Acre
Rio Branco abraça a campanha de Vanda Milani ao Senado
A esquina da Agroboi na avenida Ceará foi pequena para abrigar a explosão de entusiasmo do bandeiraço promovido por Petecão, Tota Filho e Vanda Milani, no final da tarde desta segunda-feira, 19. Ao som de jingles que caíram no gosto da população, centenas de pessoas de todas as idades cantaram músicas que saudavam as candidaturas de Sérgio Petecão ao governo do Estado, Tota Filho a vice, e Dra. Vanda Milani ao Senado Federal.
A adesão espontânea e massiva mais uma vez demonstrou a força de uma nova mensagem política que veio para promover e garantir a mudança que a população há muito espera na classe política.
Tomada pelo carinho e a atenção das pessoas que participavam do ato, ou ainda acenavam positivamente de ônibus e de carros que passavam, Vanda Milani pôde assistir o poder de uma candidatura ao Senado que ganhou o gosto do povo e aponta para a confirmação nas urnas, no próximo dia 2 de outubro. “A adesão francamente popular e direta mostra que a população acreditou no nosso trabalho na Câmara Federal. No Senado poderemos fazer muito mais”, disse a deputada.
Reconhecimento
Apontada como a melhor política do Acre pelo Ranking dos Políticos, em 2021, Vanda Milani vê agora o reconhecimento de seu esforço que, em três anos, beneficiou com mais de R$280 milhões, em emendas parlamentares, todos os municípios acreanos, independente da cor partidária.
“Trabalhamos incansavelmente todo esse tempo para garantir ao Estado todos os benefícios que tanto a população necessita. Nesse bandeiraço, pude sentir o agradecimento do povo pelo esforço realizado em Brasília. Foram abraços sinceros, sorrisos cheios de esperança e palavras de estímulos para continuarmos juntos nessa luta pela vaga no Senado da República, cujo único beneficiado será o povo acreano”, finalizou.
Comentários
Acre
Rio Acre apresenta vazante em Assis Brasil após se aproximar da cota de transbordamento
Volume de água deve chegar em Brasiléia e a Rio Branco, mas Defesa Civil descarta risco imediato
Após atingir quase 12 metros nas últimas 24 horas, o Rio Acre começou a dar sinais de vazante no município de Assis Brasil, distante cerca de 330 km da capital, Rio Branco. Segundo dados da Rede Hidrometeorológica Nacional, da Agência Nacional de Águas (ANA), o nível do rio marcou 10,80 metros por volta das 16h (horário de Brasília), mas caiu para 10,42 metros até as 20h — uma redução de 38 centímetros.
A medição foi registrada na estação localizada na Aldeia dos Patos, que atualmente enfrenta problemas técnicos e só deverá ser consertada somente no verão, conforme informou a Defesa Civil.
De acordo com o capitão Sandro, do Corpo de Bombeiros e coordenador da Defesa Civil em Brasiléia, a expectativa é de que o nível do Rio Acre atinja aproximadamente 10 metros na região, com a chegada da vazante nas próximas 48 horas.
Em Rio Branco, o tenente-coronel Cláudio Falcão, coordenador da Defesa Civil, explicou que parte do volume de água deverá alcançar a capital nos próximos dias. No entanto, reforçou que não há motivo para alarme. “A situação está sendo monitorada e, até o momento, não há risco de transbordamento na capital”, afirmou.
Comentários
Acre
Prefeito Carlinhos do Pelado firma parceria com Defensoria Pública do Estado para construção de uma unidade em Brasileia
Em busca de fortalecer o compromisso com o bem-estar da população e com a garantia dos direitos fundamentais da população de Brasileia, o prefeito Carlinhos do Pelado se reuniu nesta terça-feira (15), na sede da Defensoria Pública em Rio Branco com a Defensora Pública Geral do Estado, Dra. Juliana Marques em uma importante reunião que marcou o início de uma parceria estratégica entre a Prefeitura de Brasileia e a Defensoria Pública.
Durante o encontro, foi discutida a implantação de uma nova unidade da Defensoria Pública no município de Brasileia, com a missão de ampliar o acesso da população aos serviços de orientação e assistência jurídica gratuita, especialmente para aqueles que mais necessitam.
“A construção dessa unidade é um grande sonho para a população de Brasileia após a sede anterior ter ficado destruída pela alagação no ano passado. E com isso precisamos garantir os direitos da nossa gente, principalmente das pessoas mais precisam da justiça gratuita. Essa parceria com a Defensoria Pública é fundamental para fortalecer essa justiça social em nossa cidade”, destacou o prefeito Carlinhos do Pelado.
A Dra. Juliana Marques também enfatizou a importância da iniciativa.“Nosso compromisso é o mesmo com a promoção da cidadania e o acesso à Justiça. A presença da Defensoria em Brasileia permitirá um atendimento mais humanizado e próximo da população”, garantiu.
A parceria firmada prevê a cooperação entre os órgãos para viabilizar a estrutura física e os recursos necessários para o funcionamento da unidade. A expectativa é que as obras sejam iniciadas ainda este ano.
Comentários
Acre
Estudantes de Direito oferecem assistência jurídica a indígenas
O curso de direito da Universidade Federal do Acre (Ufac), em parceria com o Observatório de Direitos Humanos da instituição, está promovendo um projeto de extensão voltado à prestação de assistência jurídica ao Coletivo de Estudantes Indígenas da Ufac (CeiUfac) e demais estudantes indígenas.
A iniciativa é coordenada pelo professor Francisco Pereira e conta com a atuação direta de discentes de direito, que oferecem apoio jurídico gratuito durante os turnos da manhã e da tarde. O projeto teve início em janeiro deste ano e seguirá em atividade até novembro.
A proposta busca garantir o acesso à informação e à defesa de direitos, além de fortalecer a inclusão e o respeito à diversidade no ambiente universitário. Segundo a coordenação, a iniciativa também cumpre um papel formativo ao aproximar os estudantes do exercício prático da cidadania.
Interessados em mais informações podem entrar em contato pelo e-mail cei.ccjsa@ufac.br.
Você precisa fazer login para comentar.