Conecte-se conosco

Flash

Rio Acre registra aumento no nível após fortes chuvas; Defesa Civil monitora situação

Publicado

em

Defesa Civil descarta risco imediato de enchente como a de março passado

Chuva de 95 mm eleva nível do rio Acre em Assis Brasil e outras cidades. Equipamentos de monitoramento danificados dificultam registro de dados em tempo real

O nível do rio Acre deve registrar um aumento significativo nas próximas 24 horas em municípios como Assis Brasil, Brasiléia, Epitaciolândia e Xapuri, devido a fortes chuvas nas cabeceiras. Na última segunda-feira (23), foi registrada uma precipitação de 95 mm, o que já ocasionou elevação do volume de água.

Em Assis Brasil, o nível do rio alcançou quase 10 metros na manhã de segunda, aproximando-se da marca de alerta. Na região da Aldeia dos Patos, a rápida elevação danificou equipamentos da Agência Nacional das Águas (ANA), dificultando o registro e a divulgação de dados. Em Brasiléia, o monitoramento também enfrenta problemas após o roubo de cabos, que estão sendo reparados.

Apesar da cheia em Assis Brasil, a Defesa Civil afirma que não há risco de uma enchente de grandes proporções no momento, considerando que os afluentes ainda estão secos. A previsão é de que o rio possa atingir a cota de alerta, mas sem provocar grandes transtornos.

O comando geral da Defesa Civil informou que equipes serão deslocadas para a Aldeia dos Patos, acima de Assis Brasil, para realizar o monitoramento in loco. As autoridades reforçam o compromisso com a segurança da população e continuam acompanhando a situação para prevenir eventuais incidentes.

Veja o registro feito na manhã desta terça, dia 24 em Assis Brasil.

Boletim Assis Brasil dia 24/12/2024
Níveis as 10:00hs
?Atenção; 10:00
?Alerta; 11:00
?Transbordando; 12:40
?nível anterior; 9:80
?nível atual; 9:90

Comentários

Continue lendo
Publicidade

Flash

Tião Bocalom, inaugura o Mercado Municipal do São Francisco e defende modelo de gestão compartilhada

Publicado

em

O prefeito de Rio Branco, Tião Bocalom, inaugurou o Mercado Municipal do São Francisco, localizado na parte alta da cidade. A obra, avaliada em mais de R$ 1,3 milhão, integra a estratégia da gestão municipal para fortalecer o comércio local e a agricultura familiar. A estrutura deverá começar a funcionar em breve e será gerida por meio de uma parceria com a iniciativa privada.

Durante a inauguração, o prefeito destacou que o mercado atende a uma demanda antiga da comunidade e defendeu o modelo de gestão compartilhada para garantir mais eficiência e sustentabilidade. Ele informou que a prefeitura lançará um edital para escolher a administração do mercado.

Foto: Whidy Melo/ac24horas

Foto: Whidy Melo

Tião Bocalom ressaltou que o mercado foi possível graças a recursos federais com contrapartida municipal e que o novo modelo segue práticas adotadas em outras cidades. Ele enfatizou a necessidade do mercado ser autossustentável, pois os comerciantes precisam gerar renda sem que o poder público arque sozinho com os custos. A nova estrutura foi planejada para oferecer melhores condições sanitárias, principalmente por ser um espaço de comercialização de alimentos.

O vice-prefeito Alysson Bestene destacou que o mercado está inserido no projeto “Produzir para Empregar”, focado na geração de renda pela agricultura familiar. Ele lembrou que a região tem forte vocação comercial e agrícola, com comunidades próximas que agora terão um local adequado para vender seus produtos, fomentando emprego e economia local. O mercado contará com dez boxes comerciais e uma área destinada à feira.

