Acre
Rio Branco e Brasileia amanhecem encoberto por neblina nesta segunda (20) e especialista prevê verão amazônico mais úmido
Fenômeno climático foi registrado em todas as regiões da capital em Brasileia e outros municípios do interior do estado desde as primeiras horas desta segunda.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2022/u/m/7hEH69TQK2vjO4omU70g/whatsapp-image-2022-06-20-at-08.53.57.jpeg)
Rio Branco amanhece encoberta por neblina nesta segunda (20) e especialista prevê verão amazônico mais úmido — Foto: Iryá Rodrigues/g1
De acordo com a Divisão de Meteorologia do Sistema de Proteção da Amazônia (Sipam), a previsão para esta segunda era de um dia variando de parcialmente nublado a claro, com predomínio de sol em todo o estado e tempo estável. A temperatura mínima prevista para era de 21°C e máxima de 30ºC. No entanto, cedo da manhã, a temperatura marcava 17ºC.
O g1 entrou em contato com a empresa Vinci Airports, que administra o aeroporto de Rio Branco, para saber se algum voo foi alterado por conta da neblina, mas ainda aguarda resposta.
Na Avenida Antônio da Rocha Viana, no bairro Wanderley Dantas, na parte alta de Rio Branco, assim como na Estrada da Floresta, a neblina encobriu rua, prédios, estabelecimentos comerciais e árvores. Além das ruas da capital, Brasileia e Senador Guiomard, no interior do estado, o tempo também estava encoberto.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2022/5/J/yZfKsvSvC6UWNOyG4grQ/whatsapp-image-2022-06-20-at-08.54.12.jpeg)
Fenômeno climático foi registrado em todas as regiões da capital desde as primeiras horas desta segunda — Foto: Iryá Rodrigues/g1
O pesquisador Alejandro Fonseca explica que o fenômeno climático acontece porque a manhã está fria e existe muita umidade no ambiente. Segundo ele, diferente de outros anos, as frentes frias que têm chegado no estado estão trazendo chuvas, o que significa que há muita umidade.
O especialista afirmou ainda que o mês de junho tem sido marcado por chuvas além do esperado e com isso, o inverno amazônico deve se comportar de uma maneira diferente, mais úmido.
“Para os próximos dias, nós esperávamos um verão amazônico extraordinariamente seco, mas não é assim que está se comportando. As frentes frias têm sido frequentes, vão continuar a ser frequentes, e possivelmente elas vão continuar a trazer chuvas. Junho é um mês de seca e não está se comportando assim. Isso tem sido algo surpreendente e ao mesmo tempo uma boa notícia. Até agora não tem se comportado como a gente esperava”, disse Fonseca.
Comentários
Acre
Rio Acre segue acima da cota de transbordo e atinge 15,32 metros em Rio Branco
Mesmo sem chuvas nas últimas 24 horas, nível do rio continua elevado e é monitorado pela Defesa Civil

Foto: Sérgio Vale
Comentários
Acre
Acre recebe novo alerta de chuvas intensas com risco potencial

Em dias de chuva é preciso redobrar as medidas de segurança ao conduzir veículos. Foto: Eduardo Gomes/Detran
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um aviso de chuvas intensas com grau de perigo potencial para o Acre. O alerta teve início às 9h23 desta segunda-feira (29) e segue válido até 23h59 de terça-feira (30).
De acordo com o Inmet, estão previstas chuvas entre 20 e 30 milímetros por hora, podendo chegar a até 50 milímetros por dia, acompanhadas de ventos intensos, com velocidade variando entre 40 e 60 km/h.
Apesar de classificado como de baixo risco, o aviso aponta possibilidade de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos em áreas urbanas e descargas elétricas durante o período de instabilidade.



Você precisa fazer login para comentar.