Conecte-se conosco

Cotidiano

Rio Branco é uma das capitais onde os homens menos bebem, aponta estudo

Publicado

em

Vigitel ouviu 524 homens durante pesquisa no ano passado. Proporção é menor ainda entre mulheres.

Rio Branco é uma das capitais onde os homens menos consomem bebida alcoólica, aponta estudo — Foto: Reprodução EPTV

Por Tácita Muniz, G1 AC — Rio Branco

Em mais um dos pontos abordados pela Pesquisa de Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel), Rio Branco aparece como uma das capitais com menor taxa de consumo de bebida alcoólica entre os homens. Os dados foram publicados na última semana pelo Ministério da Saúde.

Neste estudo, foram ouvidos 524 homens e pouco mais de 104 assumira fazer o consumo de bebidas alcoólicas. Esse percentual é ainda mais baixo entre as mulheres ouvidas na pesquisa. Das 937 mulheres ouvidas, apenas 11% ingerem bebida alcoólica, pouco mais de 100.

As entrevistas telefônicas feitas pela Vigitel foram feitas entre janeiro e dezembro do ano passado. As maiores frequências desse uso, entre homens, foram observadas em Palmas (32,5%), Salvador (31,6%) e Florianópolis (31,0%) e, entre mulheres, em Salvador (16,7%), Belo Horizonte (16,4%) e Vitória (15,5%).

Já as menores taxas no sexo masculino foram registradas em Porto Alegre (18,3%), Manaus (19,9%) e Rio Branco (20,2%) e, no sexo feminino, em João Pessoa (7,4%), Curitiba (7,9%) e Natal (8,0%).

Em Rio Branco, 12% dos homens assumem beber e dirigir — Foto: Reprodução/TV Globo

Direção e álcool

No mesmo estudo, há dados também dos motoristas que ingerem bebida alcoólica e dirigem. Dos entrevistados homens, 12% alegam que dirigem após consumirem álcool. O número é menor entre as mulheres, sendo que apenas 2% assumem fazer a mistura entre álcool e direção.

Saúde

A pesquisa também ouviu homens e mulheres que avaliaram o estado de saúde, considerando as avaliações “ruim” ou “muito ruim”. Na capital acreana, há dois pontos interessantes: enquanto o sexo masculino não acha que seu estado de saúde anda ruim, a maioria das mulheres avalia negativamente a saúde.

Segundo a pesquisa, os homens de Rio Branco (1,7%) avaliam ter uma boa saúde.

Já quando a mesma avaliação é feita pelo público feminino, a maior porcentagem em que as mulheres avaliam o estado de saúde como ruim ou muito ruim aparece na capital acreana, com 11%.

Mamografia

Ainda na área de saúde, o Ministério da Saúde recomenda que todas as mulheres entre 50 e 69 anos de idade façam exames de mamografia pelo menos uma vez a cada dois anos, além de recomendar o exame anual para mulheres acima de 35 anos que pertençam a grupos de alto risco.

O estudo aponta também que as mulheres em Rio Branco são as que menos fazem o exame. É a segunda cidade com a pior taxa nesse setor. Apenas 67% das mulheres, entre 50 a 69 anos, dizem que realizaram mamografia pelo menos uma vez nos últimos dois anos. Rio Branco só fica atrás de Boa Vista (66%).

Vigitel ouviu 524 homens durante pesquisa no ano passado. Proporção é menor ainda entre mulheres.

__________________

Comentários

Continue lendo
Publicidade

Cotidiano

Diretoria do Rio Branco acerta o retorno do atacante Raphael

Publicado

em

Foto Sueli Rodrigues: Raphael disputou o Estadual Sub-20 pelo Estrelão

O atacante Raphael, um dos destaques da equipe Sub-20, seguirá no Rio Branco para a disputa do Campeonato Estadual 2026. O atleta desembarca na capital acreana no próximo dia 8 para ser integrado ao restante do elenco.

“Voltar ao Rio Branco para atuar no profissional é uma grande oportunidade. Sabemos das metas do clubes e vou tentar ajudar marcando muitos gols”, declarou Raphael.

Segue com preparação

O elenco do Rio Branco realizou nesta sexta, 26, mais um trabalho físico sob o comando do professor Selcimar Maciel. “Vamos aproveitar todos dias. Se tivermos um dia chuvoso, faremos trabalhos físicos na academia”, disse Selcimar Maciel.

1º Amistoso

O Rio Branco deve enfrentar o Santa Cruz no próximo dia 30, no CT do Cupuaçu, no primeiro amistoso da fase de preparação. O Estrelão joga contra o Vasco no sábado, 17 janeiro, no Tonicão, na estreia do Estadual 2026.

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Acre terá quase 30 dias de feriados e pontos facultativos em 2026

Publicado

em

Os servidores do Poder Executivo do Acre terão, em 2026, um total de 26 dias de folga entre feriados nacionais, feriados estaduais e pontos facultativos. A distribuição dessas datas ao longo do ano possibilita períodos prolongados de descanso em diferentes meses, como janeiro, fevereiro, abril, maio, setembro, novembro e dezembro.

O calendário foi definido em decreto do governo do Acre, publicado no Diário Oficial do Estado, na última segunda-feira, 22, que organiza o funcionamento dos órgãos públicos estaduais ao longo do próximo ano. Conforme o documento, apenas os serviços considerados essenciais devem manter funcionamento regular nas datas previstas como feriado ou ponto facultativo.

Apesar do grande número de dias de folga, alguns feriados cairão em finais de semana. O Dia Internacional da Mulher e a Proclamação da República, por exemplo, serão em um domingo.

Por outro lado, datas como o Dia do Trabalho, o Dia da Consciência Negra e o Natal coincidem com uma sexta-feira, favorecendo a formação de feriado prolongado.

No período do Carnaval, o governo estadual estabeleceu ponto facultativo por três dias consecutivos, segunda, terça e quarta-feira de Cinzas, impactando diretamente o funcionamento das repartições públicas e a rotina administrativa nesse intervalo.

Ao longo do ano, o calendário inclui datas como a Confraternização Universal, em 1º de janeiro, além de feriados estaduais tradicionais, como o Dia do Católico, o Dia do Evangélico, o Aniversário do Estado do Acre, o Tratado de Petrópolis e o Dia da Amazônia.

Também constam feriados nacionais como Tiradentes, Independência do Brasil, Nossa Senhora Aparecida, Finados e Natal e pontos facultativos na véspera de Natal, no dia 24, feriado nacional no dia 25, e ponto facultativo na véspera de Ano Novo, no dia 31.

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Próximo passo do projeto do novo estádio do Flamengo pode levar quatro anos

Publicado

em

Luiz Eduardo Baptista, presidente rubro-negro, detalhou o processo junto à Prefeitura

 

Fonte: CNN

Comentários

Continue lendo