Conecte-se conosco

Geral

Rio Branco decreta situação de emergência em saúde pública por alta de doenças respiratórias

Publicado

em

Foto: Tony Winston/Agência Brasília

O prefeito Tião Bocalom (PL) decretou nesta sexta-feira, 11, situação de emergência em saúde pública no município. A medida tem validade de 180 dias. A decisão é motivada pelo aumento expressivo dos casos de doenças respiratórias virais, como Síndrome Gripal (SG), Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) e Covid-19.

Segundo dados da Vigilância em Saúde, até a 21ª semana epidemiológica de 2025, foram registrados mais de 18 mil atendimentos por doenças respiratórias e 499 internações por SRAG, com destaque para crianças menores de dois anos (42,1%) e idosos com 60 anos ou mais (18%). Além disso, 29 óbitos foram confirmados, sendo seis por Covid-19.

A circulação simultânea de diversos vírus respiratórios, como Rinovírus, Vírus Sincicial Respiratório (VSR), Influenza A e B, Adenovírus e SARS-CoV-2, comprometeu a capacidade de atendimento nas unidades básicas e hospitais da rede pública e privada, levando à superlotação e ao aumento do risco de transmissão comunitária.

A coordenação das ações ficará a cargo da Secretaria Municipal de Saúde, com apoio de outras secretarias. O decreto também permite ajustes nas medidas de contenção ao longo do período, conforme a evolução dos indicadores e as recomendações das autoridades sanitárias.

Comentários

Continue lendo
Publicidade

Geral

Polícia Civil prende homem por estupro horas após denúncia em Cruzeiro do Sul

Publicado

em

Comentários

Continue lendo

Geral

Vídeo mostra manobra arriscada em elevado recém-inaugurado e gera repercussão em Rio Branco

Publicado

em

Jovem é flagrado empinando motocicleta no elevado Mamédio Bittar; prática coloca em risco condutor e terceiros

Um vídeo divulgado nas redes sociais neste fim de semana tem gerado repercussão em Rio Branco após mostrar um jovem realizando uma manobra arriscada com motocicleta no elevado Mamédio Bittar, recentemente inaugurado na capital acreana.

As imagens teriam sido gravadas e posteriormente publicadas nas plataformas digitais. No vídeo, o condutor aparece empinando a moto enquanto trafega pela via.

A prática, além de perigosa, coloca em risco a segurança do próprio motociclista e de outras pessoas que circulam pelo local.

O elevado Mamédio Bittar foi entregue na última sexta-feira, 20, e já registra episódios que acendem alerta para o cumprimento das normas de trânsito na nova estrutura.

Comentários

Continue lendo

Geral

Colisão entre moto e carro na BR-364 termina em morte de jovem na BR 364

Publicado

em

Uma jovem de 20 anos faleceu em um acidente que envolveu uma moto e um carro na BR-364, em Porto Velho (RO). O acidente ocorreu na tarde deste domingo (22), perto da Vila Princesa, na direção do Acre.

Sofia de Lima Bezerra Brito foi identificada como a vítima. Informações iniciais indicam que ela estava pilotando uma motocicleta e tentou fazer uma ultrapassagem. Durante a manobra, ele perdeu o controle da direção, entrou na pista oposta e bateu frontalmente em um veículo na pista contrária.

A jovem não sobreviveu aos ferimentos e faleceu no local do acidente. As equipes do SAMU foram chamadas, porém apenas confirmaram a morte.

A PRF compareceu ao local e documentou o incidente. A equipe do IML também foi chamada para investigar a dinâmica do acidente.

Comentários

Continue lendo