Conecte-se conosco

Cotidiano

Rodrigues Alves comemora 32 anos com arraial, carnaval fora de época, desfile cívico e diversos shows

Publicado

em

Programação iniciou na última quarta-feira (24) e finaliza com shows locais neste domingo (28).

Programação de aniversário de Rodrigues Alves iniciou na última quarta-feira (24) — Foto: Arquivo pessoal

Distante 627 km de Rio Branco, a cidade de Rodrigues Alves comemora 32 anos de fundação neste domingo (28). As comemorações da data iniciaram na última quarta-feira com uma vasta programação.

O tradicional Festival da Banana, que sempre é feito para comemorar o aniversário da cidade, neste ano foi transferido para o mês de setembroRodrigues Alves foi uma das últimas cidades criadas no Acre, somente no ano de 1992, explicou o historiador Marcos Vinícius Neves, em 2015. De acordo com ele, apesar de jovem, o local possui um processo de ocupação mais antigo e com características peculiares aos outros do Vale de Juruá.

Neves afirmou que a cidade foi criada, assim como outros, do desmembramento de territórios vizinhos. Um ponto interessante da história do município, segundo ele, foi a resistência dos indígenas, ainda no século XIX, em relação à ocupação branca. Localizado no que ficou conhecido como Estirão dos Náuas, os habitantes do território impediram a passagem do inglês Williams Chandless e sua expedição exploratória.

“Chandless conseguiu subir os rios Acre e Purus inteiros, sem ter problema com os índios, mas no Juruá foi diferente. Isso marcou profundamente a ocupação dessa região que, de certa forma, foi mais lenta em relação a outras. No Juruá, houve uma resistência forte das várias etnias que habitavam. Até hoje, o local é conhecido como Terra dos Náuas”, esclareceu o historiador.

Ato cívico, festival de quadrilhas, som ao vivo e missa solene fazem parte das comemorações aos 32 anos da cidade — Foto: Asscom/Prefeitura de Rodrigues Alves

Comentários

Continue lendo
Publicidade

Cotidiano

Joaquin Assaf bate recorde estadual absoluto nos 100 metros livres

Publicado

em

Foto arquivo pessoal: Joaquin ainda disputará três provas no Brasileiro

Joaquin Assaf(Miragina) bateu nesta quinta, 4, durante a disputa do Campeonato Brasileiro Júnior, no parque aquático do Flamengo, no Rio de Janeiro, o recorde estadual absoluto na prova dos 100 metros livres 54”18. A marca colocou o atleta acreano na 29ª colocação no torneio nacional.

“O Joaquin baixou 16 centésimos da sua marca e isso é um resultado expressivo. Poderia ter sido ainda melhor”, declarou o presidente da Federação Aquática do Estado do Acre (FAEA), professor Ricardo Sampaio.

50 borboleta

Joaquin Assaf disputa nesta sexta, 5, a prova dos 50 metros borboleta e a meta é novamente diminuir o tempo.

“A meta precisa ser baixar o tempo. É necessário realizar uma grande prova e esperar o resultado”, afirmou Ricardo Sampaio.

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Equipe da APA termina na última colocação na Copa de Acesso 2025

Publicado

em

Foto leofclemos.foto: Time acreano fechou a competição sem vitória

A equipe da Associação de Paratletas Acreanos(APA) terminou na última colocação na Copa de Acesso, competição promovida pela Confederação Brasileira de Basquetebol em Cadeira de Rodas(CBBC) em Niterói, no Rio de Janeiro.

O time acreano fez quatro jogos na primeira fase do torneio e foi derrotado pelas equipes do Coyotes, do Pará, Manaus, do Amazonas, Vida Ativa, de Rondônia, e Águia, do Amapá.

Atletas da Seleção

A APA fechou o evento nacional em 2024 na última posição e para 2025 contratou as atletas Gabriela Oliveira e Débora Costa, ambas da Seleção Brasileira, e mesmo com os reforços a equipe acreana não conseguiu vencer nenhuma partida.

ADESUL é campeã

A ADESUL, do Ceará, venceu o Coyotes, do Pará, por 58 a 49 e nesta quinta, 4, conquistou o título da Copa de Acesso.

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Finais do Campeonato Estadual começam em Epitaciolândia

Publicado

em

Foto Francisco Dinarte: Melhores equipes acreanas estarão em quadra na disputa do título

Começam nesta sexta, 5, a partir das 14 horas, no ginásio Wilson Pinheiro, em Epitaciolândia, as finais do Campeonato Estadual de Voleibol, no feminino e no masculino. O torneio terá representantes de todas as regiões do Estado.

“Iniciamos a competição com as disputas das fases regionais e, agora, chegamos no momento decisivo do torneio”, declarou o presidente da Federação Acreana de Voleibol (FEAV), professor João Petrolitano.

Grupos do feminino

A

AVQ

Jotas

Teles

Epitaciolândia

B

Tarauacá

Feijó

Cruzeiro do Sul

Mâncio Lima

Chaves do masculino

“A”

Feijó

Teles

Epitaciolândia

Tarauacá

“B”

Corpo

AVQ

Cruzeiro do Sul

Rodrigues Alves

Comentários

Continue lendo