fbpx
Conecte-se conosco

Geral

Rio Juruá alcança 14 metros e unidades de saúde estão alagadas

Publicado

em

Por Sandra Assunção – do ac24horas.com

A cheia do Rio Juruá avança em Cruzeiro do Sul e nesta quinta-feira o manancial marca 14 metros. O número de abrigos teve que ser ampliado de 6 para 8, onde já estão 44 famílias. Além de 6 escolas municipais, 2 unidades de ensino do Estado também já estão sendo ocupadas.

De acordo com a Defesa Civil Municipal e o Corpo de Bombeiros, 236 pessoas foram atendidas e 192 foram removidas de casa.

Em 13 bairros já houve a interrupção dos energia elétrica, alcançando 508 residências, sendo que a maior, 300, fica no Miritizal, que é a localidade com maior número de casas sem energia. A Energisa diz que o motivo é a segurança.

Além das residências, unidades de saúde também são invadidas pelas águas do Juruá. A Unidade Básica de Saúde José Matheus, no Bairro Miritizal, é a mais afetada. A equipe teve de desocupar o espaço e está atendendo na Creche Irmã Maria Suzana, na mesma rua.

“Tivemos que sair e a equipe está atendendo com todos os serviços oferecidos normalmente na creche Irmã Maria Suzana”, explica o coordenador da atenção básica da Secretaria Municipal de Saúde, Lindomar Ferreira.

A Unidade Básica de Saúde Ariton Rosas, na Boca do Moa, também está sem funcionar devido ao alagamentos. A equipe foi designada para atuar nos abrigos e em áreas alagadas. “O atendimento não está acontecendo na unidade porque o acesso à unidade já está com água e a gente está atendendo em áreas alagadas e nos abrigos. A equipe desta unidade está atendendo de maneira itinerante, móvel, inclusive nos abrigos, como também em áreas alagadas”, pontua Lindomar.

O comandante do Corpo de Bombeiros de Cruzeiro do Sul, capitão Josadac Ibernon, diz que a tendência é de que o Juruá pare de subir a partir desta sexta-feira, 7. “As águas estão vindo do Alto Juruá e a tendência é que até sexta-feira haja uma estabilização”, relata.

Comentários

Continue lendo

Geral

Colisão entre motos deixa dois feridos no bairro Bosque, em Rio Branco

Publicado

em

Rodnei da Silva e Josias Pereira de Araújo sofreram escoriações e cortes; ambos foram encaminhados ao pronto-socorro em estado estável.

Dois motociclistas ficaram feridos após uma colisão entre motos na noite desta segunda-feira (3), no cruzamento da Travessa Camboriú com a Rua Hugo Carneiro, no bairro Bosque, em Rio Branco. Rodnei da Silva, de 46 anos, e Josias Pereira de Araújo, de 41 anos, foram arremessados ao solo após o impacto entre as motocicletas.

Segundo testemunhas, Rodnei pilotava uma Honda CG 125 Fan, vermelha, de placa NAE-1438, pela Rua Hugo Carneiro, no sentido centro-bairro, quando colidiu com a motocicleta de Josias, uma Honda CG Fan 160, vermelha, de placa QLV-1986, que trafegava pela Travessa Camboriú em direção à Avenida Getúlio Vargas.

Rodnei sofreu cortes no pé e no antebraço, além de escoriações, mas estava consciente. Já Josias bateu a cabeça na queda e chegou a ficar desacordado, mas ambos estavam em estado de saúde estável após o acidente.

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) enviou uma ambulância básica e outra de suporte avançado ao local. Após os primeiros socorros, os motociclistas foram encaminhados ao pronto-socorro de Rio Branco.

A Polícia Militar esteve no local, isolou a área e acionou a perícia para investigar as circunstâncias do acidente.

Comentários

Continue lendo

Geral

Mãe e filho são atropelados por motocicleta em Rio Branco; condutor foge sem prestar socorro

Publicado

em


Danilva Lima da Cunha, de 43 anos, e seu filho foram atingidos na Avenida Amadeo Barbosa; motociclista abandonou veículo e fugiu do local.

Danilva Lima da Cunha, de 43 anos, e seu filho foram vítimas de um atropelamento por uma motocicleta na noite desta segunda-feira (3), na Avenida Amadeo Barbosa, no bairro Comara, região do Segundo Distrito de Rio Branco. Segundo testemunhas, mãe e filho caminhavam pelo acostamento da avenida, no sentido centro-bairro, quando foram surpreendidos e atropelados por uma moto de cor preta.

Após o acidente, o motociclista fugiu do local sem prestar socorro às vítimas, deixando a motocicleta para trás. Populares que presenciaram o atropelamento acionaram o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), que enviou uma ambulância de suporte básico para prestar os primeiros atendimentos.

Antes da chegada da equipe de resgate, o pai da criança levou o menino de moto até a UPA do Segundo Distrito, pois ele apresentava cortes na cabeça. Danilva, que ficou no local, foi atendida pelos socorristas do Samu, que constataram um corte profundo na cabeça, perda momentânea de memória, confusão mental e escoriações pelo corpo.

A equipe do Policiamento de Trânsito esteve presente, isolou a área para o trabalho da perícia e, após os procedimentos de praxe, removeu a motocicleta da via pública. O caso está sob investigação, e as autoridades buscam identificar o motociclista que fugiu do local.

Comentários

Continue lendo

Geral

Criança de 7 anos fica gravemente ferida após colidir com caminhão em Rio Branco

Publicado

em

Menino sofreu traumatismo craniano e cortes no rosto ao descer ladeira de bicicleta; Samu o encaminhou ao pronto-socorro em estado grave.

Uma criança de 7 anos ficou gravemente ferida após colidir com um caminhão de distribuição de galões de água na noite desta segunda-feira (3), no cruzamento das ruas Adalberto Sena e Albezerra, no bairro Plácido de Castro, na região da Baixada da Sobral, em Rio Branco.

Segundo testemunhas, o menino estava acompanhado de dois colegas, cada um em uma bicicleta, e passaram a tarde descendo a ladeira da rua Albezerra. No início da noite, ao descer novamente, ele colidiu na lateral de um caminhão Agrale, de placa QLX-0700, que trafegava no sentido centro-bairro.

Com o impacto, a criança bateu a cabeça nos ferros laterais do caminhão, sofrendo um traumatismo cranioencefálico de grau moderado a grave. Ele também teve cortes no rosto e na gengiva, além de um edema frontal e lateral na cabeça, ficando agitado após o acidente.

Vizinhos acionaram o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). Uma ambulância de suporte básico prestou os primeiros atendimentos, mas, devido à gravidade do caso, uma ambulância de suporte avançado foi acionada para estabilizar o quadro clínico da criança e encaminhá-la ao pronto-socorro de Rio Branco.

O médico plantonista do Samu, Dr. Neto, informou que a criança precisará ficar em observação, pois pode apresentar inchaço no cérebro devido à forte pancada na cabeça.

O motorista do caminhão permaneceu no local e prestou assistência à vítima. Apesar da ausência de sinalização adequada nas ruas, ele trafegava na via preferencial. A bicicleta da criança ficou parcialmente destruída.

A equipe do Policiamento de Trânsito isolou a área para a perícia e, após os procedimentos, entregou a bicicleta a familiares da criança. O caminhão foi liberado. O caso reforça a necessidade de maior atenção e sinalização em vias urbanas para evitar acidentes envolvendo crianças.

Comentários

Continue lendo