criminosas. O reforço da frota garante melhores condições de mobilidade, agilidade nas diligências e mais segurança às equipes policiais durante as operações.

Além dos veículos, também foram entregues computadores de alta performance, que vão ampliar a capacidade dos investigadores da Polícia Civil nas ações de inteligência e análise de dados, elementos fundamentais no enfrentamento ao crime organizado e à criminalidade violenta.

O delegado-geral da Polícia Civil do Acre, Dr. José Henrique Maciel, destacou a importância da entrega para a atuação das delegacias especializadas.

“Esses veículos e equipamentos representam mais do que uma simples entrega de patrimônio: são ferramentas essenciais para que nossas equipes possam trabalhar com mais eficiência, agilidade e segurança. Agradecemos ao governador Gladson Cameli pelo compromisso contínuo com a segurança pública e reforçamos que a Polícia Civil seguirá firme na missão de proteger a sociedade e combater o crime com inteligência e responsabilidade”, afirmou Maciel.

A ação integra um conjunto de iniciativas estratégicas da atual gestão voltadas ao fortalecimento das forças de segurança, promovendo melhores condições de trabalho aos policiais e garantindo uma resposta mais eficaz às demandas da população.

 

Fonte: CNN

Comentários

Continue lendo