Acre
Rede municipal de Epitaciolândia terá grandes investimentos na educação
O prefeito André Hassem realizou na manhã de quarta – feira visita nas escolas urbanas do município, pois o ano de 2014, segundo ele, será o ano da educação. Quando faz essa afirmação o prefeito André chama a atenção para grandes investimentos que realizará, ainda o início deste ano na rede municipal de Educação, pois não é mais possível admitir o descaso e abandono que acompanham as escolas e a educação do município, situação que vem se arrastando há muito tempo.
A proposta de André Hassem é demolir a escola João Pedro da Silva para a construção de uma escola dentro dos padrões exigidos, reforma com ampliação de três salas de aula na escola José Hassem Hall Filho, creche Maria da Conceição Oliveira e escola presidente Castelo Branco no Km 20, além de paliativo nas demais escolas do município.
Fizeram parte da comitiva de vistoria e avaliação das escolas a Secretária de Educação Eunice Maia Gondim e equipe, secretário de Planejamento Francisco Sales Carvalho Lima, Engenheiro Tadeu Ferreira Castelo, vereadores Gilcinho e Rubens.
O prefeito enfatizou que realizou investimento alto na saúde no ano de 2013, e esse ano observou que na educação a procura tem sido maior que a oferta, dessa forma pretende entregar cinco pavilhões no modelo padrão pelo MEC até abril deste ano.
Através do PAR – Governo Federal o município já tem cadastrado uma escola no valor de 1.800.000,00 ( um milhão e oitocentos mil) juntamente com uma creche aguardando definição do Governo Federal, contudo irá iniciar a reforma das escolas com recursos próprios embora preocupado vista que trabalhará apenas com 3%, medida que foi aprovada pela maioria dos vereadores.
Apesar das dificuldades enfrentadas, o prefeito avalia que fecharam o ano de 2013 com um índice de aprendizagem de 95%, dessa forma agradeceu o emprenho dos gestores e professores que foram os principais responsáveis pela conquista. Pretende, no entanto, discutir melhorias junto à categoria, pois quando há investimentos e melhorias os servidores ficam motivados, os alunos melhor atendidos e os pais felizes, “infelizmente na educação ao longo desses anos só faziam reformas de madeira e não podemos permitir que isso continue acontecendo, temos que demolir e construir em alvenaria, então em 2014 grandes investimentos ocorrerão na educação da rede municipal de Epitaciolândia para alavancarmos de vez os índices da educação no município” concluiu o prefeito André Hassem.
Comentários
Acre
PGE publica diretrizes para concessão de auxílio financeiro a procuradores e servidores

Foto: Procuradoria-Geral do Estado do Acre
A Procuradoria-Geral do Estado do Acre (PGE) publicou, nesta sexta-feira, 5, duas portarias que estabelecem as diretrizes para concessão de bolsas de auxílio financeiro e ressarcimento destinados à participação de procuradores e servidores em eventos de capacitação no exercício de 2026. As medidas constam nas portarias PGE nº 816/2025 e PGE nº 817/2025, ambas assinadas pela procuradora-geral do Estado, Janete Melo d’Albuquerque Lima de Melo.
Bolsa para Procuradores – Portaria PGE nº 816/2025
A Portaria nº 816 estabelece o valor máximo do auxílio financeiro para participação dos procuradores no 52º Congresso Nacional dos Procuradores dos Estados e do Distrito Federal, que será realizado de 9 a 12 de novembro de 2026, em Curitiba (PR), promovido pela ANAPE. O valor fixado é de R$ 10 mil, destinado a custear inscrição, transporte, hospedagem e alimentação, conforme prevê a Resolução PRES/CPGE nº 10/2010.
Segundo o documento, todos os procedimentos referentes à seleção e concessão do auxílio serão regulamentados pelo Centro de Estudos Jurídicos da PGE, seguindo os critérios previstos na normativa interna da instituição. O pagamento será feito pelo Fundo Orçamentário Especial da Procuradoria, conforme legislação vigente.
Bolsa para Servidores – Portaria PGE nº 817/2025
A Portaria nº 817 define as regras para concessão de auxílio financeiro voltado aos servidores do quadro de apoio da PGE que participarem de cursos, seminários e eventos de qualificação profissional ao longo de 2026. O valor máximo para essas bolsas será de R$ 2.500 por servidor, cobrindo inscrição, deslocamento, hospedagem e alimentação.
A concessão obedecerá critérios de proporcionalidade conforme o número de servidores em cada órgão interno:
órgãos com até 5 servidores: 1 bolsa disponível;
órgãos com 6 a 10 servidores: 2 bolsas;
órgãos com mais de 10 servidores: 3 bolsas.
Os eventos deverão ter relação direta com as atribuições exercidas pelos servidores em suas unidades de lotação. A seleção será preferencialmente feita por edital, considerando a disponibilidade financeira do Fundo Orçamentário Especial e o número de interessados.
Planejamento e transparência
As duas portarias se baseiam no Programa Anual de Capacitação 2026 da PGE, já aprovado e previsto no Plano Plurianual 2024–2027, além da proposta orçamentária do Estado para o próximo ano. Os documentos destacam ainda a política de valorização profissional e a necessidade de promover gestão por competências e capacitação contínua.

Comentários
Acre
Acre tem sexta-feira de tempo instável e risco de chuvas fortes em todas as regiões do estado
Previsão indica clima abafado, alta umidade e precipitações pontuais, algumas intensas, de leste a oeste do Acre; temperaturas variam entre 22°C e 32°C.

Foto: Sérgio Vale





Você precisa fazer login para comentar.