A importância da união e da parceria entre Estado e municípios em favor do Acre foi destacada pelo secretário da Representação do Governo do Acre em Brasília (Repac), Fabio Rueda, ao participar do Seminário Novos Gestores 2024-2028. O evento reuniu prefeitos recém-eleitos nesta terça-feira, 5, na capital federal, e foi promovido pela Confederação Nacional dos Municípios (CNM).
Reforço, neste sentido, explicou Rueda, foi o objetivo da participação no seminário, dentro da função da Repac “de fazer a ligação entre as secretarias do Estado, as secretarias municipais e a própria governança municipal com as instituições da União, tanto governamentais quanto não-governamentais”. Trata-se, explicou, de oportunidade neste sentido.
Secretário de Estado Fabio Rueda (à direita), durante debates no seminário nacional com prefeitos eleitos recentemente. Foto: Wesley Moraes/Repac
“É uma grande oportunidade para que a gente possa estreitar esses laços e trabalhar junto com os nossos prefeitos no entendimento das necessidades e particularidades de cada um dos municípios”, disse o secretário, ressaltando a importância dos debates.
O evento abordou desde a realidade dos municípios ao meio ambiente e questões climáticas, à reforma tributária, saúde, educação, transporte, mobilidade urbana, habitação e Inteligência Artificial (IA). “É um momento de informação e de construção muito relevante, e a Repac faz o seu papel, dando suporte aos nossos prefeitos para que a gente continue trabalhando melhor e cuidando das pessoas do nosso Acre”, explicou Rueda.
Evento em Brasília tratou sobre “Desafios e caminhos para uma gestão inovadora e eficiente” e reuniu diversos prefeitos. Foto: Wesley Moraes/Repac
O seminário está sendo realizado por etapas e reúne prefeitos por regiões. Nesta terça-feira, participaram prefeitos das regiões Norte e Centro-Oeste – exceto Mato Grosso do Sul –, além dos estados do Maranhão e do Piauí. O mote são os “Desafios e caminhos para uma gestão inovadora e eficiente”.
Reforço
Secretário Fabio Rueda e o prefeito Tião Bocalom, durante seminário para prefeitos realizado pela Confederação Nacional do Municípios. Foto: Wesley Moraes/RepacFabio Rueda aproveitou para reforçar diálogos e apoios em favor do Acre com diversos prefeitos acreanos eleitos e reeleitos, entre eles o prefeito de Rio Branco e presidente da Associação dos Municípios do Acre (Amac), Tião Bocalom, que destacou a importância do reforço na aproximação do governo do Estado com os Municípios por meio da Repac.
Secretário Fabio Rueda (Centro) e os prefeitos Padeiro (esquerda) e Manoel Maia, em seminário da CNM. Foto: Wesley Moraes/Repac
“Eu acho que isso é muito importante porque cria, realmente, um clima de desenvolvimento total dentro do estado”, disse Bocalom, afirmando que, ao fim, a União e os estados são formados pelos municípios. “Então, eu tenho certeza absoluta de que essa nova postura da Repac aqui em Brasília vai ajudar muito os nossos prefeitos”, afirmou.
Evento reuniu prefeitos em Brasília e também contou com a participação de gestores do Estado. Foto: Wesley Moraes/Repac
Fábio Rueda também dialogou com representantes municipais como o Padeiro – prefeito eleito do Bujari -, e Manoel Maia – prefeito reeleito de Capixaba -, o vereador e vice-prefeito eleito de Capixaba, Amilton Costa, além de outros gestores municipais e estaduais.
A Prefeitura de Rio Branco, por meio da Secretaria Municipal de Cuidados com a Cidade, segue realizando um trabalho contínuo de manutenção em importantes espaços públicos da capital. A ação, determinada pelo prefeito Tião Bocalom, tem como objetivo assegurar que os parques permaneçam limpos, organizados e adequados ao uso da população.
