Acre
Representação do Governo em Brasília participa de seminário nacional de prefeitos para reforçar parcerias em favor do Acre
A importância da união e da parceria entre Estado e municípios em favor do Acre foi destacada pelo secretário da Representação do Governo do Acre em Brasília (Repac), Fabio Rueda, ao participar do Seminário Novos Gestores 2024-2028. O evento reuniu prefeitos recém-eleitos nesta terça-feira, 5, na capital federal, e foi promovido pela Confederação Nacional dos Municípios (CNM).
Reforço, neste sentido, explicou Rueda, foi o objetivo da participação no seminário, dentro da função da Repac “de fazer a ligação entre as secretarias do Estado, as secretarias municipais e a própria governança municipal com as instituições da União, tanto governamentais quanto não-governamentais”. Trata-se, explicou, de oportunidade neste sentido.

Secretário de Estado Fabio Rueda (à direita), durante debates no seminário nacional com prefeitos eleitos recentemente. Foto: Wesley Moraes/Repac
“É uma grande oportunidade para que a gente possa estreitar esses laços e trabalhar junto com os nossos prefeitos no entendimento das necessidades e particularidades de cada um dos municípios”, disse o secretário, ressaltando a importância dos debates.
O evento abordou desde a realidade dos municípios ao meio ambiente e questões climáticas, à reforma tributária, saúde, educação, transporte, mobilidade urbana, habitação e Inteligência Artificial (IA). “É um momento de informação e de construção muito relevante, e a Repac faz o seu papel, dando suporte aos nossos prefeitos para que a gente continue trabalhando melhor e cuidando das pessoas do nosso Acre”, explicou Rueda.

Evento em Brasília tratou sobre “Desafios e caminhos para uma gestão inovadora e eficiente” e reuniu diversos prefeitos. Foto: Wesley Moraes/Repac
O seminário está sendo realizado por etapas e reúne prefeitos por regiões. Nesta terça-feira, participaram prefeitos das regiões Norte e Centro-Oeste – exceto Mato Grosso do Sul –, além dos estados do Maranhão e do Piauí. O mote são os “Desafios e caminhos para uma gestão inovadora e eficiente”.
Reforço

Secretário Fabio Rueda e o prefeito Tião Bocalom, durante seminário para prefeitos realizado pela Confederação Nacional do Municípios. Foto: Wesley Moraes/RepacFabio Rueda aproveitou para reforçar diálogos e apoios em favor do Acre com diversos prefeitos acreanos eleitos e reeleitos, entre eles o prefeito de Rio Branco e presidente da Associação dos Municípios do Acre (Amac), Tião Bocalom, que destacou a importância do reforço na aproximação do governo do Estado com os Municípios por meio da Repac.

Secretário Fabio Rueda (Centro) e os prefeitos Padeiro (esquerda) e Manoel Maia, em seminário da CNM. Foto: Wesley Moraes/Repac
“Eu acho que isso é muito importante porque cria, realmente, um clima de desenvolvimento total dentro do estado”, disse Bocalom, afirmando que, ao fim, a União e os estados são formados pelos municípios. “Então, eu tenho certeza absoluta de que essa nova postura da Repac aqui em Brasília vai ajudar muito os nossos prefeitos”, afirmou.

Evento reuniu prefeitos em Brasília e também contou com a participação de gestores do Estado. Foto: Wesley Moraes/Repac
Fábio Rueda também dialogou com representantes municipais como o Padeiro – prefeito eleito do Bujari -, e Manoel Maia – prefeito reeleito de Capixaba -, o vereador e vice-prefeito eleito de Capixaba, Amilton Costa, além de outros gestores municipais e estaduais.
Fonte: Governo AC
Comentários
Acre
PGE publica diretrizes para concessão de auxílio financeiro a procuradores e servidores

Foto: Procuradoria-Geral do Estado do Acre
A Procuradoria-Geral do Estado do Acre (PGE) publicou, nesta sexta-feira, 5, duas portarias que estabelecem as diretrizes para concessão de bolsas de auxílio financeiro e ressarcimento destinados à participação de procuradores e servidores em eventos de capacitação no exercício de 2026. As medidas constam nas portarias PGE nº 816/2025 e PGE nº 817/2025, ambas assinadas pela procuradora-geral do Estado, Janete Melo d’Albuquerque Lima de Melo.
Bolsa para Procuradores – Portaria PGE nº 816/2025
A Portaria nº 816 estabelece o valor máximo do auxílio financeiro para participação dos procuradores no 52º Congresso Nacional dos Procuradores dos Estados e do Distrito Federal, que será realizado de 9 a 12 de novembro de 2026, em Curitiba (PR), promovido pela ANAPE. O valor fixado é de R$ 10 mil, destinado a custear inscrição, transporte, hospedagem e alimentação, conforme prevê a Resolução PRES/CPGE nº 10/2010.
Segundo o documento, todos os procedimentos referentes à seleção e concessão do auxílio serão regulamentados pelo Centro de Estudos Jurídicos da PGE, seguindo os critérios previstos na normativa interna da instituição. O pagamento será feito pelo Fundo Orçamentário Especial da Procuradoria, conforme legislação vigente.
Bolsa para Servidores – Portaria PGE nº 817/2025
A Portaria nº 817 define as regras para concessão de auxílio financeiro voltado aos servidores do quadro de apoio da PGE que participarem de cursos, seminários e eventos de qualificação profissional ao longo de 2026. O valor máximo para essas bolsas será de R$ 2.500 por servidor, cobrindo inscrição, deslocamento, hospedagem e alimentação.
A concessão obedecerá critérios de proporcionalidade conforme o número de servidores em cada órgão interno:
órgãos com até 5 servidores: 1 bolsa disponível;
órgãos com 6 a 10 servidores: 2 bolsas;
órgãos com mais de 10 servidores: 3 bolsas.
Os eventos deverão ter relação direta com as atribuições exercidas pelos servidores em suas unidades de lotação. A seleção será preferencialmente feita por edital, considerando a disponibilidade financeira do Fundo Orçamentário Especial e o número de interessados.
Planejamento e transparência
As duas portarias se baseiam no Programa Anual de Capacitação 2026 da PGE, já aprovado e previsto no Plano Plurianual 2024–2027, além da proposta orçamentária do Estado para o próximo ano. Os documentos destacam ainda a política de valorização profissional e a necessidade de promover gestão por competências e capacitação contínua.

Comentários
Acre
Acre tem sexta-feira de tempo instável e risco de chuvas fortes em todas as regiões do estado
Previsão indica clima abafado, alta umidade e precipitações pontuais, algumas intensas, de leste a oeste do Acre; temperaturas variam entre 22°C e 32°C.

Foto: Sérgio Vale


Você precisa fazer login para comentar.