Acre
Rio Acre dá sinal de vazante nesta quarta em Brasiléia
Alexandre Lima, de Brasiléia/Acre
A noticia que todos tanto queria na fronteira do Acre, seria da parada da cheia e início da vazante que tanto se esperava. Nas primeiras desta quarta-feira, dia 25, foi possível se notar que a enchente perdeu sua força e começava a recuar.
Fora três dias de agonia para os moradores das cidades de Brasiléia, Epitaciolândia e da cidade vizinha de Cobija, lado boliviano de Pando. Milhares de famílias tiveram de ser retiradas de suas casas sem a esperança de vê-la de novo.
Passando a medida de 2012, que foi de 14,72cm, três anos depois e praticamente na mesma data, o Rio Acre alcançou os 15,36cm. Não se tem ainda a dimensão dos estragos que irão ser vistos após a vazante total que ainda poderá vários dias para chegar.
Em apenas 20 centímetros de vazante, pode ser visto algumas residências e comércios danificados em ambos os lados. Nestes dias de agonia durante a cheia, a Prefeitura de Brasiléia reconhece os esforços e dedicação por parte dos homens do Corpo de Bombeiros, Polícia Militar e Civil, além da ajuda da Polícia Federal e de voluntários.
Esse reconhecimento fora feito durante a visita da comissão de deputados, pelo prefeito de Brasiléia, Everaldo Gomes. Por volta das 16 horas, o nível baixou para próximo dos 15 metros e com expectativas de ficar abaixo nesta quinta-feira (16).
Comentários
Acre
Vereador é flagrado ameaçando servidora durante confusão em posto de saúde; ASSISTA
Comentários
Acre
PREVISÃO DO TEMPO: sábado (20) de chuvas intensas e trovoadas no Norte
Pancadas de chuva com trovoadas tomam a região, com maior intensidade a partir da tarde; temperaturas variam entre 22°C e 34°C
A previsão do tempo para a Região Norte do país, neste sábado (20), indica céu com muitas nuvens e pancadas de chuva para toda a região, com possibilidade de trovoadas isoladas para todos os estados, principalmente a partir da tarde.
Pela manhã, a previsão é de muitas nuvens para toda a região, com pancadas de chuva isoladas para todo o Amapá, Pará — exceto pelo nordeste do estado —, maior parte do Amazonas — exceto pelo extremo-sul —, sudeste de Rondônia, oeste e norte do Tocantins e extremo-oeste do Acre. As pancadas de chuva devem amanhecer já acompanhadas de trovoadas no centro-sul do Piauí e no extremo-leste de Rondônia.
Durante a tarde, as chuvas se intensificam e vêm acompanhadas de trovoadas em toda a região, exceto no Amapá, onde deve chover com menor intensidade ao centro-sul do estado, sem trovoadas. Essas condições devem se manteraté a noite.
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta de perigo potencial de chuvas intensas para o Acre, Tocantins, Rondônia, Amazonas e centro-sul do Pará, além de alerta de perigo de chuvas intensas para o Tocantins, o centro-sul do Pará e para a faixa central do Amazonas.
Entre as capitais, a temperatura mínima prevista é de 22°C, em Rio Branco. Já a máxima pode chegar até 34°C, emBoa Vista. A umidade relativa do ar varia entre 50% e 100%.
Fonte: Brasil 61








Você precisa fazer login para comentar.