Conecte-se conosco

Acre

“Renúncia de Bento XVI supreendeu a todos”, diz bispo do Acre em nota

Publicado

em

Bento XVI entrará para a história como o “Papa do amor” e o “Papa do Deus Pequeno”, que fez do Reino de Deus e da Igreja a razão de sua vida e de seu ministério.

Da redação, com Contilnet

Renúncia do papa Bento XVI surpreendeu o mundo durante o período de carnaval

Renúncia do papa Bento XVI surpreendeu o mundo durante o período de carnaval

O bispo da Diócese de Rio Branco, Dom Joaquín Pertíñez divulgou nota agora  há pouco sobre a renúncia do papa Bento XVI e revelou a perplexidade dos católicos acreanos diante do anúncio da autoridade religiosa. Segundo ele, a notícia foi recebida com tristeza ao mesmo tempo em que tornou admirável o desapego de Bento XVI ao poder deste mundo.

LEIA A NOTA NA ÍNTEGRA:

A todos os fiéis.

Rio Branco, 11 de fevereiro de 2013

A Diocese de Rio Branco recebeu com surpresa o anúncio feito pelo Santo Padre Bento XVI de sua renúncia à Sé de Pedro, no dia em que celebrávamos a memória de Nossa Senhora de Lourdes.

Ainda cheios de tristeza e consternados por essa notícia, totalmente inesperada para nós, ao mesmo tempo valorizamos sua integridade e coerência, nas razões apresentadas no seu comunicado, sinal de sua humildade e grandeza de alma.

Suas palavras nos deixam admirados pela sua liberdade: “Depois de ter examinado repetidamente a minha consciência diante de Deus, cheguei à certeza de que as minhas forças, devido à idade avançada, já não são idôneas para exercer adequadamente o ministério petrino. Estou bem consciente de que este ministério, pela sua essência espiritual, deve ser cumprido não só com as obras e com as palavras, mas também e igualmente sofrendo e rezando”.

Quando os reis e poderosos deste mundo procuram manter-se no poder, por todos os meios possíveis, o Vigário de Cristo nos fala em latim, para anunciar sua renúncia à Cátedra de Pedro.

No mundo em que vivemos não deixam de causar assombro essas simples e poucas palavras, pela sua novidade e forma de fazê-lo, pois parece um ato que não pertence mais ao nosso mundo. Lendo essas letras, vem à minha memória a passagem do Evangelho de Marcos 8,36: “Que aproveita ao homem ganhar o mundo inteiro e arruinar a sua vida?”.

Bento XVI entrará para a história como o “Papa do amor” e o “Papa do Deus Pequeno”, que fez do Reino de Deus e da Igreja a razão de sua vida e de seu ministério.

Ele traduziu toda sua capacidade intelectual numa linguagem compreensível para todos. Suas encíclicas, homilias, catequeses e livros demonstram seu interesse por explicar a fé, de modo que possa ser vivida de forma íntegra, fazendo ver que a fé não é só sentimento, mas sobretudo, conhecimento de Deus.

É hora de agradecer a Bento XVI o trabalho que realizou nestes anos, através do seu ministério petrino, e de reconhecer a coragem que demonstrou ao apresentar sua renúncia pelo bem da Igreja.

Como filhos da Igreja, acolhamos suas razões e rezemos por ele, unidos em comunhão fraterna.

E continuemos confiantes na assistência do Espírito Santo, neste momento singular da vida da Igreja de Cristo.

Unidos na oração

Dom Joaquín Pertíñez

Bispo de Rio Branco

Comentários

Continue lendo
Publicidade

Acre

Em Sena Madureira, ribeirinha encontra motor preso a estacas após repiquete

Publicado

em

Moradora da zona ribeirinha do Rio Macauã, em Sena Madureira (AC), encontrou neste domingo (28) um motor que teria sido arrastado pela correnteza e acabou ficando apoiado sobre estacas cravadas no leito do rio. O achado chamou a atenção para os efeitos da elevação do nível das águas na região. Segundo o relato, o objeto […]

Fonte: Conteúdo republicado de AC24HORAS

Comentários

Continue lendo

Acre

Rio Acre ultrapassa 15 metros e mantém Rio Branco em estado de atenção máxima

Publicado

em

Nível do rio segue em elevação, famílias estão desabrigadas e chuvas de dezembro quase dobram média histórica

O nível do Rio Acre continua em elevação e atingiu 15,04 metros ao meio-dia deste domingo (28), conforme boletim divulgado pela Defesa Civil Municipal de Rio Branco. O volume já supera a cota de transbordo, fixada em 14 metros, e mantém a capital acreana em estado de atenção máxima.

De acordo com as medições oficiais, o rio marcava 14,86 metros às 5h21, subiu para 14,94 metros às 9h e alcançou 15,04 metros ao meio-dia, confirmando a tendência de alta ao longo do dia. Apesar da elevação, não houve registro de chuva nas últimas 24 horas em Rio Branco.

A cota de alerta do Rio Acre é de 13,50 metros e a de transbordo, 14 metros — ambas ultrapassadas desde o sábado (27).

Situação dos rios e afluentes
Além do Rio Acre em Rio Branco, outros municípios e afluentes também apresentam níveis elevados neste domingo (28). Na Aldeia dos Patos, o rio marca 3,27 metros, em elevação. Em Assis Brasil, o nível é de 4,50 metros, em declínio. Em Brasiléia, o rio registra 8,63 metros, com tendência de subida.

Em Xapuri, o Rio Córrego Dolores apresenta 9,48 metros, em estabilização, enquanto o Rio Xapuri atinge 10,67 metros, em elevação. Em Capixaba, o nível chegou a 10,26 metros, também em alta. No Espalha, o rio marca 10 metros, com tendência de subida. O Riozinho do Rola atingiu 14,36 metros e, em Porto Acre, o Rio Acre registra 9,99 metros, ambos em elevação.

Famílias desabrigadas
Em Rio Branco, até a manhã deste domingo (28), a Defesa Civil contabiliza 34 famílias desabrigadas, totalizando 115 pessoas acolhidas em abrigos municipais. Além disso, seis famílias indígenas, somando ao menos 47 pessoas, estão abrigadas na Escola Estadual Leôncio de Carvalho.

As equipes da Defesa Civil Municipal, em conjunto com outras secretarias e o Corpo de Bombeiros, seguem atuando no monitoramento das áreas de risco, na retirada preventiva de famílias e na oferta de acolhimento emergencial.

O volume de chuvas registrado em Rio Branco em dezembro é significativamente superior à média histórica. Até este domingo (28), o acumulado chegou a 483 milímetros, enquanto o esperado para o mês é de aproximadamente 265 milímetros — um volume 97% acima da média. Somente nos últimos quatro dias, foram registrados 246 milímetros de chuva, índice que, isoladamente, já supera a média prevista para todo o mês de dezembro.

Comentários

Continue lendo

Acre

Deputado se desloca de barco até casa da mãe no bairro Seis de Agosto

Publicado

em

O deputado estadual Whendy Lima publicou nas redes sociais, neste domingo, 28, um vídeo em que aparece se deslocando de barco até a casa da mãe, no bairro Seis de Agosto, em Rio Branco. Na publicação, o parlamentar relata que a situação faz parte de uma realidade enfrentada há anos por moradores da região durante […]

Fonte: Conteúdo republicado de AC24HORAS

Comentários

Continue lendo