Acre
Reposição de prejuízos da Eletroacre deve reduzir conta de luz, defende Jorge Viana
Medida Provisória aprovada no Senado vai repor mais de R$ 17 milhões anuais de prejuízos da distribuidora, desafio agora é fiscalizar
O senador Jorge Viana destacou da tribuna do Senado, nesta quarta-feira (01), a aprovação do Projeto de Lei 11/2016, oriundo da Medida Provisória (MP) 706/2015, que vai beneficiar as principais empresas geradoras de energia elétrica da região norte e pode representar uma redução no custo da conta de luz dos consumidores desses estados, incluindo o Acre.
Atualmente, regiões isoladas do país, como as da Amazônia, dependem da geração de energia por termoelétricas, com custo maior que as hidrelétricas. Por causa disso, as empresas geradoras dessas localidades acumulavam prejuízos e repassavam o custo adicional aos seus consumidores. Com a nova medida, a Eletroacre terá um reembolso de pelo menos R$ 17 milhões anuais referentes a essa compensação.
A medida beneficia pelo menos 6 milhões de brasileiros que vivem no Acre, Roraima, Amazonas, Amapá e Rondônia. De acordo com Jorge Viana, o desafio agora será garantir que essa reposição seja transferida também para a conta final do consumidor, através de redução na tarifa.
“Havia uma distorção no sistema elétrico brasileiro para a região norte. As companhias de distribuição estavam acumulando prejuízos e o pior: estavam cobrando esse prejuízo do contribuinte, com um custo ainda mais alto nas contas de luz. Com a medida provisória que aprovamos no Senado a Eletroacre vai ter essa situação resolvida. O desafio agora é cobrar para que essa redução se reflita na conta de luz dos consumidores”, declarou o parlamentar que conclamou deputados estaduais acreanos para ajudar nessa mobilização.
Para Jorge Viana, os moradores da Amazônia, região que tem um dos maiores potenciais de geração de energia elétrica do país, não podem assumir os prejuízos dessa conta de luz. “Eu estou nessa luta em defesa do consumidor e de serviços de qualidade para a população do Acre porque acho que nós não podemos ser coniventes com injustiças”.
Comentários
Acre
Defesa Civil interdita rua Marechal Rondon após erosão provocada pela cheia do Rio Acre em Brasileia
Na noite desta quinta-feira, 15, a Defesa Civil Municipal e a Prefeitura de Brasiléia emitiram um comunicado conjunto e realizam a interdição da rua Marechal Rondon, antiga Rua da Goiaba, após serem identificados sinais avançados de erosão no local.
De acordo com a Defesa Civil, o desbarrancamento foi causado pela força da água do rio, que permanece acima da cota de alerta.
No início da noite, o nível do Rio Acre em Brasileia estabilizou em 10,07 metros, ultrapassando a cota de alerta, que é de 9,80 metros, e se aproximando da cota de transbordamento.
O prefeito de Brasileia, Carlinhos do Pelado, e o coordenador da Defesa Civil Municipal, major Sandro, estiveram pessoalmente no local para acompanhar a situação e definir as medidas emergenciais.
Segundo o prefeito, a interdição foi necessária para garantir a segurança da população. “Estamos aqui na rua Marechal Rondon, e presenciamos mais cedo que, devido à enchente do Rio Acre, o solo está desbarrancando. Diante desse cenário, tomamos a decisão de interditar o trecho para evitar riscos maiores”, afirmou.
O gestor municipal reforçou o pedido para que motoristas evitem utilizar a via, que é uma das principais rotas de acesso à ponte e a rotatória. “Desde já agradecemos à população de Brasileia que utiliza essa via. Sabemos que é um caminho mais prático para chegar à ponte e acessar a rotatória mas pedimos que evitem o uso, pois pode causar um acidente, um transtorno e até algo fatal”, alertou o prefeito.
O coordenador da Defesa Civil Municipal, major Emerson Sandro, destacou que a interdição faz parte de um conjunto de medidas preventivas e que a prefeitura já iniciou ações paliativas no local. “Neste momento, a Defesa Civil está fazendo os devidos paliativos, com sinalização e interdição da avenida, para que a prefeitura possa executar os reparos necessários com segurança”, explicou ele.
A Prefeitura de Brasileia e a Defesa Civil seguem monitorando o nível do Rio Acre de forma contínua e informam que novas medidas poderão ser adotadas caso o volume de água volte a subir. A orientação é para que a população acompanhe os comunicados oficiais e evite áreas de risco durante o período de cheia.
d653c080-6864-4813-b5ff-adcd5767cf19
Comentários
Acre
Empresário acreano morre ao salvar filhas de afogamento em praia de Fortaleza
Empresário acreano e ex-coordenador da AMAC conseguiu resgatar as crianças, mas foi arrastado pela correnteza e não resistiu
O empresário e ex-coordenador da Associação dos Municípios do Acre (AMAC), Marcio Neri, morreu nesta quinta-feira (15) após entrar no mar para salvar as duas filhas que estavam sendo arrastadas por uma forte correnteza em uma praia de Fortaleza, no Ceará.
De acordo com informações apuradas, Neri conseguiu, com grande esforço, levar as crianças em segurança até a areia. No entanto, exausto após o resgate, acabou sendo puxado novamente pelas ondas e desapareceu diante da família.
O Corpo de Bombeiros foi acionado imediatamente e iniciou as buscas. O corpo do empresário foi localizado já sem sinais vitais. Socorristas ainda tentaram reanimá-lo por vários minutos com manobras de ressuscitação cardiopulmonar, mas não houve sucesso. A morte foi constatada ainda no local, em meio à comoção de banhistas e familiares.
Natural do Acre, Marcio Neri era uma figura conhecida no estado, especialmente por sua atuação na AMAC, onde exerceu por anos a função de coordenador, participando da articulação de políticas públicas voltadas ao fortalecimento dos municípios acreanos.










Você precisa fazer login para comentar.