Acre
Rio Branco Folia, Tradição e Alegria: Prefeitura de Rio Branco anuncia o Carnaval como antigamente

Após a celebração natalina, onde as famílias se confraternizaram na cidade, agora, Rio Branco, se prepara para uma grande jornada de folia. Será o Carnaval da tradição e da alegria.
A Praça da Revolução vai voltar a ser o palco do Carnaval como antigamente, aproveitando a sintonia e a energia, a confraternização que foi das famílias nesse espaço aqui durante o período do Natal.
Será um mergulho nas raízes, uma ressurreição do carnaval de antigamente, quando as ruas do centro da cidade eram palco de alegria, paz e respeito. O local foi escolhido devido a sua importância histórica e capacidade para receber grandes públicos.
O aposentado, Francisco da Silva, era brincante na época, sentado no banco da praça ele lembra como era o carnaval de antigamente.
“Os cavernosos, tinha o urubu cheiroso. Quando terminavam os desfiles, eles vinham todos para cá.”
O pré-carnaval será de 02 a 04 de fevereiro, no Coreto da Praça e o Carnaval Oficial começa dia 09 e se estenderá até o dia 14 de fevereiro, no cruzamento da avenida Getúlio Vargas com a rua Rui Barbosa.
Em uma coletiva a imprensa na manhã desta terça-feira, o prefeito Tião Bocalom, falou de como a prefeitura está se programando para o evento.

“Nós resolvemos fazer aqui no centro para resgatar o carnaval como antigamente, o espaço é menor, mas a segurança com certeza é bem maior, o acesso pra todos que vem dos bairros acredito que seja bem menor, pois está bem próximo do terminal. A prefeitura realizará o Carnaval 2024 na Praça da Revolução, aonde já tivemos um sucesso total nos festejos natalinos. Será um resgate cultural.”
O prefeito explicou ainda que nos bairros também haverá folia, ele disse que a a prefeitura dará todo o apoio logístico para a realização dos eventos.
“A Prefeitura estará diretamente ajudando através da FGB a todos os eventos que sempre acontece aqui nos bairros. Então, não é porque nós vamos fazer o Carnaval aqui no centro que irá estragar os carnavais dos bairros, absolutamente”.

“O apoio logístico vai depender muito daquilo que os bairros vão trazer para a prefeitura como proposta, então a gente deixa em aberto até o dia 25, até o dia 19, para que esses blocos, para que esses presidentes de bairro possam procurar FGB, apresentar sua demanda e a gente dá uma devolutiva daquilo que a prefeitura vai poder ajudá-lo para fazer seu carnaval tradicional”, destacou o diretor-presidente da Fundação Garibaldi Brasil (FGB), Andeson Nascimento.
Comentários
Acre
Deputado Tadeu Hassem destina R$ 75 mil para cadeiras de rodas e ações de saúde bucal em Rio Branco
Parceria com o Rotary Club deve beneficiar famílias e cerca de 550 crianças da rede pública
O deputado estadual Tadeu Hassem destinou R$ 75 mil em emendas parlamentares para duas ações sociais em Rio Branco, por meio de parceria com o Rotary Club Rio Branco.
Uma das iniciativas é o projeto “Mobilidade e Dignidade”, que já beneficia 21 famílias com a entrega de cadeiras de rodas adaptadas, proporcionando mais autonomia e qualidade de vida a pessoas com deficiência.
A outra ação, chamada “Rotary Solidário”, tem como foco a saúde bucal de crianças da rede pública. A expectativa é atender cerca de 550 alunos com orientações, aplicação de flúor e distribuição de kits de higiene.
Segundo o parlamentar, a parceria busca ampliar o alcance de políticas sociais e garantir atendimento a quem mais precisa.
Ver essa foto no Instagram
Comentários
Acre
Presidente Joabe Lira recebe coveiros municipais e reforça apoio à valorização da categoria
Chefe do Legislativo destaca importância do trabalho e encaminha reivindicações à Prefeitura
Durante a sessão ordinária, o vereador e presidente da Câmara Municipal de Rio Branco, Joabe Lira, relatou ter recebido em seu gabinete representantes dos coveiros municipais para ouvir as principais demandas da categoria.
O presidente classificou a atividade como um trabalho essencial e digno, ressaltando a importância desses servidores para o funcionamento da cidade.
“É uma categoria que trabalha bastante. É um trabalho essencial, um trabalho digno, e que precisa ser valorizado”, destacou.
Reivindicações apresentadas
Entre os pleitos apresentados pelos coveiros estão:
-
Melhoria salarial;
-
Implementação de vale-alimentação;
-
Instituição de auxílio-caixão;
-
Alteração do nível de escolaridade do cargo, atualmente de nível fundamental, para nível médio.
Segundo Joabe Lira, as reivindicações foram formalizadas e serão encaminhadas à Prefeitura de Rio Branco e ao secretário municipal de Administração para análise e providências.
“A Câmara está abraçando essa causa. Vamos enviar essa solicitação para a Prefeitura e para o secretário de administração para que juntos possamos valorizar essa categoria que tem trabalhado muito por nossa cidade”, afirmou.
Durante sua fala, o presidente também fez uma observação bem-humorada ao mencionar que, quando os coveiros se colocam à disposição para servi-lo, costuma responder: “Em nome de Jesus, vai demorar bastante eu precisar do serviço de vocês”.
A Câmara Municipal reafirma seu compromisso com o diálogo permanente com as categorias profissionais e com a valorização dos servidores públicos que contribuem diariamente para o funcionamento da capital.
Comentários
Acre
Prefeitura de Assis Brasil celebra o Dia da Mulher com ações do PAIF e atividades interativas
A Prefeitura de Assis Brasil, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, realizou uma programação especial em alusão ao Dia Internacional da Mulher, promovendo ações do Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF) e diversas atividades interativas voltadas ao público feminino do município.
O evento aconteceu no auditório da Prefeitura e reuniu mulheres atendidas pelos serviços socioassistenciais, proporcionando um momento de acolhimento, integração e valorização. Durante a programação, foram realizadas dinâmicas, atividades interativas e falas que destacaram a importância da mulher na sociedade, reforçando o respeito, os direitos e o protagonismo feminino.
A iniciativa reafirma o compromisso da gestão municipal com a promoção de políticas públicas que fortalecem os vínculos familiares e comunitários, além de incentivar a valorização e o empoderamento das mulheres de Assis Brasil.


Você precisa fazer login para comentar.