fbpx
Conecte-se conosco

Acre

Rio Madeira: Acisa tenta se antecipar ao isolamento

Publicado

em

A articulação da Acisa acaba demonstrando também uma mudança de postura do empresariado local.

Diretoria da Associação Comercial e Industrial e o superintendente do Banco da Amazônia no Acre, André Vargas (Foto: Divulgação)

ITAAN ARRUDA

Os bancos não têm como ajudar empresas a se prevenir em caso de novo isolamento do Acre com a cheia do Rio Madeira. A diretoria da Associação Comercial e Industrial se reuniu com o superintendente do Banco da Amazônia no Acre, André Vargas.

O objetivo era pleitear a abertura de uma linha de crédito para formação de capital de giro para que as empresas pudessem se precaver na montagem de estoques que pudessem ser utilizados em um possível novo isolamento via terrestre.

Vargas foi muito diplomático, pontuou as regras estabelecidas pelo Banco Central. Especificou que uma empresa de médio porte (com faturamento de até R$ 90 milhões por ano) pode ter acesso a crédito com 0,5% de juros. A taxa é atrativa.

A formação de capital de giro, via crédito bancário, não tem condições de ser efetivada da forma como os empresários pleitearam. No caso específico do Acre, é preciso que o isolamento efetivamente aconteça para que a possibilidade de acesso ao crédito se concretize.

“Hoje, nós temos empresas as empresas no Acre que trabalham com produtos de primeira necessidade com estoques para os próximos 45 dias. Algumas empresas têm condições de ampliar os estoques para 60 dias, mesmo sem acessar crédito bancário” afirmou o presidente da Acisa, Celestino Bento.

A articulação da Acisa acaba demonstrando também uma mudança de postura do empresariado local. “Nesses casos de calamidade, de desastres ambientais, é possível anteciparmos algumas condutas para depender cada vez menos de articulações de natureza política”, disse Bento, lembrando a traumática experiência de 2014 quando o Acre ficou isolado por terra do resto do país.

E o Rio Madeira aumenta o nível. Na região do Abunã, o rio Madeira registra nesta quarta-feira (10) a maraca de 19,90 metros. Nessa mesma época, no ano passado, o rio registrou 19,67 metros. Em 2015, 17,44 metros. Em 2014, o rio já havia alcançado a estrada com 19,74 metros.

Isso significa que caso o Dnit não tivesse feito a obra de elevação da estrada, os atuais 19,90 metros registrados hoje (10) já teriam deixado o Acre isolado.

Comentários

Continue lendo

Acre

Acreanos Chico Mendes e Marina Silva aparecem em telão de ensaio do show da Madona

Publicado

em

Por

Além de Marina e Chico, também apareceram os rostos de Abdias do Nascimento, Marielle Franco, Daniela Mercury, Elza Soares, Txai Surui, Rene Silva, entre outras personalidades brasileiras.

Foto: Reprodução

Por Maria Meirelles

Os acreanos Chico Mendes e Marina Silva foram destaque no ensaio da cantora Madonna, realizado na Praia de Copacabana, no Rio de Janeiro, na noite de quinta-feira, 2. Os telões do grande palco exibiram imagens de personalidades brasileiras durante o ensaio da canção “Music”.

Além de Marina e Chico, também apareceram os rostos de Abdias do Nascimento, Marielle Franco, Daniela Mercury, Elza Soares, Txai Surui, Rene Silva, entre outras personalidades brasileiras.

Para Angela Mendes, presidenta do Comitê Chico Mendes e filha mais velha de Chico, a homenagem demonstra a potência do legado deixado pelo líder extrativista.

“Pra gente é muito simbólico ver o rosto de Chico ao lado de tantos nomes importantes pra história e cultura brasileira. Mostra a força e a potência que o legado de meu pai ainda reverbera. Interessante também ver rostos do Norte, como Marina Silva e Txai Surui, logo após o anúncio do Rock In Rio decidir prestar homenagem ao Brasil, mas inviabilizando os artistas da Amazônia”, frisou Angela.

“Music” ganhou um arranjo com ritmos brasileiros. A cantora subiu ao palco com uma roupa preta e máscara verde fluorescente e, com uma guitarra, entoou sucessos como “Nothing Really Matters”, “Live to tell”, “La isla bonita” e “Burning up”. Os fãs foram ao delírio e ovacionaram a estrela.

O tão esperado show de madona no Brasil será realizado neste sábado, 4, na Praia de Copacabana, no Rio de Janeiro, e contará com a participação de artistas brasileiros.

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por Rene (@renesilva)

Comentários

Continue lendo

Acre

Novo secretário de Saúde do Município é empossado

Publicado

em

O prefeito de Rio Branco deu posse, nesta quinta-feira (2), ao novo secretário municipal de Saúde, o médico Eliatian Nogueira.

A posse do novo secretário ocorreu no gabinete da secretaria municipal de Saúde – Semsa, e contou com as presenças de várias autoridades e do corpo técnico da Semsa. O médico assume a pasta, após a saída da ex-secretária, Sheila Andrade.

Eliatian: “Vamos tentar zerar todas as demandas com o programa Fila Zero que será lançado” (Foto: Marcos Araújo/Assecom)

“A gente precisa fazer uma reunião com a regulação para ver as demandas reprimidas e tentar zerar todas com o programa Fila Zero que será lançado.” , destacou o novo secretário.

O prefeito de Rio Branco teceu elogios ao novo gestor e, destacou os avanços alcançados na área da saúde durante sua gestão, ressaltando os desafios superados e as melhorias implementadas para beneficiar a população. Em seu discurso durante a posse, o prefeito enfatizou a transformação da situação precária encontrada no início do mandato, incluindo a falta de medicamentos e profissionais desmotivados. Graças a medidas como a regularização dos salários e investimentos na infraestrutura das unidades de saúde, a situação foi gradativamente revertida. O prefeito expressou confiança na capacidade do novo secretário, destacando o comprometimento  do gestor com a comunidade.

“Tenho certeza absoluta que a saúde continuará em boas mãos” (Foto: Marcos Araújo/Assecom)

“Eu tenho certeza absoluta que a saúde continuará em boas mãos, todo dia vencendo desafios e preparando coisas novas.”, disse o prefeito.

O prefeito destacou ainda o compromisso de sua administração em trabalhar diariamente para melhorar a saúde da população, reconhecendo que os desafios são constantes, mas que com a ação e a determinação de todos, a saúde municipal estará melhor a cada dia. Ele citou as obras em 26 unidades básicas de saúde, das 36 que até o final dessa gestão passarão por reformas.

“A gente resolveu o problema salarial de todo mundo, começamos a reformar as unidades de saúde, compramos medicamentos, material para uso nas unidades de saúde, ou seja, nós conseguimos melhorar muito a saúde nesses três anos e vamos continuar.”

 

Comentários

Continue lendo

Acre

Jovem de 20 anos morre após pegar gripe e ser internado no PS de Rio Branco

Publicado

em

O jovem Gabriel Oliveira, 20 anos, faleceu na noite de quinta-feira (2) no pronto-socorro de Rio Branco.

De acordo com informações de familiares, há dias ele estava internado no pronto-socorro após contrair uma gripe e seu quadro se agravar.

Ainda segundo familiares, Gabriel também sofreu problema nos rins e estava fazendo hemodiálise.

“A vida é um sopro, onde estamos em uma fila invisível e não sabemos qual a nossa senha. Você foi um guerreiro, lutou com bravura. Guardaremos para sempre o menino esplêndido que você foi”, comentou Raik Silva, parente da vítima.

Comentários

Continue lendo