fbpx
Conecte-se conosco

Acre

Rocha pede que MP entre com ação contra propaganda que responsabiliza Temer e facções por violência no Acre

Publicado

em

O deputado federal e pré-candidato a vice-governador na chapa de Gladson Cameli (PP), Wherles Rocha (PSDB), entrou com representação junto ao Ministério Público Estadual (MPE) para retirar do ar propaganda do governo Sebastião Viana (PT) que responsabiliza o presidente Michel Temer (MDB) e as facções criminosas pela crise de violência por que passa o Acre nos últimos anos.

No pedido, Rocha diz que a campanha publicitária usa de “informações maquiadas” para passar à sociedade uma falsa sensação de segurança. A propaganda é protagonizada por agentes da segurança que culpam a falta de proteção nas fronteiras – área de responsabilidade do governo federal – e a disputa pelo tráfico entre facções criminosas como responsáveis pela violência nas cidades acreanas.

“A peça publicitária trabalha com a existência de dois tipos de homicídios: O Comum, que estaria em franca queda, e os homicídios ocorridos por conta do tráfico de drogas. Dessa forma, o Governo do Estado do Acre distorce estatísticas e declara que a violência no Estado está com viés de baixa. Isolando os “homicídios comuns” dos homicídios ocorridos pelo tráfico”, explica o deputado federal na petição.

Para Rocha, o governo deixou de citar nos comerciais os problemas internos estruturantes das polícias. Ele aponta como exemplo a falta de armamento e combustível, coletes vencidos e a ausência de fardamento.

No pedido para que o MP ajuíze ação contra o governo na Justiça, Rocha apresenta dados que contestariam os números oficiais sobre redução nos índices de criminalidade.

“Até 2015, a taxa de homicídio de Rio Branco era equivalente à do conjunto das capitais do Brasil – 34 por 100 mil habitantes. No ano seguinte, saltou para 62 por 100 mil, colocando Rio Branco entre as cinco capitais mais violentas do país. Para comparação, a taxa de São Paulo é inferior a 15 por 100 mil”, diz o deputado.

O tucano ainda acusa o governo de reduzir o orçamento das forças de segurança – incluindo a inteligência – e ampliar os gastos com publicidade.

O tucano pede que sejam abertas investigações cível e criminal para apurar responsabilidades em torno do material publicitário. Comprovadas possíveis irregularidades, Rocha pede que haja o ressarcimento aos cofres públicos pelos valores gastos com a veiculação dos comerciais.

Procurada, a secretaria de Comunicação do governo, Andrea Zílio, informou que não iria fazer comentários sobre a ação impetrada por Wherles Rocha.

Comentários

Continue lendo

Acre

Folia para todas as idades: terceira noite do Carnaval em Xapuri celebra a alegria e elege realeza mirim

Publicado

em

E a festa continua! Nesta segunda-feira, a folia segue com tudo na penúltima noite do Carnaval 2025. As atrações da noite ficam por conta da banda Hits, de Rio Branco, e da banda Swing Mania, de Xapuri, prometendo uma sequência de ritmos para não deixar ninguém parado

A banda Agytus abriu a noite com seu repertório contagiante, seguida pelo DJ Alessandro Lima, que garantiu a batida perfeita entre os shows

A terceira noite do Carnaval em Xapuri começou em clima de festa já durante a tarde, com o animado Baile Infantil. A criançada mostrou que também tem samba no pé e, com muita energia e entusiasmo, participou da escolha da Realeza Mirim 2025. Foi um verdadeiro espetáculo de alegria, onde os pequenos foliões deram um show à parte.

Ao cair da noite, a arena carnavalesca se encheu de cores, música e animação. A programação contou com apresentações que mantiveram o público no embalo da festa. A banda Agytus abriu a noite com seu repertório contagiante, seguida pelo DJ Alessandro Lima, que garantiu a batida perfeita entre os shows. Para encerrar a terceira noite com chave de ouro, Edu Casseb, o Safadão, trouxe uma performance vibrante e cheia de carisma, colocando todo mundo para dançar.

Mesmo com um público menor em comparação às noites anteriores, a energia da festa permaneceu intensa, mostrando que o Carnaval em Xapuri é sinônimo de alegria e tradição. De acordo com a Polícia Militar, a noite transcorreu de forma tranquila, sem registros de ocorrências, reforçando o compromisso da organização com a segurança e o bem-estar dos foliões.

E a festa continua! Nesta segunda-feira, a folia segue com tudo na penúltima noite do Carnaval 2025. As atrações da noite ficam por conta da banda Hits, de Rio Branco, e da banda Swing Mania, de Xapuri, prometendo uma sequência de ritmos para não deixar ninguém parado. O DJ Alessandro Lima retorna para comandar os sets de transição e manter o alto astral na arena carnavalesca.

A Prefeitura de Xapuri convida todos para mais uma noite inesquecível de folia na Princesinha. Venha viver o Carnaval de um novo tempo!

Comentários

Continue lendo

Acre

PM confirma chacina de 6 pessoas em assentamento da área rural de Porto Velho

Publicado

em

Foram assassinados quatro homens e duas mulheres

Comentários

Continue lendo

Acre

Amazonas, Acre e Rondônia estão em alerta laranja para chuvas intensas, ventos de 60-100 km/h e risco de alagamento

Publicado

em

O Instituto Nacional de Meteorologia emitiu alerta laranja para chuva entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, ventos intensos (60-100 km/h), com início nesta segunda-feira (03) e finalizando na terça-feira (04) às 10h00. Os riscos são: risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.

Região Norte

– Rondônia: Alto Paraíso, Buritis, Candeias do Jamari, Cujubim, Guajará-Mirim, Itapuã do Oeste, Nova Mamoré e Porto Velho;

– Amazonas: Atalaia do Norte, Benjamin Constant, Boca do Acre, Canutama, Carauari, Coari, Eirunepé, Envira, Guajará, Humaitá, Ipixuna, Itamarati, Jutaí, Lábrea, Manicoré, Pauini, Santo Antônio do Içá, São Paulo de Olivença, Tabatinga, Tapauá e Tefé;

– Acre: Acrelândia, Assis Brasil, Brasiléia, Bujari, Capixaba, Cruzeiro do Sul, Epitaciolândia, Feijó, Jordão, Mâncio Lima, Manoel Urbano, Marechal Thaumaturgo, Plácido de Castro, Porto Acre, Porto Walter, Rio Branco, Rodrigues Alves, Santa Rosa do Purus, Senador Guiomard, Sena Madureira, Tarauacá e Xapuri.

 

Comentários

Continue lendo