Uma equipe composta por 27 colaboradores atua nesta quinta-feira (19), no Parque do Igarapé Fundo, na nova estação. O grupo é responsável pelos serviços de manutenção em quatro locais estratégicos: Vale do Açaí, Vale da Altamira, Parque do Igarapé Fundo e Parque do João Eduardo.
Assim que uma etapa é concluída, um novo ciclo de manutenção é iniciado, garantindo a preservação constante das áreas. (Foto: Ana Melo/Secom)
Os trabalhos são executados de forma permanente, em um ciclo que envolve o início, a execução, a conclusão e o reinício das atividades ao longo de todo o ano. A iniciativa reforça o compromisso da gestão municipal com a conservação dos espaços públicos e a promoção da saúde e da qualidade de vida dos moradores.
De acordo com a Secretaria Municipal de Cuidados com a Cidade, o serviço é ininterrupto. Assim que uma etapa é concluída, um novo ciclo de manutenção é iniciado, garantindo a preservação constante das áreas.
“A Prefeitura de Rio Branco mantém equipes atuando na limpeza dos parques, garantindo espaços adequados para a população”, frisou o coordenador Clebson de Deus Bonfim. (Foto: Ana Melo/Secom)
Além das equipes responsáveis pelos quatro parques, outras duas frentes de trabalho atuam no Parque do Tucumã e no Parque da Maternidade, ampliando o alcance das ações de cuidado urbano na capital acreana.
O coordenador da Secretaria Municipal de Cuidados com a Cidade, Clebson de Deus Bonfim, destacou a importância do trabalho. “A Prefeitura de Rio Branco não mede esforços para deixar os parques limpos, porque é aqui que a população caminha, e isso traz saúde para todos. O prefeito sempre zela pelos parques. Além desses, há mais duas equipes atuando no Tucumã e no Parque da Maternidade. É um trabalho contínuo. Quando termina, começa novamente”, frisou.
Para acompanhar os trabalhos de conclusão do elevado Mamedio Bittar, localizado na Estrada Dias Martins, o prefeito de Rio Branco, Tião Bocalom, realizou, na manhã desta quinta-feira (19), uma visita técnica ao local. A agenda contou com a presença do vice-prefeito Alysson Bestene, de secretários municipais e do presidente da Câmara Municipal, Joabe Lira. A obra encontra-se na fase final de acabamento e integra o conjunto de investimentos da gestão municipal voltados à melhoria da mobilidade urbana da capital.
Com 278 metros de extensão, 8 metros de largura e 5,5 metros de altura em seu ponto mais elevado, o elevado se consolida como um dos maiores investimentos em infraestrutura viária de Rio Branco. Além de garantir mais fluidez ao tráfego na região, o equipamento também se destaca pelo projeto arquitetônico moderno, com potencial para se tornar um dos novos cartões-postais da cidade.
“Mesmo diante dos desafios, a obra avança e a previsão é entregar o elevado no dia 20 de março. A estrutura marca uma nova fase da mobilidade urbana e vai beneficiar diretamente a população.” (Foto: Marcos Araújo/Secom)
Durante a vistoria, o prefeito destacou os desafios enfrentados ao longo da execução, como o atraso na entrega de materiais e o período de chuvas intensas, mas reafirmou o compromisso da gestão com a conclusão da obra dentro do cronograma previsto.
“Mesmo com as dificuldades, a obra está avançando, e nossa expectativa é entregar esse elevado no dia 20 de março. É uma estrutura que marca uma nova fase para a mobilidade urbana de Rio Branco e que vai beneficiar diretamente a população”, afirmou o prefeito.
A Prefeitura de Rio Branco tem intensificado os investimentos em infraestrutura viária, com foco na melhoria da acessibilidade, na segurança de condutores e pedestres e no fortalecimento estrutural da capital, garantindo vias mais modernas, bem iluminadas e planejadas para acompanhar o crescimento urbano.
