fbpx
Conecte-se conosco

Acre

Relatório internacional alerta: região MAP (Acre, Madre de Dios e Pando) aqueceu 1,8°C em 34 anos com graves impactos climáticos

Publicado

em

Estudo trinacional revela seca extrema no Acre, poluição do ar 7 vezes acima do seguro e previsão de crises ainda piores; desmatamento e emissões são apontados como causas principais

Rio Acre em Assis Brasil está praticamente seco. Foto: Arquivo/Defesa Civil de Assis Brasil

Um alerta divulgado por especialistas do Peru, Brasil e Bolívia chama a atenção para os efeitos das mudanças climáticas na região MAP, composta por Madre de Dios (Peru), Acre (Brasil) e Pando (Bolívia). O documento destaca o aumento de 1,8 °C na temperatura média anual da região nos últimos 34 anos e os impactos associados, como prolongamento da seca, aumento de queimadas e risco para a saúde da população.

Segundo o levantamento, entre outubro de 2024 e março de 2025, o estado do Acre foi um dos mais afetados pela seca na Amazônia, com vários municípios enfrentando entre três e quatro meses de seca severa, extrema ou excepcional. Em março de 2025, todos os municípios acreanos estavam sob condição de seca fraca, segundo o Índice Integrado de Secas (IIS) do Cemaden.

O relatório também aponta que a média de partículas finas (PM2.5) no ar, registradas em cidades da região MAP durante setembro de 2024, ultrapassou os 100 µg/m³. O valor é muito superior ao limite diário recomendado pela Organização Mundial da Saúde (15 µg/m³). A exposição prolongada a esse tipo de poluição pode reduzir a expectativa de vida da população local.

Entre as causas apontadas para o agravamento do clima estão o desmatamento, a emissão de gases de efeito estufa e as mudanças nos padrões de chuva. Além disso, o relatório prevê que os próximos anos poderão registrar secas ainda mais severas se não forem adotadas medidas eficazes de mitigação.

O estudo documenta:

• Aquecimento acelerado: +1,8°C na temperatura média desde 1990
• Seca histórica: Acre teve municípios com até 4 meses de seca extrema em 2024/2025
• Ar tóxico: Partículas finas (PM2.5) atingiram 100 µg/m³ – 7 vezes acima do limite da OMS

Situação no Acre (dados de março/2025):

Todos os 22 municípios em seca (mesmo que “fraca”)
Período crítico entre outubro/2024 e março/2025
Previsão de secas mais intensas nos próximos anos

Riscos à população:
  • Redução da expectativa de vida pela poluição

  • Aumento de doenças respiratórias e cardiovasculares

  • Escassez hídrica e perdas agrícolas

“Estamos vendo a crise climática se materializar na Amazônia. O Acre foi um dos epicentros desse desequilíbrio em 2024”, alerta o pesquisador brasileiro envolvido no estudo.

Causas e soluções:

O documento aponta como principais responsáveis:

  • Desmatamento acelerado
  • Emissões de gases do efeito estufa
  • Mudanças nos ciclos de chuva

E recomenda ações urgentes de:

Controle do desmatamento
Políticas de adaptação climática
Sistemas de alerta precoces

O documento destaca a importância estratégica de áreas protegidas e terras indígenas da fronteira, como o Parque Nacional Alto Purus (Peru), a Reserva Extrativista Alto Juruá e a Reserva Chico Mendes (Acre), além da Reserva Manuripi (Pando). Essas áreas desempenham papel fundamental na regulação hídrica e na conservação dos ecossistemas.

Como medidas urgentes, os pesquisadores recomendam a atualização de planos de contingência, investimentos em educação climática, fortalecimento de redes de monitoramento ambiental e políticas integradas entre os países da região. O alerta foi assinado por representantes de universidades, centros de pesquisa, órgãos ambientais e organizações civis dos três países.

Com projeções de agravamento nas próximas décadas, o relatório serve como alerta para governos e população sobre os limites da resistência da floresta – e das comunidades que dependem dela.

Comentários

Continue lendo

Acre

Epitaciolândia sedia Campeonato Estadual de Vôlei – Fase Regional do Alto Acre

Publicado

em

A Prefeitura de Epitaciolândia, por meio da Secretaria Municipal de Esporte, realizou nos dias 11e 12/07, a fase regional do Campeonato Estadual de Voleibol do Alto Acre. Os jogos aconteceram no Ginásio Poliesportivo Wilson Pinheiro, reunindo equipes masculinas e femininas em partidas acirradas e de alto nível técnico.Equipes participantes:

Masculino:

•⁠ ⁠Epitaciolândia
•⁠ ⁠Brasileia
•⁠ ⁠Xapuri
•⁠ ⁠AVQ (Senador Guiomard)
•⁠ ⁠Acrelândia
Feminino:
•⁠ ⁠Epitaciolândia
•⁠ ⁠Brasileia
•⁠ ⁠AVQ (Senador Guiomard)

Destaques da Competição

No masculino, a equipe de Epitaciolândia foi a grande campeã invicta, vencendo todos os seus jogos em disputas equilibradas e emocionantes, garantindo o título regional e a vaga para a fase final do Estadual. Além da equipe da casa, o time AVQ de Senador Guiomard também se classificou para a próxima fase.

Pelo feminino, as equipes de Epitaciolândia e AVQ avançaram para a final estadual, após conquistarem as melhores campanhas na etapa regional.

