Conecte-se conosco

Acre

Rio Branco: Águas do rio Acre invadem parte do estacionamento do Educandário Santa Margarida na Base

Publicado

em

Coordenador da Defesa Civil Municipal, Coronel George Santos, informou que o principal afluente do Rio Acre, o Riozinho do Rola, ainda recebe muita água e apresenta profundidade de 10m54cm e continua subindo.

Rio Acre invadiram parte do estacionamento do Educandário Santa Margarida, na rua Acre, no Bairro da Base (Foto: Ac24horas)

Da Redação com Jornais Acreanos

As águas do rio Acre invadiram parte do estacionamento do Educandário Santa Margarida, na rua Acre, no Bairro da Base, na manhã desta sexta-feira, 12, depois que o rio Acre alcançou os 13, 21 metros em Rio Branco. O manancial está a 29 centímetros da cota de alerta na capital.

Segundo os dados da Defesa Civil de Rio Branco nos 11 primeiros dias de janeiro já choveu 52% do previsto para todo o mês, somente na tarde desta quinta-feira, 11, choveu 60 milímetros em duas horas.

A prefeitura deu início a execução do Plano de Contingência do Município, com a ordem de limpeza do Parque de Exposições Wildy Viana e de construção dos cem primeiros boxes para o caso de necessidade de acolher famílias desabrigadas pela cheia do manancial.

Sobre as ultimas informações o nível do Rio Acre oscilou para mais com as constantes chuva que caiu nas cabeceiras do Alto Acre, por onde o manancial corta os municípios de Brasiléia, Assis Brasil, Xapuri e Plácido de Castro. Entre quinta-feira (11) e esta sexta feira (12), ele se aproximou ainda mais da cota de alerta que é de 13m50cm. Segundo a mediçã feita às 6 horas o manancial atingiu a marca de 13m10cm em sua calha mais profunda.

Por telefone, o Coordenador da Defesa Civil Municipal, Coronel George Santos, informou que o principal afluente do Rio Acre, o Riozinho do Rola, ainda recebe muita água e apresenta profundidade de 10m54cm e continua subindo.

___________________________

Segundo George, a Defesa Civil vem fazendo o monitoramento constante, principalmente nas áreas mais baixas onde a água costuma alcançar primeiro.

___________________________

“A água do Rio Acre na Capital costuma atingir logo ali na Travessa Edem no bairro 6 de Agosto, no Santa Terezinha e na Baixada da Habitasa. Estamos atentos para dar todo suporte em caso de alguma família ficar desalojada, mas por enquanto está tranquilo. A cota de alerta é 13 metros e 50 centímetros e a de transbordamento é de 14 metros. Estamos monitorando”, tranquilizou George.

Previsão é que o Rio continue enchendo/Foto: Fagner Delgado

Um boletim extraordinário do Sistema de Alerta Hidrológico da Bacia do Rio Acre, divulgado nesta sexta (12) pelo Serviço Geológico do Brasil, indica que o manancial exige atenção e que a situação é preocupante. A previsão é que o rio atinja a cota de alerta nas próximas 12 horas.

A publicação aponta ainda que o rio está mais de 3,5 metros acima do nível normal e para as próximas horas deve subir mais 30 cm. A previsão, segundo o sistema, é de chuvas intensas para a região nos próximos dias e, caso isso ocorra em um curto espaço de tempo, pode causar inundações.

Os dado da Defesa Civil mostram ainda que nos 11 primeiros dias de janeiro já choveu 52% do que era previsto para todo o mês. Somente na quinta (11), choveu 60 milímetros em duas horas.

“Permanece a previsão de chuvas, mas queremos que as pessoas fiquem calmas, pois estamos fazendo todo o esforço possível para garantir a segurança de todos caso haja famílias desabrigadas”, destaca Santos.

Abrigos estão sendo construídos no Parque de Exposições para o caso de famílias desabrigadas com a cheia do Rio Acre (Foto: Divulgação/Prefeitura de Rio Branco )

Medidas

Com a cota do Rio Acre acima de 12 metros, a Prefeitura de Rio Branco iniciou quinta (11) a limpeza do Parque de Exposições Wildy Viana, usado como abrigo, e começou a construção de 100 boxes.

O coronel George Santos, disse que desde o início do período chuvoso, em novembro, o órgão intensifica as ações de monitoramento. Segundo ele, os níveis dos rios quantidade de chuva ao longo da bacia do Rio Acre estão sendo acompanhados.

Rio Acre no interior

Apesar de ter subido em Rio Branco, o nível do Rio Acre apresentou queda em alguns municípios no interior do Acre. Na quinta (11) o manancial chegou a 11,40 metros em Xapuri, já na manhã desta sexta (12), às 9h, o nível era de 10,98 m. A cota de alerta do município é de 12,50 m.

O mesmo ocorreu em Brasileia onde o rio apresentou baixa de 71 centímetros, saindo de 7,38 metros na quinta, para 6,67 metros nesta sexta. A cota de alerta na cidade é de 9,80 m.

