fbpx
Conecte-se conosco

Flash

Rotam apreende drogas abandonada por traficantes no bairro Defesa Civil

Publicado

em

No início da noite desta sexta-feira 9, uma equipe de polícias da Ronda Ostensiva Tático Móvel – ROTAM, fazendo um Patrulhamento de rotina no bairro defesa Civil, e quando chegaram na rua Botafogo, receberam uma denúncia de populares que tinha um carro modelo gol em atitude suspeita e foram averiguar a situação.

A guarnição atendeu a situação e avistaram dois homens em atitude suspeita. Estes quando viram os policiais, correram e entraram em um terreno baldio e os policiais ainda fizeram o acompanhamento, mas, a dupla conseguiu fugir deixando para trás uma caixa.

O motivo da fuga desenfreada da dupla, foi descoberto quando abriram a caixa e havia dentro, 10 pacotes de pedra, 38 pacotes de ‘merla’ (espécie de resto de droga vendida por preços pequenos), uma faca e um cordão prateado.

Os policiais recolheram as drogas e encaminharam para a Delegacia Central de Flagrantes – DEFLA, para todos os procedimentos de praxe.

Comentários

Flash

Com obras avançando, Estrada da Variante terá capacidade de transformar a mobilidade e a economia de Xapuri

Publicado

em

Nesta quarta-feira, 27, o governador do Acre, Gladson Cameli, acompanhado pelo presidente do Departamento de Estradas de Rodagem, Infraestrutura Hidroviária e Aeroportuária do Acre (Deracre), Sócrates Guimarães, reforçou o compromisso do governo com a mobilidade da população e o desenvolvimento econômico ao visitar as obras da Estrada da Variante, em Xapuri.

Governador Gladson Cameli e presidente do Deracre, Sócrates Guimaraes, visitaram a obra da estrada da Variante de Xapuri nesta quarta-feira, 27. Foto: José Caminha/Secom

A obra, que se tornou uma das mais estratégicas do mandato de Cameli, está transformando a realidade local. O projeto contempla a implantação e a pavimentação de 17,5 quilômetros da Rodovia AC-380, do entroncamento até a BR-317, com um investimento significativo de R$ 24 milhões, provenientes de uma emenda parlamentar do senador Márcio Bittar.

“Essa é uma prova de como a união gera bons frutos. São 17 quilômetros de estrada e obras que estão gerando trabalho e renda. As obras precisam de um gás ainda maior. Vamos reforçar nosso compromisso com as empresas responsáveis e assim melhorar a infraestrutura do município, movimentando a economia, aproveitando o nosso verão”, destaca o governador.

Cinco quilômetros de camada asfáltica já foram aplicados. Foto: Pedro Devani/Secom

O asfaltamento dessa via é um marco crucial para a população de Xapuri e regiões adjacentes. Até o momento, foram aplicados cinco quilômetros de camada asfáltica, contribuindo para maior mobilidade e conectividade na área. A aplicação de concreto betuminoso usinado a quente (CBUQ) de 5 cm, realizada pela equipe do Consórcio Laranjeira, é um avanço significativo na qualidade das estradas locais.

Além disso, os trabalhadores estão empenhados na execução da base estabilizada granulometricamente com solo-areia e no assentamento de bueiros tubulares de concreto, melhorando ainda mais a infraestrutura da região.

Trabalhadores atuam intensamente no asfaltamento da Estrada da Variante de Xapuri. Foto: José Caminha/Secom

A importância econômica dessa obra não pode ser subestimada. Ela não só facilitará o acesso de produtores rurais à cidade, mas também abrirá caminhos para o escoamento eficiente da produção agrícola e para a pecuária, fortalecendo a economia local.

