Conecte-se conosco

Cotidiano

Rio Acre pode atingir 16 metros em fevereiro de 2022, diz Defesa Civil

Publicado

em

A Defesa Civil Municipal já está trabalhando nas ações de contenção, prevendo uma elevação acima da média do Rio Acre em meados de fevereiro de 2022, na capital acreana. Após ter passado cinco meses com o nível da água abaixo dos 2 metros, agora o manancial preocupa as autoridades pela grande quantidade de água para esta época do ano. Se a chuva não der trégua, há possibilidade de o rio atingir os 16 metros em menos de dois meses, afetando cerca de 30 bairros de Rio Branco.

Nesta segunda-feira, 20, o rio Acre marca 9,76 metros, mas já alcançou 10, 26 metros há poucos dias. Foram 30,5 milímetros de chuva nas últimas 24 horas e essa tem sido a média de precipitação na capital do Acre nas últimas semanas. “Foram registradas chuvas acima da média em outubro e novembro. Até 15 de dezembro, já choveu o esperado para o mês inteiro. Estamos com pelo menos 100 milímetros a mais do que era esperado para dezembro”, informou o Major Cláudio Falcão.

Segundo ele, essa média de chuvas é muito para esse período e significa que uma inundação não é descartada e ainda pode acontecer mais cedo que o previsto. “Temos riscos hidrológicos e geológicos, de desmoronamentos. Edificações construídas em áreas de risco podem desmoronar”, declara.

Nesta semana, a prefeitura de Rio Branco deve apresentar o plano de contingência para inverno amazônico. “A gente trabalha com a possibilidade de que em fevereiro de 2022 o Rio Acre possa chegar aos 16 metros, com isso, cerca de 30 bairros da capital podem ser afetados”.

A previsão trata-se de uma transição entre uma média e grande enchente. “Diante desse número, já fazemos todas as ações, mapeamos os primeiros bairros que podem ser atingidos, caso chegue a esse nível. Já temos estimativa de quantas famílias e pessoas podem ser atingidas, quantidade de abrigos que precisamos ter e mão de obra. Tudo isso a Defesa Civil já tem planejado dentro do seu plano de ação para que seja colocado em prática assim que tiver uma necessidade”, diz Falcão.

Comentários

Continue lendo
Publicidade

Cotidiano

Wendell Barbosa confirma presença no AJP do Rio de Janeiro

Publicado

em

Foto PHD: Wendell Barbosa entra em um novo momento da carreira

O paratleta Wendell Barbosa confirmou a participação no AJP do Rio de Janeiro, competição programada nos dias 31 de janeiro e 1º de fevereiro na Arena Carioca.

“Vamos começar a temporada de 2026 em grande estilo. Disputar torneios no Rio de Janeiro, a capital da arte suave no Mundo, e sempre desafiador e prazeroso”, declarou Wendell Barbosa.

Como faixa preta

Wendell Barbosa terá o seu primeiro desafio como faixa preta e isso amplia o nível técnico das lutas.

“Teremos desafios maiores e bem mais difíceis. O Brasil tem os melhores atletas do Mundo e a qualidade dos adversários dispensa qualquer comentário. O momento, agora, é para intensificar os treinamentos”, avaliou Wendell Barbosa.

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

11ª Copinha Arasuper de Futsal inicia com bons jogos e muitos gols

Publicado

em

Foto João Valente: Botafogo Academy e Camisa 11 fizeram um jogo sem gols da rodada de abertura

Começou neste domingo, 18, no ginásio do Sesc, a 11ª Copinha Arasuper de Futsal com 12 partidas nas categorias Sub-10, 12 e 14.

“Iniciamos a Copinha com o maior número de equipes. O evento cresceu e estamos avaliando a possibilidade de realizar a uma segunda divisão para contemplar mais equipes e ampliar as disputas”, declarou o coordenador da Copinha, Auzemir Martins

Confira os resultados

Sub-10

Escola do Galvez 7 x 1 Santinha

Sena Esporte 4 x 0 Flamenguinho

Santa Cruz 3 x 0 Boleiro Mirim

Rei Artur 4 x 0 Xavier Maia

Sub-12

Escolinha da Conquista 2 x 1 Meninos da Vila

Sena Esporte 5 x 1 Barcelona do Calafate

Botafogo Academy 0 x 0 Camisa 11

Flamenguinho 2 x 0 Furacão do Norte

Sub-14

Santa Cruz 6 x 1 Botafogo Academy

Escola do Galvez 5 x 2 Bangu

Flamenguinho 2 x 1 Santinha

Cruz Azul 3 x 3 PSC

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

FATRI define calendário das competições da temporada 2026

Publicado

em

FATRI define calendário das competições da temporada 2026

O departamento técnico da Federação Acreana de Triathlon(FATRI)  divulgou neste domingo, 18, o calendário de competições para a temporada de 2026. A temporada inicia com um Aquatlhon(natação e corrida) no dia 29 de março e será fechada no dia 6 de dezembro com Seringueiro de Ferro.

“Vamos ter mais eventos em 2026. Os desafios serão ampliados e isso fortalece o nosso esporte”, declarou a presidente da FATRI, Cláudia Pinho.

Acreanos nos Mundiais

Além do calendário Estadual, o Acre tem 14 atletas classificados para os Mundiais de Triathlon e Multiesportivo(Duathlon). O Triathlon será promovido em Pontevedra, na Espanha, entre os dias 22 e 26 de setembro e o Duathlon está programado entre 12 e 26 de novembroem Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos.

Calendário 2026

Aquatlhon(natação e corrida)/29 de março

Duathlon(corrida e bike)/31 de maio

Triathlon 70.3/26 de julho

Seringueiro de Ferro/6 de dezembro

Comentários

Continue lendo