A maior queda na medição ocorreu em Assis Brasil onde houve uma diminuição de 1,20 m. O manancial no município saiu de 6,14 metros para 4.85 nesta sexta.A cota de alerta em Assis Brasil é de 11,30 metros.

______________________________

Manancial chegou a 13,21 metros na manhã desta sexta (12) e Defesa Civil monitora áreas de risco. Órgão diz que em 11 dias de janeiro choveu 52% do que era previsto para todo o mês.

______________________________

*Nível Rio Acre e Principais Afluentes em metros nas primeira horas:*

12 JAN 18 – mediação das 9h
Assis Brasil – 4,85
Brasiléia – 6,67
Xapuri – 10,98
Capixaba – 11,34
Rio Branco – 13,21
Riozinho do Rola – 10,62

Comentários

Continue lendo
Publicidade

Acre

Rio Acre segue acima da cota de transbordo e atinge 15,32 metros em Rio Branco

Publicado

em

Mesmo sem chuvas nas últimas 24 horas, nível do rio continua elevado e é monitorado pela Defesa Civil

Foto: Sérgio Vale

O nível do Rio Acre permanece elevado em Rio Branco e continua acima da cota de transbordo. De acordo com boletim divulgado pela Defesa Civil Municipal, na medição realizada às 5h21 da manhã desta segunda-feira (29), o manancial atingiu 15,32 metros.

Ainda segundo a Defesa Civil, na última aferição feita à meia-noite, o rio marcou 15,24 metros, o que representa um aumento de 8 centímetros em relação às medições anteriores, confirmando a tendência de elevação.

Nas últimas 24 horas, não houve registro de chuva na capital acreana, com acumulado de 0,00 milímetro no período. A elevação do nível do rio é atribuída ao volume de água proveniente das cabeceiras e afluentes.

A cota de alerta do Rio Acre é de 13,50 metros, enquanto a cota de transbordo é de 14,00 metros, ambas já superadas. A Defesa Civil Municipal segue monitorando a situação e acompanhando a evolução do nível do rio, mantendo as equipes em prontidão para atendimento às áreas de risco.

Comentários

Continue lendo

Acre

Acre recebe novo alerta de chuvas intensas com risco potencial

Publicado

em

Em dias de chuva é preciso redobrar as medidas de segurança ao conduzir veículos. Foto: Eduardo Gomes/Detran

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um aviso de chuvas intensas com grau de perigo potencial para o Acre. O alerta teve início às 9h23 desta segunda-feira (29) e segue válido até 23h59 de terça-feira (30).

De acordo com o Inmet, estão previstas chuvas entre 20 e 30 milímetros por hora, podendo chegar a até 50 milímetros por dia, acompanhadas de ventos intensos, com velocidade variando entre 40 e 60 km/h.

Apesar de classificado como de baixo risco, o aviso aponta possibilidade de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos em áreas urbanas e descargas elétricas durante o período de instabilidade.

Comentários

Continue lendo

Acre

Mais de 360 pessoas estão em abrigos municipais após cheias em Rio Branco

Publicado

em

Prefeitura atualiza situação e informa que Rio Acre atingiu 15,32 metros, com tendência de subida

A Prefeitura de Rio Branco divulgou, na manhã desta segunda-feira (29), a atualização mais recente sobre a situação dos abrigos montados para atender famílias afetadas pelas cheias do Rio Acre e dos igarapés da capital. De acordo com o boletim das 6h, um total de 364 pessoas, pertencentes a 135 famílias, estão acolhidas em seis pontos diferentes da cidade.

Segundo o levantamento, a Escola Municipal Álvaro Vilela Rocha abriga 14 famílias, somando 51 pessoas. Na Escola Municipal Anice Jatene, são 16 famílias, com 56 pessoas acolhidas. A Escola Municipal Maria Lúcia atende 13 famílias, totalizando 38 pessoas. Já a Escola Estadual Georgete Kalume recebe oito famílias, com 31 pessoas, enquanto a Escola Estadual Marilda Gouveia abriga nove famílias, reunindo 58 pessoas.

O maior número de desabrigados está concentrado no Centro de Cultura Mestre Caboquinho, onde 75 famílias estão acolhidas, totalizando 130 pessoas.

Em publicação nas redes sociais, o prefeito Tião Bocalom (PL) informou que esta é a última atualização das 6h da manhã e destacou que, na medição mais recente, o nível do Rio Acre atingiu 15,32 metros, apresentando tendência de elevação de aproximadamente um centímetro por hora.

O gestor ressaltou ainda que a atuação da Defesa Civil Municipal tem sido contínua no enfrentamento da situação e reafirmou o compromisso da gestão com o cuidado às famílias atingidas pelas alagações.

“Já enfrentamos outras alagações antes e nosso cuidado com a população sempre foi grande e presente, a ponto até de render um prêmio nacional à nossa Defesa Civil Municipal. Seguiremos trabalhando com fé e coragem para ajudar a nossa gente. Vamos juntos!”, afirmou o prefeito.

Comentários

Continue lendo