fbpx
Conecte-se conosco

Cotidiano

Rio Branco e outras capitais da região Norte aderem ao sinal 5G

Publicado

em

Serviço avançará gradualmente no país até 2029

Telefonia móvel 5G

A partir de hoje (6), cinco capitais da Região Norte começam a ter sinais da internet 5G sendo transmitidos pelas antenas das operadoras. Com isso, a quinta geração da tecnologia completa a primeira etapa prevista em edital, disponibilizando o serviço a todas as 27 capitais do país.

O sinal começa a ser ligado em Belém (PA), Macapá (AP), Manaus (AM), Porto Velho (RO) e Rio Branco (AC), mas o prazo para que as operadoras liguem todas as estações previstas – uma antena para cada 100 mil habitantes – se encerrará no dia 28 de novembro.

Segundo o conselheiro Moisés Queiroz Moreira – do Grupo de Acompanhamento da Implantação das Soluções para os Problemas de Interferência na faixa de 3.625 a 3.700 MHz (Gaispi) –, serão 57 antenas em Belém; 18 em Macapá; 84 em Manaus; 21 em Porto Velho; e 15 no Rio Branco.

Com a nova tecnologia, a transmissão de dados fica mais veloz, estável e com menor tempo de resposta (latência). As frequências para o 5G foram leiloadas em novembro de 2021, tendo como previsão inicial a de que o serviço seria disponibilizado em todas as capitais até 31 de julho, e que nas demais cidades do país a ativação seria gradual até 2029.

Primeira etapa

“Foi um trabalho exitoso nessa fase inicial, apesar de difícil e de [envolver] aprendizado, porque não tínhamos total conhecimento dos problemas que poderiam aparecer”, disse o conselheiro, referindo-se à conclusão da primeira etapa de entrega da faixa de 3,5 GHz, a ser explorada por três operadoras (Vivo, TIM e Claro) em todas as capitais do país.

Segundo o coordenador do Gaispi, Henrique Gomes Pinheiro, as operadoras instalaram, até o momento, “mais do que o dobro” de antenas previstas no edital do 5G. “O mínimo era de 2.528 estações [para as três operadoras]. No entanto, 5.275 já foram instaladas”, disse ele, ao informar que, com isso, o 5G já está presente em 5% das 93 mil estações instaladas no país.

Ele acrescentou que o serviço disponibilizado nas 27 capitais alcança 24% da população brasileira e tem potencial de chegar a 50 milhões de pessoas.

Nova etapa

Sobre a nova etapa prevista no edital, que é a de levar a tecnologia 5G às cidades com mais de 500 mil habitantes, o desafio agora é avançar na limpeza do espectro utilizado – que é o mesmo de antenas parabólicas. A previsão é que essa etapa comece a ser implementada em janeiro de 2023.

A fim de viabilizar o processo, serão distribuídos kits de antenas, que substituirão as parabólicas, para famílias inscritas no cadastro único de programas sociais do governo federal. Nesse sentido, estão previstas campanhas informando a população sobre como proceder o agendamento para a troca de equipamento.

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Humaitá enfrenta o Manaus e tenta voltar a vencer no Brasileiro

Publicado

em

Foto Glauber Lima: O meia João Hassen (10) acredita em boa apresentação do Humaitá

O Humaitá enfrenta o Manaus neste sábado, 26, às 14h30 (hora Acre), no estádio Ismael Benigno (Colina), em Manaus, no Amazonas, em um duelo válido pela segunda rodada da primeira fase do Campeonato Brasileiro da Série D. O Tourão estreou na competição com derrota na Arena da Floresta e Manaus conquistou um ponto fora de casa contra o Trem.

Erismeu estreia

O confronto fora de casa marca a estreia de Erismeu Silva no comando do Tourão. Com o elenco mais fraco (três atletas foram dispensados após a estreia), o treinador vai para o jogo pressionado por um bom resultado.

Júlio César quer vitória

Júlio César Nunes espera uma grande apresentação do Manaus para conquistar a primeira vitória no torneio. O treinador quer a equipe como protagonista na Série D.

No apito

Rubens Paulo Rodrigues, de Goiás, apita Manaus e Humaitá. Hugo Agostinho e  Raimundo José Azevedo, ambos do Amazonas, serão os auxiliares.

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Galvez enfrenta o Rolim de Moura na estreia do Campeonato Brasileiro

Publicado

em

Foto Jhon Silva: Galvez disputa pela primeira vez o Brasileiro no feminino

O Galvez enfrenta o Rolim de Moura, de Rondônia, neste sábado, 26, na Arena da Floresta, a partir das 18 horas, na estreia das duas equipes no Campeonato Brasileiro de Futebol Feminino A3. Os dois times não são favoritos no grupo A1 e por isso o confronto ganha uma importância ainda maior.

Tempo curto de preparação

O elenco do Galvez teve um tempo curto de preparação visando o torneio nacional. Contudo, Maurício Carneiro acredita na qualidade do elenco montado para a competição.

“Trabalhamos forte. As atletas estão confiantes e a meta é tentar uma vitória”, afirmou o treinador.

Abertura do grupo

Na abertura do grupo A1 do Brasileiro A3, o Tarumã goleou o Recanto da Criança por 6 a 0, no Ismael Benigno (Colina), em Manaus, no Amazonas, no duelo amazonense do torneio.

Trio acreano

Um trio acreano comanda Galvez e Rolim de Moura. Iane Veras apita e terá como auxiliares Veronica Severino e Reno Cassiano Loreda.

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Acreana de 7 anos, “encantadora de pinschers”, se apresenta no Domingo Legal

Publicado

em

Helena Sophia representa o Acre em rede nacional e promete encantar o Brasil com seu carisma

Montagem sobre foto de SBT e arquivo pessoal/reprodução

A pequena Helena Sophia, de apenas 7 anos, natural de Rio Branco (AC), é a nova sensação das redes sociais e agora se prepara para conquistar o público nacional. Conhecida como a “encantadora de pinschers” pelo talento em lidar com os cães de temperamento forte, a influenciadora mirim participará ao vivo neste domingo (27) do quadro Famosos da Internet, no programa Domingo Legal com Celso Portiolli, no SBT. A atração começa às 9h, no horário do Acre.

Em entrevista, a mãe da jovem influenciadora, Carina Rodrigues, revelou o orgulho com a conquista. “Esse reconhecimento é um sonho para todos nós. Nunca imaginamos que chegaríamos a uma rede nacional”, afirmou. Segundo Carina, Sophia está confiante para representar o Acre e tentar trazer o troféu para casa.

A jornada até o palco do SBT envolveu desafios. Foi a primeira viagem de Sophia para fora de Rio Branco, mas a pequena demonstrou coragem e tranquilidade durante o percurso. Apesar da fama ligada aos pinschers, os cãezinhos não viajaram com ela devido à logística de transporte para o programa ao vivo.

Fenômeno nas redes sociais, Sophia soma 1,2 milhão de seguidores no Instagram e no TikTok, além de 1,7 milhão no Facebook. Seus vídeos, repletos de carisma e habilidade com os animais, abriram caminho para a estreia na televisão nacional.

Comentários

Continue lendo