Sócrates Guimarães, presidente do Deracre, enfatiza a dimensão desse projeto: “Essa obra é um sonho da população e temos trabalhado para garantir o acesso dos produtores rurais dessa região, como também fortalecer a economia acreana. Neste ano os serviços foram impulsionados, e queremos concluir as obras o mais breve possível, no máximo no início do próximo verão”

Presidente do Deracre, Sócrates Guimarães, destacou que a estrada garantirá acesso aos produtores e fortalecerá a economia local. Foto: José Caminha/Secom

A visita do governador Gladson Cameli e as ações do Deracre na Estrada da Variante e na Ponte da Sibéria refletem o compromisso do governo com o desenvolvimento do estado, promovendo melhorias na mobilidade e impulsionando a economia local.

A população e os produtores rurais da região de Xapuri podem vislumbrar um futuro mais próspero e conectado com esses projetos estratégicos em andamento.

Comentários

Continue lendo

Flash

Abertura do Festival da Farinha mostra o potencial da economia no Juruá, diz Nicolau

Publicado

em

Um dia antes das comemorações pelos 119 anos de Cruzeiro do Sul, o prefeito Zequinha Lima, abriu, na noite desta quarta feira(27), a VI edição do Festival da Farinha, na praça da catedral.

Com 140 expositores, a maioria do segmento dos derivados da mandioca, a edição deste ano celebra também a expansão da produção do produto que notabilizou a maior região do Acre, o Juruá.

O primeiro secretário da ALEAC, Nicolau Júnior, que esteve na primeira noite do evento, disse que a produção da farinha mobiliza uma cadeia de produção que supera outros setores da economia.

Nicolau observou que nos últimos anos, a mecanização das casas de farinha, permitiu que as cooperativas pudessem duplicar a capacidade produção. Só a Cooper farinha, lembro ele, produz em média 50 toneladas/mês.

“Aqui está a cadeia de produção mais forte do Juruá, economicamente falando. Quando alguém fala em farinha, impossível na lembrar do Juruá, especialmente Cruzeiro do Sul”, disse.

O festival da Farinha se estende até o próximo domingo, com exposição de produtões, produção de farinha em praça pública, shows musicais e rodadas de negócio.

Comentários

Continue lendo

Flash

Prefeitura decreta situação de emergência devido a forte estiagem que atinge a capital

Publicado

em

Gestor garantiu que a prefeitura está em busca de uma solução definitiva (Foto: Val Fernandes/Assecom)

O prefeito de Rio Branco, Tião Bocalom, assinou nesta quarta-feira (27), o decreto que instaura situação de emergência nas áreas do município afetadas pela forte estiagem que assola a capital, o que causa um período de escassez prolongada no abastecimento de água.
A medida se deu pela urgência agravada pelos baixos índices pluviométricos indicando estiagem mais crítica e prolongada, diminuição do nível dos rios e baixa umidade do ar.

Segundo prefeito de Rio Branco, esse decreto reforça o compromisso da gestão com a população acreana em agir preventivamente diante desta situação. O gestor ainda ressaltou que a água é um problema antigo enfrentado pelos munícipes, mas garantiu que a prefeitura está em busca de uma solução definitiva.

“Esse decreto é exatamente mostrando que nós temos a responsabilidade e, principalmente, a vontade de resolver o problema da água de Rio Branco. O decreto vai facilitar para que o Saerb contrate a Ufac e a UnB para fazer um grande estudo e contratar uma empresa para perfurar dois poços de pesquisa acompanhado pelas duas universidades, dois poços de 800 metros para sabermos onde tem água em Rio Branco, um no Primeiro Distrito e outro no Segundo. Não adianta dizer que tem água, mas ninguém perfura, nunca ninguém fez isso e nós vamos fazer”.

Além disso, o diretor de Riscos e Desastres da Coordenadoria Municipal de Defesa Civil (Comdec), capitão Lopes, destacou que antes mesmo da assinatura do decreto a gestão não parou, no sentido de estar amenizando os impactos da estiagem na capital.

“No momento a Defesa Civil já trabalha com um planejamento e já atua no abastecimento das comunidades devido essa forte estiagem que já afeta a nossa cidade de Rio Branco fazendo o abastecimento diariamente”.

Comentários

Continue lendo

Em alta