Foto: Whidy Melo/ac24horas

Foto: Whidy Melo

O secretário municipal de Agricultura, Eracides Caetano, reforçou que o mercado amplia as possibilidades de escoamento da produção dos pequenos agricultores, beneficiando cerca de 2.400 famílias cadastradas em programas de apoio à agricultura familiar. Ele destacou o trabalho contínuo da prefeitura na zona rural, com assistência técnica, insumos e apoio logístico gratuitos para os produtores.

Para os moradores, o mercado representa uma conquista importante. O líder comunitário Paulo da Silva Pinheiro, um dos fundadores do bairro São Francisco, ressaltou o impacto positivo no dia a dia da população, citando como exemplo a realização da Feira do Peixe na Semana Santa, evitando a necessidade de deslocamento até o centro da cidade. Ele também destacou a praticidade de ter verduras, legumes e outros produtos à disposição no próprio bairro.

Foto: Whidy Melo/ac24horas

Foto: Whidy Melo

Comentários

Continue lendo

Flash

Jorge Viana lidera rejeição na disputa pelo Senado no Acre, aponta pesquisa Delta

Publicado

em

Levantamento mostra cenário desfavorável para pré-candidato do PT no Acre

A pesquisa divulgada pelo Instituto Delta Agência de Pesquisa nesta segunda-feira (23) sob número do registro TRE AC-08354/2026,  aponta um cenário de alta rejeição para alguns nomes na corrida pelo Senado no Acre.

De acordo com os dados, o ex-senador e ex-governador Jorge Viana aparece como o mais rejeitado, com 23,86% das menções entre os eleitores entrevistados.

Na segunda colocação está o senador Sérgio Petecão, que deve disputar a reeleição, com 17,79%. Em terceiro lugar surge Inácio Moreira, com 15,60%.

O governador Gladson Cameli aparece em quarto, com 10,24%, seguido pelo senador Márcio Bittar, que registra 7,26%.

A ex-deputada federal Mara Rocha soma 5,37% de rejeição, enquanto o deputado federal Dr. Eduardo Veloso aparece com 3,38%.

Os números reforçam que, além da intenção de voto, a rejeição deve ter peso importante na definição do cenário eleitoral nos próximos meses.

Comentários

Continue lendo

Flash

URGENTE: quatro detentos fogem de presídio em Cruzeiro do Sul

Publicado

em

Fuga ocorreu após abertura de buraco na cela; operação de recaptura já foi iniciada

Quatro detentos fugiram do presídio Manoel Neri, em Cruzeiro do Sul, após abrirem um buraco na estrutura de uma cela e conseguirem acesso à laje da unidade prisional.

De acordo com o Instituto de Administração Penitenciária do Acre (Iapen-AC), a fuga aconteceu no bloco 3 do presídio e foi confirmada na manhã desta segunda-feira (23).

Os foragidos foram identificados como Izaqueu da Conceição Lima, João Paulo Lima de Souza, Railon Rodrigues Lopes e Robson Rodrigues da Silva.

Assim que a fuga foi detectada, uma operação de recaptura foi iniciada, com atuação da Polícia Penal e apoio de outras forças de segurança. Até o momento, não há informações sobre o paradeiro dos detentos.

O caso segue sendo acompanhado pelas autoridades, que intensificaram as buscas na região.


Nota pública sobre a fuga de quatro detentos em Cruzeiro do Sul

O governo do Estado, por meio do Instituto de Administração Penitenciária (Iapen), informa que foi identificada a fuga de quatro presos da Divisão de Estabelecimento Penal de Cruzeiro do Sul, Bloco 3, Cela 16, na madrugada desta segunda-feira, 23. Os detentos fugiram pela laje da cela, após fazerem um buraco na estrutura.

Estão foragidos:

Izaqueu da Conceição Lima
João Paulo Lima de Souza
Railon Rodrigues Lopes
Robson Rodrigues da Silva

De imediato, iniciou-se a operação de recaptura. A Polícia Penal, junto as demais forças de segurança do estado, estão empregando todos os esforços para recapturar os foragidos.

Marcos Frank Costa
Presidente do Iapen

Comentários

Continue lendo