Cotidiano
Rios apresentam alerta máximo de seca em 10 municípios do Acre, mostra boletim da Sema
De acordo com o Monitoramento os principais rios e afluentes do Acre, na Bacia do Rio Acre, o manancial está em alerta máximo em Rio Branco, Assis Brasil, Brasileia, Xapuri, Capixaba e Porto Acre. Na capital o rio está com 1,29 metro.

A previsão ainda é de tempo ensolarado e de temperaturas elevadas, com céu variando de claro a parcialmente nublado e sem previsão de chuva em todo o Acre. Foto em Assis Brasil/Arquivo
O boletim da Secretaria do Meio Ambiente — Sema, por meio do Centro Integrado de Geoprocessamento e Monitoramento Ambiental (Cigma), desta terça-feira, 10, traz dados alarmastes sobre os rios do Acre. Em 10 municípios, incluindo a capital, Rio Branco, os rios estão com alerta máximo de seca. Em Sena Madureira, a lâmina de água do Purus é de 35 centímetros e em Brasiléia, o Rio Acre está com 73 centímetros.
De acordo com o Monitoramento Hidrometeorológico dos principais rios e afluentes do Acre, na Bacia do Rio Acre, o manancial está em alerta máximo em Rio Branco, Assis Brasil, Brasileia, Xapuri, Capixaba e Porto Acre. Na capital o rio está com 1,29 metro.
Na Bacia do Rio Abunã, está em alerta o município de Plácido de Castro. Já na Bacia do Rio Purus, é Sena Madureira que está com o nível do manancial em alerta.
No Rio Juruá, Marechal Thaumaturgo e Porto Walter, estão em alerta máximo. Em Porto Walter, a lâmina d’água é de 94 centímetros nesta terça-feira, 10, o que impede a navegação de batelões e outras embarcações maiores. Somente barcos com motores de rabeta fazem o percurso entre Cruzeiro do Sul e Porto Walter. E foi pelo ramal de 90 quilômetros, que chegou ao município hoje, 10, a parte de proteína (carnes) da merenda escolar para a Escola Estadual Borges de Aquino. O ramal está embargado pela justiça federal.
Não há informações sobre o nível dos Rios Tarauacá e Envira.
Previsão do tempo
A Divisão de Meteorologia do Sistema de Proteção da Amazônia informa que uma forte massa de ar quente e seco ainda predomina sobre o sul da Amazônia e dificulta a formação de nuvens carregadas na região nesta terça-feira, inclusive sobre o Acre. A previsão ainda é de tempo ensolarado e de temperaturas elevadas, com céu variando de claro a parcialmente nublado e sem previsão de chuva em todo o Acre.
Comentários
Cotidiano
Saiba quando serão os confrontos da quinta fase da Copa do Brasil
Confederação Brasileira de Futebol (CBF) realizou nesta segunda-feira (23) o sorteio da quinta fase da competição
A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) realizou nesta segunda-feira (23) o sorteio dos duelos da quinta fase da Copa do Brasil 2026. O evento ocorreu na sede da entidade na Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro.
Os jogos desta eliminatória têm como data-base os dias 22 de abril e 23 de abril (ida) e 13 e 14 de maio (volta).
Vale destacar que, na quinta fase, entram os 20 clubes da Série A mais os 12 classificados da quarta fase. A partir de então, as equipes se enfrentam em jogo de ida e volta até a semifinal.
Veja o formato completo do torneio
- 1ª fase: 28 clubes menores ranqueados
- 2ª fase: 74 melhores ranqueados + 14 que avançaram da 1ª fase
- 3ª fase: 4 campeões de Copa do Nordeste + 44 que avançaram da 2ª fase
- 4ª fase: 24 clubes que avançaram da 3ª fase
- 5ª fase: Clubes da Série A + 12 clubes que avançaram da 4ª fase
- Oitavas de final: 16 clubes que avançaram da 5ª fase
- Quartas de final: 8 clubes que avançaram das oitavas de final
- Semifinais: 4 clubes que avançaram das quartas de final
- Final (em jogo único): 2 clubes que avançaram das semifinais
Datas-base da Copa do Brasil 2026
- 1ª fase: 18 de fevereiro e 19 de fevereiro – jogo único
- 2ª fase: 25 de fevereiro, 26 de fevereiro, 4 de março e 5 de março – jogo único
- 3ª fase: 11 de março e 12 de março – jogo único
- 4ª fase: 18 de março e 19 de março – jogo único
- 5ª fase: 22 de abril e 23 de abril (ida); 13 de maio e 14 de maio (volta)
- Oitavas de final: 1º de agosto e 2 de agosto (ida); 5 de agosto e 6 de agosto (volta)
- Quartas de final: 26 de agosto e 27 de agosto (ida); 2 de setembro e 3 de setembro (volta)
- Semifinal: 1º de novembro (ida); 8 de novembro (volta)
- Final: 6 de dezembro – jogo único
Comentários
Cotidiano
Sequência de assaltos a residências deixa moradores em alerta em Plácido de Castro
Criminosos invadem casas, rendem famílias e roubam motocicletas em sequência de ataques na mesma noite
Comentários
Cotidiano
TCE-AC ratifica inexigibilidade de licitação para contratação de empresa por R$ 20 mil
A presidente do Tribunal de Contas do Estado do Acre (TCE-AC), conselheira Dulcinéa Benício de Araújo Barbosa, reconheceu e ratificou a inexigibilidade de licitação nº 5/2026 para a contratação da empresa Vocatus Economia e Finanças Ltda., no valor total de R$ 20 mil.
A decisão consta no Processo nº 999999.001080/2026-41 e foi publicada no Diário Eletrônico de Contas nesta segunda-feira (23).
De acordo com o ato, a contratação tem como objetivo a realização do treinamento intitulado “Complexidade Econômica e Complexidade Econômica Verde na Construção de um Ecossistema Produtivo Regional no Acre”.
A medida está fundamentada no artigo 74, inciso III, alínea “f”, da Lei nº 14.133/2021, que trata da nova Lei de Licitações e Contratos Administrativos, permitindo a inexigibilidade de licitação em casos específicos previstos em lei.
O reconhecimento levou em consideração o Parecer Jurídico nº 59, constante nos autos do processo, que sugeriu a contratação direta da empresa, bem como a análise da documentação apresentada e o interesse da administração pública.

Você precisa fazer login para comentar.