Acre
SAC propõe audiência no Acre para definir agenda do Programa de Aviação Regional

Foto: à esq. o coordenador Geral de Planejamento do Departamento de Gestão do Programa Federal de Auxílio à Aeroportos (DPROFAA), Marcio Maffili Fernandes; diretor do Departamento de Gestão do DPROFAA, Eduardo Henn Bernardi e o senador Sérgio Petecão.
O senador Sérgio Petecão (PSD) comemorou nesta quinta-feira, 10, o anuncio do Diretor de Gestão do Programa Federal de Auxílio a Aeroportos (PROFAA), da Secretaria de Aviação Civil (SAC), que propôs reunião no Estado do Acre para a discutir calendário de obras nos aeroportos de Marechal Thaumaturgo, Porto Walter, Tarauacá e Cruzeiro do Sul, contemplados no Programa de Aviação Regional. A reunião está deve acontecer entre os dias 6 e 9 de outubro.
Para Petecão — que esteve recentemente em reunião com o ministro da Secretaria de Aviação Civil, Eliseu Padilha, e com diretores da SAC —, a notícia reforça o compromisso assumido pela Secretaria em priorizar o investimento nos aeroportos contemplados no Acre. “Havia cobrado do diretor prioridade para as obras dos aeródromos previstos no Programa de Aviação Regional no Acre”.
Segundo o PROFAA, após a reunião será estabelecido o cronograma de elaboração dos anteprojetos para definir os valores dos investimentos para cada localidade contemplada no Programa. “A elaboração do anteprojeto é a terceira fase para podermos investir. Posteriormente, poderemos iniciar o processo licitatório tornando possível o inicio das obras já no próximo ano”, explicou o diretor Eduardo Bernardi.
O Programa de Aviação Regional tem recursos próprios e visa ampliar, reformar ou construir 270 aeroportos, bem como aumentar a capacidade dos Estados e municípios de geri-los e subsidiar as passagens e tarifas em voos regionais, de modo a aproximar seu preço do das passagens de ônibus – algo que já acontece hoje nos voos entre capitais – e permitir que cada vez mais brasileiros possam viajar.
Comentários
Acre
Deracre executa limpeza de acesso à área da ZPE em Senador Guiomard

Foto: Ascom/Deracre
O governo do Acre, por meio do Departamento de Estradas de Rodagem, Infraestrutura Hidroviária e Aeroportuária (Deracre), executa nesta segunda-feira, 21, serviços de limpeza e organização do acesso à Zona de Processamento de Exportação (ZPE), localizada no município de Senador Guiomard. A presidente do Deracre, Sula Ximenes, destacou que a ação atende à orientação do governador Gladson Camelí de cuidar da infraestrutura estratégica do estado.
“Estamos executando a limpeza e a organização do acesso à ZPE para garantir um ambiente adequado, seguro e funcional. Esse cuidado com a infraestrutura é fundamental para apoiar o desenvolvimento econômico e criar condições para atrair novos investimentos”, afirmou.
As frentes de trabalho concentram-se na limpeza da área de acesso, retirada de resíduos, desobstrução de trechos e adequação do entorno, garantindo melhores condições de circulação e melhor apresentação do espaço. A intervenção contribui para a organização visual e funcional da ZPE, que conta com 117 terrenos disponíveis para a instalação de empresas.
O trabalho do Deracre integra o processo de reestruturação física, regulatória e operacional do complexo, iniciado após a atualização da legislação federal das Zonas de Processamento de Exportação, em 2023. Nesta etapa, o governo do Estado atua de forma integrada, com a participação de secretarias, autarquias e da Prefeitura de Senador Guiomard, em ações voltadas à infraestrutura, organização do espaço e articulação logística.
Com os serviços executados, o acesso à ZPE passa a oferecer melhores condições para a circulação de veículos, a realização de visitas técnicas e futuras operações, reforçando o compromisso do governo do Acre com o fortalecimento da industrialização e da capacidade exportadora do estado.
Comentários
Acre
Rio Acre inicia vazante em Rio Branco, mas segue acima da cota de transbordamento
Mesmo em descida, nível do rio permanece 1,31 metro acima do limite crítico, segundo a Defesa Civil

Foto: Jardy Lopes
O Rio Acre começou a apresentar vazante em Rio Branco na manhã desta terça-feira (3). De acordo com boletim divulgado pela Coordenadoria Municipal de Defesa Civil, o nível do manancial foi registrado em 15,31 metros às 5h16, já com indicação de descida.
Apesar da redução, o rio segue acima da cota de transbordamento, estabelecida em 14,00 metros, permanecendo 1 metro e 31 centímetros acima do limite considerado crítico. A cota de alerta no município é de 13,50 metros.
Ainda segundo a Defesa Civil, não houve registro de chuva nas últimas 24 horas, com acumulado de 0,00 milímetro no período, fator que contribuiu para a tendência de vazante observada.
O comportamento de descida do rio já havia sido identificado na noite desta segunda-feira (2). Às 18h, o nível estava em 15,43 metros e, às 21h, marcou 15,42 metros, confirmando o início da vazante.
As informações foram repassadas pela Coordenadoria Municipal de Defesa Civil, que segue monitorando o nível do Rio Acre.


Você precisa fazer login para comentar.