Para o vice-prefeito, Alysson Bestene, o elevado da AABB é uma obra estratégica para o desenvolvimento da cidade, por atender o Distrito Industrial e o eixo administrativo que reúne a Cidade da Justiça, a Câmara Municipal e a Assembleia Legislativa. (Foto: Marcos Araújo/Secom)
Para o vice-prefeito, Alysson Bestene o elevado, também conhecido como elevado da AABB, é uma obra estratégica para o desenvolvimento da cidade, especialmente por atender à região do Distrito Industrial e ao eixo administrativo que concentra a Cidade da Justiça, a Câmara Municipal e a Assembleia Legislativa.
“Estamos falando de uma intervenção que vai proporcionar mais fluidez ao trânsito em uma área de grande fluxo de veículos. Essa obra representa planejamento e visão de futuro para o crescimento ordenado de Rio Branco”, ressaltou Alysson Bestene.
Elevado se consolida como um dos maiores investimentos em infraestrutura viária de Rio Branco. (Foto: Marcos Araújo/Secom) (Foto: Marcos Araújo/Secom)
Com a parte estrutural concluída e o sistema de iluminação pública já implantado, as equipes concentram os trabalhos nos retoques finais de pintura e na construção dos espelhos d’água, que integrarão o projeto paisagístico do local.
O secretário municipal de Cuidados com a Cidade, Tony Roque, destacou que a pasta atuou diretamente na implantação da iluminação e na organização do entorno do elevado, garantindo mais segurança e valorização urbana para a região.
“Já concluímos o planejamento da instalação dos postes no viaduto e na Avenida Ceará, do Lago do Amor até a Defla. No elevado, serão cerca de 50 postes com tecnologia moderna, reforçando a segurança e o aspecto de capital”, explicou o secretário municipal de Cuidados com a Cidade, Tony Roque. (Foto: Secom)
“Já concluímos o planejamento da instalação dos postes tanto no viaduto quanto no trecho da Avenida Ceará, do Lago do Amor até a Defla. Somente no elevado serão cerca de 50 postes com tecnologia moderna, o que contribui para uma cidade mais segura e com aspecto de capital”, afirmou o secretário.
A obra do elevado Mamedio Bittar representa um avanço significativo para a mobilidade urbana, fortalecendo o acesso ao Distrito Industrial, melhorando o fluxo viário e contribuindo para o desenvolvimento econômico e social de Rio Branco.
As vendas do comércio varejista no Acre encerraram 2025 com alta de 2,5%, segundo dados da Pesquisa Mensal do Comércio (PMC), divulgada na última sexta-feira, 13, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Vendas do comércio varejista no Acre encerraram 2025 com alta de 2,5%, segundo dados da Pesquisa Mensal do Comércio (PMC). Foto: internet
No varejo ampliado, que inclui, além do comércio varejista, os segmentos de veículos, motos, partes e peças, material de construção e o atacado especializado em produtos alimentícios, bebidas e fumo, o volume de vendas registrou crescimento de 2,1% no acumulado do ano.
Ao analisar o desempenho, o governador Gladson Camelí destaca que o crescimento é fruto direto da cooperação entre o poder público e o setor produtivo. Para o gestor, a parceria tem sido fundamental para fortalecer a economia local, gerar empregos e ampliar oportunidades.
Volume de vendas do comércio superou a média nacional. Foto: IBGE
“Esse resultado mostra que, quando governo e iniciativa privada caminham juntos, quem ganha é a população. Trabalhamos para criar condições favoráveis, destravar investimentos e apoiar quem empreende. O comércio respondeu com confiança, e os números refletem isso”, afirma.
Segundo o governo, a expectativa é de que 2026 mantenha o ritmo positivo, impulsionado por políticas de incentivo, melhoria do ambiente de negócios e investimentos em infraestrutura que favorecem a circulação de mercadorias e o fortalecimento do mercado interno.
Você precisa fazer login para comentar.