Acre
Rede municipal de Epitaciolândia terá grandes investimentos na educação
O prefeito André Hassem realizou na nesta semana, visita nas escolas urbanas do município, pois o ano de 2014, segundo ele, será o ano da educação. Quando faz essa afirmação o prefeito André chama a atenção para grandes investimentos que realizará, ainda o início deste ano na rede municipal de Educação, pois não é mais possível admitir o descaso e abandono que acompanham as escolas e a educação do município, situação que vem se arrastando há muito tempo.
A proposta de André Hassem é demolir a escola João Pedro da Silva para a construção de uma escola dentro dos padrões exigidos, reforma com ampliação de três salas de aula na escola José Hassem Hall Filho, creche Maria da Conceição Oliveira e escola presidente Castelo Branco no Km 20, além de paliativo nas demais escolas do município.
Fizeram parte da comitiva de vistoria e avaliação das escolas a Secretária de Educação Eunice Maia Gondim e equipe, secretário de Planejamento Francisco Sales Carvalho Lima, Engenheiro Tadeu Ferreira Castelo, vereadores Gilcinho e Rubens.
O prefeito enfatizou que realizou investimento alto na saúde no ano de 2013, e esse ano observou que na educação a procura tem sido maior que a oferta, dessa forma pretende entregar cinco pavilhões no modelo padrão pelo MEC até abril deste ano.
Através do PAR – Governo Federal o município já tem cadastrado uma escola no valor de 1.800.000,00 ( um milhão e oitocentos mil) juntamente com uma creche aguardando definição do Governo Federal, contudo irá iniciar a reforma das escolas com recursos próprios embora preocupado vista que trabalhará apenas com 3%, medida que foi aprovada pela maioria dos vereadores.
Apesar das dificuldades enfrentadas, o prefeito avalia que fecharam o ano de 2013 com um índice de aprendizagem de 95%, dessa forma agradeceu o emprenho dos gestores e professores que foram os principais responsáveis pela conquista. Pretende, no entanto, discutir melhorias junto à categoria, pois quando há investimentos e melhorias os servidores ficam motivados, os alunos melhor atendidos e os pais felizes, “infelizmente na educação ao longo desses anos só faziam reformas de madeira e não podemos permitir que isso continue acontecendo, temos que demolir e construir em alvenaria, então em 2014 grandes investimentos ocorrerão na educação da rede municipal de Epitaciolândia para alavancarmos de vez os índices da educação no município” concluiu o prefeito André Hassem.
Comentários
Acre
TCE-AC cita ex-prefeito de Senador Guiomard em Tomada de Contas Especial
Processo apura possível dano ao erário, despesas sem licitação e aplicação de recursos da educação
O Tribunal de Contas do Estado do Acre (TCE-AC) publicou no Diário Eletrônico de Contas da última semana a citação referente ao Processo nº 148.168-TCE/AC, que trata de uma Tomada de Contas Especial envolvendo a Prefeitura de Senador Guiomard. A medida foi adotada em cumprimento ao item 2 do Acórdão nº 13.476/2022.
O procedimento tem como objetivo apurar e quantificar eventual dano ao erário, além de individualizar responsabilidades relacionadas à não contabilização do valor integral das obrigações patronais devidas em determinado exercício financeiro, bem como à realização de despesas sem prévia licitação.
A Tomada de Contas também busca verificar o cumprimento dos limites constitucionais e legais de aplicação de recursos na educação, especialmente o percentual mínimo de 60% dos recursos do Fundeb destinados à remuneração dos profissionais do magistério e de 25% aplicados na manutenção e desenvolvimento do ensino. As exigências estão previstas no artigo 60, inciso XII, do Ato das Disposições Constitucionais Transitórias (ADCT), no artigo 22 da Lei nº 11.494/2007 e no artigo 212 da Constituição Federal.
O responsável apontado no processo é o ex-prefeito André Luiz Tavares da Cruz Maia, conhecido como André Maia. A relatoria do caso está sob responsabilidade do conselheiro José Ribamar Trindade de Oliveira.
Por determinação do relator, foi expedida citação para que o ex-gestor apresente defesa, documentos e/ou esclarecimentos no prazo de 15 dias úteis, contados a partir da ciência, sobre as irregularidades e ressalvas apontadas no Relatório Preliminar de Análise Técnica, que consta às fls. 214 a 264 dos autos.
O TCE-AC informou que o relatório técnico está disponível para consulta no Portal do Gestor, por meio do endereço eletrônico do Tribunal, mediante acesso com usuário e senha, assim como no Sistema de Processo Eletrônico da Corte de Contas. O órgão alerta que a não apresentação de defesa no prazo estabelecido poderá resultar nos efeitos da revelia, conforme previsto no artigo 48, §3º, da Lei Complementar Estadual nº 38/1993.
Comentários
Acre
Rio Acre apresenta queda gradual em Rio Branco e mantém nível abaixo do transbordo
Boletim da Defesa Civil aponta vazante com medições de 13,74 metros ao meio-dia; cota de alerta permanece em 13,50 metros.

Foto: Whidy Melo/ac24horas
Comentários
Acre
Defesa Civil do Estado monitora rios e mantém ações preventivas

Conforme o boletim divulgado às 15h desta sexta-feira, 23, pela Agência Nacional de Águas (ANA) e pela Defesa Civil, a capital acreana segue em cota de transbordamento. Enquanto em Cruzeiro do Sul, o rio Juruá apresenta vazante, mas segue acima da cota de alerta.
Em Rio Branco, o rio Acre marcou 14,36 metros, mas segue com tendência de vazante, indicando redução gradual do nível. A atuação contínua do Estado, por meio da Defesa Civil, garante o monitoramento em tempo real, o apoio às defesas civis municipais e a pronta mobilização das equipes para atendimento às famílias em áreas de risco.
Em Cruzeiro do Sul, o Rio Juruá registrou 12,05 metros, permanecendo acima da cota de alerta e abaixo da cota de transbordamento, também em vazante.
Nos demais municípios monitorados, os rios permanecem abaixo das cotas de alerta, com predominância de vazante. Localidades como Assis Brasil, Brasileia, Epitaciolândia, Xapuri, Capixaba, Porto Acre, Sena Madureira, Manoel Urbano, Porto Walter, Tarauacá, Feijó e Plácido de Castro apresentam cenário hidrológico estável.
O Riozinho do Rola, importante afluente do Rio Acre, também segue abaixo da cota de alerta e em queda, contribuindo para a redução gradual do volume de água na principal bacia do estado.
A Defesa Civil segue fazendo o monitoramento dos rios em todo o estado, além do acompanhamento das previsões de chuvas. Segundo o coordenador da Defesa Cìvil, coronel Carlos Batista, o alerta seguirá pelos próximos meses, fevereiro e março, visto que são períodos chuvosos. “Todo sistema está sempre em alerta pra agir por meio das defesas civis municipais.”
O coordenador também alertou a população sobre os riscos que as enchentes trazem. “Nesses períodos de vazante sempre há problemas de movimentação de solo. Por isso, se a população identificar que está tendo alguma agitação nos seus quintais, que apresentou rachadura numa árvore, parede, porta ou janela, é importante entrar em contato imediato com a Defesa civil ou corpo de bombeiros”.
O coordenador ressaltou a importância de acionar os serviços competentes e afirmou o compromisso do governo do Estado com a população atingida. “É importante você entrar em contato imediato com o corpo de bombeiros pelo número 193, para que uma equipe especializada possa ir ao local para fazer a devida análise. O governo do Estado está sempre com o objetivo de preservar bens e vidas”, salientou.










Você precisa fazer login para comentar.