O evento movimentou a comunidade esportiva e atraiu torcedores ao ginásio, fortalecendo o incentivo ao esporte e a integração entre os municípios da regional do Alto Acre.

A próxima fase do Campeonato Estadual de Vôlei Vale do Acre promete ainda mais emoção e grandes partidas.

Comentários

Continue lendo

Acre

Prefeitura de Epitaciolândia leva atendimento médico e social a moradores do Ramal Piçarreira

Publicado

em

113ª edição do Programa Saúde na Comunidade ofereceu consultas, medicamentos e serviços odontológicos gratuitos neste sábado (12)

A ação contou com vários atendimentos médicos, odontológicos, dispensação de medicamentos e serviços sociais. Foto: cedida 

A Prefeitura de Epitaciolândia, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realizou neste sábado (12) a 113ª edição do Programa Saúde na Comunidade. A ação foi realizada na Igreja Assembleia de Deus Celebração Familiar, no Ramal Piçarreira, e ofereceu diversos serviços gratuitos à população.

Serviços oferecidos
  • Atendimentos médicos

  • Consultas odontológicas

  • Dispensação de medicamentos

  • Acompanhamento social

A iniciativa reforça o compromisso da gestão do prefeito Sérgio Lopes em levar saúde pública de qualidade e promover cidadania aos moradores das áreas mais afastadas do município.

Próximas edições

O Programa Saúde na Comunidade é realizado periodicamente em diferentes localidades do município, garantindo acesso a serviços básicos de saúde para quem mais precisa.

“Nosso objetivo é cuidar das pessoas e facilitar o acesso à saúde, principalmente nas comunidades mais distantes”, destacou o Secretario de Saúde Sérgio Mesquita de Castro.

A ação reafirma o compromisso da gestão do Prefeito Sérgio Lopes com a cidadania e saúde da população. Fotos: cedida 

Comentários

Continue lendo

Acre

Sebrae/AC promove 1º Encontro Empresarial do MOVE+ Vendas 2025 para impulsionar negócios na fronteira

Publicado

em

Evento gratuito em Brasiléia e Epitaciolândia reunirá micro e pequenas empresas em rodadas de negócios e networking no próximo dia 15 de julho

O evento é uma etapa estratégica do programa e tem como principal objetivo promover aproximações comerciais, networking e fortalecimento de parcerias. Foto: captada 

Empresários e empreendedores de Brasiléia, Epitaciolândia e região terão a oportunidade de ampliar redes de contato e fechar novos negócios no 1º Encontro Empresarial do Programa MOVE+ Vendas 2025, promovido pelo Sebrae/AC. O evento será realizado na próxima terça-feira (15 de julho), com expectativa de atrair um grande público de compradores e parceiros estratégicos.

Programa gratuito para alavancar vendas

O MOVE+ Vendas é uma iniciativa sem custos que capacita micro e pequenas empresas para melhorar performance comercial e conectar-se a novos mercados. Por meio de treinamentos práticos e mentorias, os participantes recebem orientação de Agentes de Mercado do Sebrae em estratégias de vendas, comunicação e negociação.

Escritório do SEBRAE em Brasileia – localizado na Av. Rui Lina / Bairro: Raimundo Chaar 

O que esperar do evento?
  • Rodadas de apresentação das empresas participantes

  • Espaço de networking para gerar parcerias

  • Distribuição de portfólios com catálogos de produtos e serviços

  • Oportunidades comerciais com compradores locais e regionais

A participação é aberta a todos os empresários, independentemente do segmento. Interessados podem comparecer no dia do evento ou obter mais informações junto ao Sebrae/AC.

Briefing do Programa Move Mais Vendas e Encontro Empresarial:

Data do Evento: 15 de julho (terça-feira)
Horário: 14h30 às 18h
Local: Escritório do SEBRAE em Brasileia

Sobre o Programa:

O Move Mais Vendas é uma iniciativa do SEBRAE voltada ao fortalecimento comercial de micro e pequenas empresas. O programa oferece apoio estratégico com foco em marketing, vendas e desenvolvimento de mercado.

Desde março, 10 empresas da regional do Alto Acre estão sendo acompanhadas pelo SEBRAE, com as atividades conduzidas pela consultora Glenda Abreu.

Sobre o Encontro Empresarial:

O evento do dia 15 de julho ( terça-feira) é uma etapa estratégica do programa e tem como principal objetivo promover aproximações comerciais, networking e fortalecimento de parcerias.
As empresas participantes apresentarão condições comerciais específicas e diferenciadas, voltadas ao perfil do público presente, com foco em potenciais compradores e parceiros.

Abrangência:

Além de Brasileia, o Encontro Empresarial também será realizado em outras regiões do estado, como Rio Branco (Baixo Acre) e na Regional do Juruá, fortalecendo o empreendedorismo e os negócios em todo o Acre.

Por que esse evento é importante?
  • Fortalecimento da economia local na região de fronteira

  • Integração entre empresas de diferentes setores

  • Capacitação gratuita para aumentar competitividade

Convite

Se você é empresário ou empreendedora de Brasiléia, Epitaciolândia e região, participe! Venha conhecer outras empresas, trocar experiências e impulsionar seus negócios com novas parcerias comerciais.

Veja vídeo:

Comentários

Continue lendo